DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stumpf, João Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Arnold, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear Online
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3360
Resumo: O artigo busca desenvolver uma reflexão sobre os desafios que determinados aspectos presentes na sociedade contemporânea representam para a Espiritualidade da Libertação, na atualidade. A partir da constatação de que determinadas lógicas, estruturas e sistemas presentes na sociedade atual, existem para dar suporte e promover privilégios da classe dominante, em detrimento da negação de direitos básicos de outros grupos historicamente marginalizados, o texto se pergunta sobre os mecanismos desta dominação. Neste contexto, a cultura do consumo se destaca como um dos pilares para a manutenção de injustiças estruturais presentes no cenário contemporâneo. O texto explora elementos religiosos presentes nos mecanismos do sistema capitalista tardio e analisa sua relação com a cultura do consumo, chamando a atenção para a urgência de se experimentar uma espiritualidade cristã libertadora que faça oposição a “espiritualidade” promovida pela cultura do consumo. Elenca alguns dos muitos desafios que o contexto atual coloca para a Espiritualidade da Libertação, apontando para algumas possibilidades. Em meio à crise que perpassa o cenário contemporâneo, a Espiritualidade da Libertação representa não só uma crítica ao sistema, mas uma luz, uma proposta que parte das margens, dos grupos de pessoas excluídas e marginalizadas.   
id EST-4_1e7b549f7b1c32465ee46afdda00df88
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3360
network_acronym_str EST-4
network_name_str Tear Online
repository_id_str
spelling DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEATeologia PráticaSociedade Contemporânea; Sistema Capitalista; Cultura do consumo; Espiritualidade da LibertaçãoO artigo busca desenvolver uma reflexão sobre os desafios que determinados aspectos presentes na sociedade contemporânea representam para a Espiritualidade da Libertação, na atualidade. A partir da constatação de que determinadas lógicas, estruturas e sistemas presentes na sociedade atual, existem para dar suporte e promover privilégios da classe dominante, em detrimento da negação de direitos básicos de outros grupos historicamente marginalizados, o texto se pergunta sobre os mecanismos desta dominação. Neste contexto, a cultura do consumo se destaca como um dos pilares para a manutenção de injustiças estruturais presentes no cenário contemporâneo. O texto explora elementos religiosos presentes nos mecanismos do sistema capitalista tardio e analisa sua relação com a cultura do consumo, chamando a atenção para a urgência de se experimentar uma espiritualidade cristã libertadora que faça oposição a “espiritualidade” promovida pela cultura do consumo. Elenca alguns dos muitos desafios que o contexto atual coloca para a Espiritualidade da Libertação, apontando para algumas possibilidades. Em meio à crise que perpassa o cenário contemporâneo, a Espiritualidade da Libertação representa não só uma crítica ao sistema, mas uma luz, uma proposta que parte das margens, dos grupos de pessoas excluídas e marginalizadas.   TEAR ONLINEDen norske kirkeStumpf, João HenriqueArnold, Henrique2018-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3360TEAR ONLINE; v. 7, n. 1 (2018): DOSSIÊ: TEMAS DIVERSOS; 39-472238-8516reponame:Tear Onlineinstname:Escola Superior de Teologia (EST)instacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3360/3064Direitos autorais 2018 João Henrique Stumpf, Henrique Arnoldinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-27T18:28:55Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3360Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tearPRIhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/oai||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2238-85162238-8516opendoar:2018-08-27T18:28:55Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
spellingShingle DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Stumpf, João Henrique
Teologia Prática
Sociedade Contemporânea; Sistema Capitalista; Cultura do consumo; Espiritualidade da Libertação
title_short DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_full DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_fullStr DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
title_sort DESAFIOS PARA A ESPIRITUALIDADE DA LIBERTAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
author Stumpf, João Henrique
author_facet Stumpf, João Henrique
Arnold, Henrique
author_role author
author2 Arnold, Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Den norske kirke
dc.contributor.author.fl_str_mv Stumpf, João Henrique
Arnold, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Teologia Prática
Sociedade Contemporânea; Sistema Capitalista; Cultura do consumo; Espiritualidade da Libertação
topic Teologia Prática
Sociedade Contemporânea; Sistema Capitalista; Cultura do consumo; Espiritualidade da Libertação
description O artigo busca desenvolver uma reflexão sobre os desafios que determinados aspectos presentes na sociedade contemporânea representam para a Espiritualidade da Libertação, na atualidade. A partir da constatação de que determinadas lógicas, estruturas e sistemas presentes na sociedade atual, existem para dar suporte e promover privilégios da classe dominante, em detrimento da negação de direitos básicos de outros grupos historicamente marginalizados, o texto se pergunta sobre os mecanismos desta dominação. Neste contexto, a cultura do consumo se destaca como um dos pilares para a manutenção de injustiças estruturais presentes no cenário contemporâneo. O texto explora elementos religiosos presentes nos mecanismos do sistema capitalista tardio e analisa sua relação com a cultura do consumo, chamando a atenção para a urgência de se experimentar uma espiritualidade cristã libertadora que faça oposição a “espiritualidade” promovida pela cultura do consumo. Elenca alguns dos muitos desafios que o contexto atual coloca para a Espiritualidade da Libertação, apontando para algumas possibilidades. Em meio à crise que perpassa o cenário contemporâneo, a Espiritualidade da Libertação representa não só uma crítica ao sistema, mas uma luz, uma proposta que parte das margens, dos grupos de pessoas excluídas e marginalizadas.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3360
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/3360/3064
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 João Henrique Stumpf, Henrique Arnold
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 João Henrique Stumpf, Henrique Arnold
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
dc.source.none.fl_str_mv TEAR ONLINE; v. 7, n. 1 (2018): DOSSIÊ: TEMAS DIVERSOS; 39-47
2238-8516
reponame:Tear Online
instname:Escola Superior de Teologia (EST)
instacron:EST
instname_str Escola Superior de Teologia (EST)
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Tear Online
collection Tear Online
repository.name.fl_str_mv Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)
repository.mail.fl_str_mv ||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809207222318661632