A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Teixeira, Helio Aparecido
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear Online
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2627
Resumo: Introdução: O perdão, entendido desde a incondicionalidade kenótica, é o fundamento do acontecimento pascal. Entretanto, é comum a noção teológica do perdão encontrar resistências no quadro teórico de abordagem bíblico-teológica, perfilando, por vezes, situações condicionantes para a realização de sua efetividade epifenomênica. Assim, a presente comunicação busca apresentar como resultado provisório de pesquisa alguns vinculações entre o perdão e a risada desde uma abordagem teológica concernente ao rito litúrgico Risus Paschalis e o conceito Teoagapia. Objetivo: Compreender as significações da risada por uma ótica teológica da libertação e da antropofagia oswaldiana desde suas especificidades referentes à teoagapia, e colocadas em diálogo com o conceito litúrgico do Risus Pascalis. Métodos: Pesquisa histórico-sistemática, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva. Resultados: É partindo da constatação de que a risada está imersa em refrações simbólicas de reprodução que se poderá ver claramente tanto a concepção teológica quanto a recepção histórico-sociológica da crítica à teoagapia, o que permitirá a elaboração de um conceito hermenêutico apropriado. Conclusão: Na noção esquemática das orientações teóricas desenvolvidas na pesquisa sobre a risada, aqui construída teoricamente, e a conceituação hipotética, é que seu epifenômeno teológico e social mostra-se suficientemente dramático da atualidade que o cerca, isto é, a risada como um jeito hermenêutico de compulsar a noção teoagápica do perdão, parece excluída do fazer teológico.        
id EST-4_d55b35de325c14b366a6e4fb1fe2a3df
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2627
network_acronym_str EST-4
network_name_str Tear Online
repository_id_str
spelling A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgiaTeologia; Teologia Prática; Histórico-SistemáticaRisus Paschalis; Perdão; Teoagapia; LiturgiaIntrodução: O perdão, entendido desde a incondicionalidade kenótica, é o fundamento do acontecimento pascal. Entretanto, é comum a noção teológica do perdão encontrar resistências no quadro teórico de abordagem bíblico-teológica, perfilando, por vezes, situações condicionantes para a realização de sua efetividade epifenomênica. Assim, a presente comunicação busca apresentar como resultado provisório de pesquisa alguns vinculações entre o perdão e a risada desde uma abordagem teológica concernente ao rito litúrgico Risus Paschalis e o conceito Teoagapia. Objetivo: Compreender as significações da risada por uma ótica teológica da libertação e da antropofagia oswaldiana desde suas especificidades referentes à teoagapia, e colocadas em diálogo com o conceito litúrgico do Risus Pascalis. Métodos: Pesquisa histórico-sistemática, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva. Resultados: É partindo da constatação de que a risada está imersa em refrações simbólicas de reprodução que se poderá ver claramente tanto a concepção teológica quanto a recepção histórico-sociológica da crítica à teoagapia, o que permitirá a elaboração de um conceito hermenêutico apropriado. Conclusão: Na noção esquemática das orientações teóricas desenvolvidas na pesquisa sobre a risada, aqui construída teoricamente, e a conceituação hipotética, é que seu epifenômeno teológico e social mostra-se suficientemente dramático da atualidade que o cerca, isto é, a risada como um jeito hermenêutico de compulsar a noção teoagápica do perdão, parece excluída do fazer teológico.        TEAR ONLINEPrograma Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Campos Teixeira, Helio Aparecido2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2627TEAR ONLINE; v. 4, n. 2 (2015): Dossiê: Ciência litúrgica na interface com outras áreas de conhecimento; 95-1052238-8516reponame:Tear Onlineinstname:Escola Superior de Teologia (EST)instacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2627/2534info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-30T22:58:03Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2627Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tearhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/oai||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2238-85162238-8516opendoar:2016-03-30T22:58:03Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia
title A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia
spellingShingle A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia
Campos Teixeira, Helio Aparecido
Teologia; Teologia Prática; Histórico-Sistemática
Risus Paschalis; Perdão; Teoagapia; Liturgia
title_short A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia
title_full A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia
title_fullStr A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia
title_full_unstemmed A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia
title_sort A teoagapia do Risus Paschalis: a risada e o perdão na liturgia
author Campos Teixeira, Helio Aparecido
author_facet Campos Teixeira, Helio Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos Teixeira, Helio Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Teologia; Teologia Prática; Histórico-Sistemática
Risus Paschalis; Perdão; Teoagapia; Liturgia
topic Teologia; Teologia Prática; Histórico-Sistemática
Risus Paschalis; Perdão; Teoagapia; Liturgia
description Introdução: O perdão, entendido desde a incondicionalidade kenótica, é o fundamento do acontecimento pascal. Entretanto, é comum a noção teológica do perdão encontrar resistências no quadro teórico de abordagem bíblico-teológica, perfilando, por vezes, situações condicionantes para a realização de sua efetividade epifenomênica. Assim, a presente comunicação busca apresentar como resultado provisório de pesquisa alguns vinculações entre o perdão e a risada desde uma abordagem teológica concernente ao rito litúrgico Risus Paschalis e o conceito Teoagapia. Objetivo: Compreender as significações da risada por uma ótica teológica da libertação e da antropofagia oswaldiana desde suas especificidades referentes à teoagapia, e colocadas em diálogo com o conceito litúrgico do Risus Pascalis. Métodos: Pesquisa histórico-sistemática, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva. Resultados: É partindo da constatação de que a risada está imersa em refrações simbólicas de reprodução que se poderá ver claramente tanto a concepção teológica quanto a recepção histórico-sociológica da crítica à teoagapia, o que permitirá a elaboração de um conceito hermenêutico apropriado. Conclusão: Na noção esquemática das orientações teóricas desenvolvidas na pesquisa sobre a risada, aqui construída teoricamente, e a conceituação hipotética, é que seu epifenômeno teológico e social mostra-se suficientemente dramático da atualidade que o cerca, isto é, a risada como um jeito hermenêutico de compulsar a noção teoagápica do perdão, parece excluída do fazer teológico.        
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2627
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2627/2534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
publisher.none.fl_str_mv TEAR ONLINE
dc.source.none.fl_str_mv TEAR ONLINE; v. 4, n. 2 (2015): Dossiê: Ciência litúrgica na interface com outras áreas de conhecimento; 95-105
2238-8516
reponame:Tear Online
instname:Escola Superior de Teologia (EST)
instacron:EST
instname_str Escola Superior de Teologia (EST)
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Tear Online
collection Tear Online
repository.name.fl_str_mv Tear Online - Escola Superior de Teologia (EST)
repository.mail.fl_str_mv ||julio3@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122290300190720