O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Elisângela de Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/437
Resumo: The present study is aimed at investigating the relevance of affection in the education of students deaf adolescents and deaf, aiming to promote an integral education and inclusive in the school space. For both, the methodology has a qualitative approach, having by method the field research, with application of questionnaires. The participants were students deaf (deaf) and teachers of the State School for Elementary and Middle level Education Heitor Villa-Lobos, of the city of Ariquemes, Rondonia State. The theoretical support was based on various authors, among whom, Boff, Vygotsky, Laws and Decrees. The work is structured in three chapters, the first, the theoretical framework, the second the procedures of field research and third analyzes and discussion of the data. Therefore, it was found that not there is an interaction between the teachers and students in the school context, due to the lack of communication between both. The interaction is not perceived in its fullness, because the Brazilian Sign Language is not used by the teachers, compromising the relationship between teacher and student. But, despite the lack of communication between teachers and students, it was found that the affection has contributed toward the minimization of this barrier, allowing have an interaction affective and promoting us students to self-esteem and motivation in learning.
id EST_11759ee66855e5a5a6d432086bfca1c0
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/437
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-06-17T20:32:11Z2014-04-242016-06-17T20:32:11Z2013-07-10FRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/437The present study is aimed at investigating the relevance of affection in the education of students deaf adolescents and deaf, aiming to promote an integral education and inclusive in the school space. For both, the methodology has a qualitative approach, having by method the field research, with application of questionnaires. The participants were students deaf (deaf) and teachers of the State School for Elementary and Middle level Education Heitor Villa-Lobos, of the city of Ariquemes, Rondonia State. The theoretical support was based on various authors, among whom, Boff, Vygotsky, Laws and Decrees. The work is structured in three chapters, the first, the theoretical framework, the second the procedures of field research and third analyzes and discussion of the data. Therefore, it was found that not there is an interaction between the teachers and students in the school context, due to the lack of communication between both. The interaction is not perceived in its fullness, because the Brazilian Sign Language is not used by the teachers, compromising the relationship between teacher and student. But, despite the lack of communication between teachers and students, it was found that the affection has contributed toward the minimization of this barrier, allowing have an interaction affective and promoting us students to self-esteem and motivation in learning.A presente pesquisa tem por objetivo investigar a relevância do afeto na educação de estudantes adolescentes surdos e surdas, visando promover uma educação integral e inclusiva no espaço escolar. Para tanto, a metodologia tem uma abordagem qualitativa, tendo por método a pesquisa de campo, com aplicação de questionários. Os participantes foram estudantes surdos (surdas) e docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. O apoio teórico baseou-se em diversos autores, entre os quais, Boff, Vygotsky, Leis e Decretos. O trabalho está estruturado em três capítulos, constando no primeiro os referenciais teóricos, no segundo os procedimentos da pesquisa de campo e terceiro, análises e discussão dos dados. Portanto, constatou-se que não há uma interação entre o professorado e estudantes no contexto escolar, devido à falta de comunicação entre ambos. A interação não é percebida em sua plenitude, pois a Língua Brasileira de Sinais não é utilizada pelo professorado, comprometendo a relação entre docente e estudante. Mas, apesar da falta de comunicação entre docente e estudantes, constatou-se que o afeto tem contribuído na minimização dessa barreira, permitindo haver uma interação afetiva e promovendo nos estudantes a autoestima e a motivação na aprendizagem.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:32:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 franco_ec_tmp305.pdf: 997889 bytes, checksum: 705244c8540d27ac9db8b560b5d6e13f (MD5) Previous issue date: 2013-07-10application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaAdolescênciaSurdezAfetoInclusãoAprendizagemÉTICA E GESTÃOAdolescenceDeafnessAffectionInclusionLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAO afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAdam, Júlio Cézarhttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443Silva, Laura Franch Schmidt dahttp://lattes.cnpq.br/6858886305291005http://lattes.cnpq.br/4788247504232912Franco, Elisângela de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTfranco_ec_tmp305.pdf.txtfranco_ec_tmp305.pdf.txtExtracted texttext/plain176094http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/437/2/franco_ec_tmp305.pdf.txt345533e8418367b09badec3d30fec089MD52ORIGINALfranco_ec_tmp305.pdfapplication/pdf997889http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/437/1/franco_ec_tmp305.pdf705244c8540d27ac9db8b560b5d6e13fMD51BR-SlFE/4372016-06-18 03:21:42.272oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2024-11-11T11:58:04.105319Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTtrue
dc.title.por.fl_str_mv O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
title O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
spellingShingle O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
Franco, Elisângela de Carvalho
Adolescência
Surdez
Afeto
Inclusão
Aprendizagem
ÉTICA E GESTÃO
Adolescence
Deafness
Affection
Inclusion
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
title_full O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
title_fullStr O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
title_full_unstemmed O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
title_sort O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar
author Franco, Elisângela de Carvalho
author_facet Franco, Elisângela de Carvalho
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1768006061329443
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6858886305291005
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4788247504232912
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Elisângela de Carvalho
contributor_str_mv Adam, Júlio Cézar
Silva, Laura Franch Schmidt da
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Surdez
Afeto
Inclusão
Aprendizagem
ÉTICA E GESTÃO
topic Adolescência
Surdez
Afeto
Inclusão
Aprendizagem
ÉTICA E GESTÃO
Adolescence
Deafness
Affection
Inclusion
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescence
Deafness
Affection
Inclusion
Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description The present study is aimed at investigating the relevance of affection in the education of students deaf adolescents and deaf, aiming to promote an integral education and inclusive in the school space. For both, the methodology has a qualitative approach, having by method the field research, with application of questionnaires. The participants were students deaf (deaf) and teachers of the State School for Elementary and Middle level Education Heitor Villa-Lobos, of the city of Ariquemes, Rondonia State. The theoretical support was based on various authors, among whom, Boff, Vygotsky, Laws and Decrees. The work is structured in three chapters, the first, the theoretical framework, the second the procedures of field research and third analyzes and discussion of the data. Therefore, it was found that not there is an interaction between the teachers and students in the school context, due to the lack of communication between both. The interaction is not perceived in its fullness, because the Brazilian Sign Language is not used by the teachers, compromising the relationship between teacher and student. But, despite the lack of communication between teachers and students, it was found that the affection has contributed toward the minimization of this barrier, allowing have an interaction affective and promoting us students to self-esteem and motivation in learning.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-10
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-24
2016-06-17T20:32:11Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17T20:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/437
identifier_str_mv FRANCO, Elisângela de Carvalho. O afeto na educação de adolescentes surdos: a relevância da interação docente-estudante no espaço escolar. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/437/2/franco_ec_tmp305.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/437/1/franco_ec_tmp305.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 345533e8418367b09badec3d30fec089
705244c8540d27ac9db8b560b5d6e13f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1815612267959418880