Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
Texto Completo: | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/593 |
Resumo: | The goal of this dissertation is to present the Cemeterial Pedagogy as a proposal for action to be developed in primary education. The methodology chosen is founded on the meta-analysis of data from the 2010 Census, regarding the religious profile of Brazilian adolescents and on the virtual ethnographic research, through the monitoring of Community Facebook pages connected to the encouragement and extinction of self-injurious and suicidal behavior among Brazilian adolescents ages 13 to 17. The structure was divided into four distinct chapters. The first presents the individual, in the adolescent phase, based on the bio-ecological model of Bronfenbrenner and how this adolescent inserts him/herself in the faith stages and the Google God. The second verifies the perception of death and dying of the virtualized adolescent as well as his or her interaction with Community Facebook pages associated to the encouragement and extinction of self-injurious behavior. The third analyzes the importance of Religious Education as a curricular component that is compatible to the development of the theme of death and dying in the school space through the Cemeterial Pedagogy. Finally, the last chapter proposes a model of action for the application of the Cemeterial Pedagogy with adolescents in the school space. |
id |
EST_569761bfce3c80b4f4eaef1f76637918 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/593 |
network_acronym_str |
EST |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-25T15:36:20Z2015-12-102016-07-25T15:36:20Z2015-08-07RIGO, Kate Fabiani. Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/593The goal of this dissertation is to present the Cemeterial Pedagogy as a proposal for action to be developed in primary education. The methodology chosen is founded on the meta-analysis of data from the 2010 Census, regarding the religious profile of Brazilian adolescents and on the virtual ethnographic research, through the monitoring of Community Facebook pages connected to the encouragement and extinction of self-injurious and suicidal behavior among Brazilian adolescents ages 13 to 17. The structure was divided into four distinct chapters. The first presents the individual, in the adolescent phase, based on the bio-ecological model of Bronfenbrenner and how this adolescent inserts him/herself in the faith stages and the Google God. The second verifies the perception of death and dying of the virtualized adolescent as well as his or her interaction with Community Facebook pages associated to the encouragement and extinction of self-injurious behavior. The third analyzes the importance of Religious Education as a curricular component that is compatible to the development of the theme of death and dying in the school space through the Cemeterial Pedagogy. Finally, the last chapter proposes a model of action for the application of the Cemeterial Pedagogy with adolescents in the school space.A tese tem o objetivo de apresentar a Pedagogia Cemiterial como proposta de ação a ser desenvolvida no ensino básico. A metodologia escolhida fundamenta-se na metanálise de dados do Censo de 2010, referentes ao perfil religioso dos/das adolescentes brasileiros e na pesquisa etnográfica virtual, através do monitoramento de Páginas Comunitárias do Facebook ligadas ao incentivo e extinção do comportamento autolesivo e suicidário entre adolescentes brasileiros (as) de 13-17 anos de idade. A estrutura foi dividida em quatro capítulos distintos. O primeiro apresenta o indivíduo, na fase da adolescência, a partir do modelo bioecológico de Bronfenbrenner e como este se insere nos estágios da fé e o Deus Google. O segundo verifica a percepção de morte e morrer do/da adolescente virtualizado (a), bem como sua interação com as Páginas Comunitárias do Facebook associadas ao incentivo e extinção do comportamento autolesivo. O terceiro analisa a importância do Ensino Religioso como componente curricular compatível ao desenvolvimento do tema da morte e do morrer no espaço escolar através da Pedagogia Cemiterial. Por fim, o último capítulo propõe um modelo de ação para a aplicação da Pedagogia Cemiterial com adolescentes no espaço escolar.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:36:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 rigo_kf_td142.pdf: 7207822 bytes, checksum: fa16e02b0f91406688cac386024c3726 (MD5) Previous issue date: 2015-08-07Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaPedagogia CemiterialComportamento autolesivoSuicídio juvenilFacebookAdolescente VirtualizadoRELIGIÃO E EDUCAÇÃOCemeterial pedagogySelf-injurious behaviorJuvenile suicideFacebookVirtualized AdolescentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAVamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisStreck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471Adam, Júlio Cézarhttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443Kovács, Maria Júliahttp://lattes.cnpq.br/3630610578226144Borges, Vivian Roxohttp://lattes.cnpq.br/2967087857108400Wachholz, Wilhelmhttp://lattes.cnpq.br/3084707254950329CPF:56419236991CPF:72747161072CPF:59119500068CPF:875 116 14868CPF:99999999999CPF:80303781068http://lattes.cnpq.br/8318476185104192Rigo, Kate Fabianiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTrigo_kf_td142.pdf.txtrigo_kf_td142.pdf.txtExtracted texttext/plain333970http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/593/2/rigo_kf_td142.pdf.txt9e014b6a327aef585fa05954863b886cMD52ORIGINALrigo_kf_td142.pdfapplication/pdf7207822http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/593/1/rigo_kf_td142.pdffa16e02b0f91406688cac386024c3726MD51BR-SlFE/5932016-07-25 13:30:57.558oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/593Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2024-11-11T11:58:26.238806Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTtrue |
dc.title.por.fl_str_mv |
Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar |
title |
Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar |
spellingShingle |
Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar Rigo, Kate Fabiani Pedagogia Cemiterial Comportamento autolesivo Suicídio juvenil Adolescente Virtualizado RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Cemeterial pedagogy Self-injurious behavior Juvenile suicide Virtualized Adolescent CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar |
title_full |
Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar |
title_fullStr |
Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar |
title_sort |
Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar |
author |
Rigo, Kate Fabiani |
author_facet |
Rigo, Kate Fabiani |
author_role |
author |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Streck, Gisela Isolde Waechter |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Adam, Júlio Cézar |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Kovács, Maria Júlia |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3630610578226144 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Borges, Vivian Roxo |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2967087857108400 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wachholz, Wilhelm |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3084707254950329 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:56419236991 |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:72747161072 |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:59119500068 |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:875 116 14868 |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
CPF:99999999999 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:80303781068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8318476185104192 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigo, Kate Fabiani |
contributor_str_mv |
Streck, Gisela Isolde Waechter Adam, Júlio Cézar Kovács, Maria Júlia Borges, Vivian Roxo Wachholz, Wilhelm |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Cemiterial Comportamento autolesivo Suicídio juvenil Adolescente Virtualizado RELIGIÃO E EDUCAÇÃO |
topic |
Pedagogia Cemiterial Comportamento autolesivo Suicídio juvenil Adolescente Virtualizado RELIGIÃO E EDUCAÇÃO Cemeterial pedagogy Self-injurious behavior Juvenile suicide Virtualized Adolescent CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cemeterial pedagogy Self-injurious behavior Juvenile suicide Virtualized Adolescent |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
The goal of this dissertation is to present the Cemeterial Pedagogy as a proposal for action to be developed in primary education. The methodology chosen is founded on the meta-analysis of data from the 2010 Census, regarding the religious profile of Brazilian adolescents and on the virtual ethnographic research, through the monitoring of Community Facebook pages connected to the encouragement and extinction of self-injurious and suicidal behavior among Brazilian adolescents ages 13 to 17. The structure was divided into four distinct chapters. The first presents the individual, in the adolescent phase, based on the bio-ecological model of Bronfenbrenner and how this adolescent inserts him/herself in the faith stages and the Google God. The second verifies the perception of death and dying of the virtualized adolescent as well as his or her interaction with Community Facebook pages associated to the encouragement and extinction of self-injurious behavior. The third analyzes the importance of Religious Education as a curricular component that is compatible to the development of the theme of death and dying in the school space through the Cemeterial Pedagogy. Finally, the last chapter proposes a model of action for the application of the Cemeterial Pedagogy with adolescents in the school space. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-10 2016-07-25T15:36:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-25T15:36:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIGO, Kate Fabiani. Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/593 |
identifier_str_mv |
RIGO, Kate Fabiani. Vamos começar pelo fim?: a pedagogia cemiterial como projeto educativo no espaço escolar. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. |
url |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Teologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EST |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Teologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/593/2/rigo_kf_td142.pdf.txt http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/593/1/rigo_kf_td142.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e014b6a327aef585fa05954863b886c fa16e02b0f91406688cac386024c3726 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@est.edu.br|| |
_version_ |
1815612270038745088 |