A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ranieri Roberth Silva de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/28
Resumo: The present work shows the historical and political formation of teachers without formal education in an analytic and descriptive way, based on a case study research about "PROFORMAÇÃO" (Programa de Formação de Professores/as em Exercício) created by the Education and Culture Ministry, in partnership with State and Municipal governments. Fifty teachers from the municipalities of Luziânia and Cristalina. State of Goiás, graduated in 2002, were interviewed for this research. The answered questionnaires were processed by the Statistical Package for the Social Science. The research consisted of four parts. The first part showed an historical and political view on the formally unlearned teachers in Brazil, their origins and permanence in the Public Learning System and also on the geographic region where the unlearned teachers are concentrated. The second part analyzed, based on a general guide, the "PROFORMAÇÃO", its syllabus, operational system and some important aspects of the distance learning used for the teacher s formation. The third part presents the sample population interviewed. The fourth part demonstrates that PROFORMAÇÂO has problems in it's structural organization and needs adjustments concerning the admission of teachers with different knowledge levels for an equal level of teachers' formation. Finally, some suggestions to modify the program are made.
id EST_d29a5865121b8bcd204ddde9d6b661cb
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/28
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-06-17T20:28:18Z2009-04-022016-06-17T20:28:18Z2007-12-30AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de. A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO. 2007. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/28The present work shows the historical and political formation of teachers without formal education in an analytic and descriptive way, based on a case study research about "PROFORMAÇÃO" (Programa de Formação de Professores/as em Exercício) created by the Education and Culture Ministry, in partnership with State and Municipal governments. Fifty teachers from the municipalities of Luziânia and Cristalina. State of Goiás, graduated in 2002, were interviewed for this research. The answered questionnaires were processed by the Statistical Package for the Social Science. The research consisted of four parts. The first part showed an historical and political view on the formally unlearned teachers in Brazil, their origins and permanence in the Public Learning System and also on the geographic region where the unlearned teachers are concentrated. The second part analyzed, based on a general guide, the "PROFORMAÇÃO", its syllabus, operational system and some important aspects of the distance learning used for the teacher s formation. The third part presents the sample population interviewed. The fourth part demonstrates that PROFORMAÇÂO has problems in it's structural organization and needs adjustments concerning the admission of teachers with different knowledge levels for an equal level of teachers' formation. Finally, some suggestions to modify the program are made.O presente trabalho apresenta de forma descritiva e analítica a formação histórica e política do professor/a leigo/a no Brasil, baseado em um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO Programa de Formação de Professores/as em Exercício, promovido pelo Ministério de Educação e Cultura em parceria com os Estados e Municípios. A pesquisa foi realizada com a participação de cinqüenta professores/as dos Municípios de Luziânia e Cristalina - GO, que foram formados/as na turma de 2002. Foram aplicados questionários e entrevistas aos participantes da pesquisa cujo resultado foi processado pelo Statistical Package for the Social Sciences. O trabalho constou de quatro partes onde na primeira parte buscou-se um olhar histórico sobre o professor/a leigo/a no Brasil, analisando sua origem e sua permanência no sistema público de ensino, caracterizando de forma geográfica em que regiões do país este número de professores/as é mais expressivo. A segunda analisou também a estrutura e implementação do PROFORMAÇÃO, seu currículo, seu sistema operacional e os mecanismos de educação a distância utilizada na formação dos professores/as, com base no seu guia geral. Na terceira parte, foi feita a composição da população, de forma não randômica, bem como a sua respectiva amostragem. A quarta parte do trabalho revelou que o PROFORMAÇÃO possui deficiências em sua estrutura organizativa, necessitando de ajustes quanto a admissão de professores/as com níveis diferenciados de conhecimentos para um mesmo nível de formação. Finalizando apresentou-se proposta de modificação neste tipo de programa.Made available in DSpace on 2016-06-17T20:28:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 aguiar_rrs_tmp44.pdf: 450608 bytes, checksum: aca02cc5c632dd3f8ffc5ed6b355e33e (MD5) Previous issue date: 2007-12-30application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaProfessor/a leigo/aFormação de professores/asEducação a DistânciaPROFORMAÇÃOEDUCAÇÃO COMUNITÁRIATeachers without formal educationDistance educationPROFORMAÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisStreck, Gisela Isolde Waechterhttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471http://lattes.cnpq.br/0104051843676759Aguiar, Ranieri Roberth Silva deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTaguiar_rrs_tmp44.pdf.txtaguiar_rrs_tmp44.pdf.txtExtracted texttext/plain114971http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/28/2/aguiar_rrs_tmp44.pdf.txta9a75682ae6aed75998b206ad07f94d0MD52ORIGINALaguiar_rrs_tmp44.pdfapplication/pdf450608http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/28/1/aguiar_rrs_tmp44.pdfaca02cc5c632dd3f8ffc5ed6b355e33eMD51BR-SlFE/282016-06-18 03:01:09.659oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/28Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2016-06-18T06:01:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTfalse
dc.title.por.fl_str_mv A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO
title A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO
spellingShingle A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO
Aguiar, Ranieri Roberth Silva de
Professor/a leigo/a
Formação de professores/as
Educação a Distância
PROFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA
Teachers without formal education
Distance education
PROFORMAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO
title_full A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO
title_fullStr A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO
title_full_unstemmed A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO
title_sort A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO
author Aguiar, Ranieri Roberth Silva de
author_facet Aguiar, Ranieri Roberth Silva de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3906144692619471
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0104051843676759
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Ranieri Roberth Silva de
contributor_str_mv Streck, Gisela Isolde Waechter
dc.subject.por.fl_str_mv Professor/a leigo/a
Formação de professores/as
Educação a Distância
PROFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA
topic Professor/a leigo/a
Formação de professores/as
Educação a Distância
PROFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA
Teachers without formal education
Distance education
PROFORMAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers without formal education
Distance education
PROFORMAÇÃO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description The present work shows the historical and political formation of teachers without formal education in an analytic and descriptive way, based on a case study research about "PROFORMAÇÃO" (Programa de Formação de Professores/as em Exercício) created by the Education and Culture Ministry, in partnership with State and Municipal governments. Fifty teachers from the municipalities of Luziânia and Cristalina. State of Goiás, graduated in 2002, were interviewed for this research. The answered questionnaires were processed by the Statistical Package for the Social Science. The research consisted of four parts. The first part showed an historical and political view on the formally unlearned teachers in Brazil, their origins and permanence in the Public Learning System and also on the geographic region where the unlearned teachers are concentrated. The second part analyzed, based on a general guide, the "PROFORMAÇÃO", its syllabus, operational system and some important aspects of the distance learning used for the teacher s formation. The third part presents the sample population interviewed. The fourth part demonstrates that PROFORMAÇÂO has problems in it's structural organization and needs adjustments concerning the admission of teachers with different knowledge levels for an equal level of teachers' formation. Finally, some suggestions to modify the program are made.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-30
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-02
2016-06-17T20:28:18Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-17T20:28:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de. A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO. 2007. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/28
identifier_str_mv AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de. A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO. 2007. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/28/2/aguiar_rrs_tmp44.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/28/1/aguiar_rrs_tmp44.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9a75682ae6aed75998b206ad07f94d0
aca02cc5c632dd3f8ffc5ed6b355e33e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1815438678590226432