As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascarenhas, Ana Sheila Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
Texto Completo: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/366
Resumo: This study is a reflective narrative of my experiences from training and professional work as a teacher of English in public schools in Feira de Santana, Bahia, with focus and focus on Program A gestate in each school (Learning Management school - gestate). Under a critical bias, analyzing the importance of Community Education, Religious Education, teaching practice and knowledge needed for teaching language from the perspective of being a teacher and his relationship with the construction of a professional identity and its dimension. This work aims to reflect the importance of training and upgrading of teachers, as well as highlight the proactive stance of a teacher researcher emphasized by researcher Stella Maris Bortoni-Ricardo, seeking a praxis that involves skill, knowledge of new technologies, respect, creativity , critical analysis, teamwork and autonomy.
id EST_ecf5d0834252b13b57100162cff8b6e6
oai_identifier_str oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/366
network_acronym_str EST
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
repository_id_str
spelling 2016-07-25T15:29:28Z2013-08-172016-07-25T15:29:28Z2013-01-07MASCARENHAS, Ana Sheila Soares. As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/366This study is a reflective narrative of my experiences from training and professional work as a teacher of English in public schools in Feira de Santana, Bahia, with focus and focus on Program A gestate in each school (Learning Management school - gestate). Under a critical bias, analyzing the importance of Community Education, Religious Education, teaching practice and knowledge needed for teaching language from the perspective of being a teacher and his relationship with the construction of a professional identity and its dimension. This work aims to reflect the importance of training and upgrading of teachers, as well as highlight the proactive stance of a teacher researcher emphasized by researcher Stella Maris Bortoni-Ricardo, seeking a praxis that involves skill, knowledge of new technologies, respect, creativity , critical analysis, teamwork and autonomy.O presente estudo consiste numa narrativa reflexiva a partir das minhas experiências de formação e atuação profissional como docente de língua portuguesa da rede pública de ensino em Feira de Santana, na Bahia, com foco e enfoque no Programa Um gestar em cada escola (Gestão de Aprendizagem Escolar GESTAR). Sob um viés crítico, analisando a importância da Educação Comunitária, o Ensino Religioso, as práticas pedagógicas e os saberes necessários para o ensino de língua materna a partir da visão do que é ser docente e sua relação com a construção de uma identidade profissional e sua dimensão. Este trabalho visa refletir a importância da formação e da atualização do docente, bem como ressaltar a postura pró-ativa de um docente pesquisador enfatizada pela pesquisadora Stella Maris Bortoni-Ricardo, buscando uma práxis que envolva competência, conhecimento das novas tecnologias, respeito, criatividade, análise crítica, trabalho em grupo e autonomia.Made available in DSpace on 2016-07-25T15:29:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mascarenhas_ass_tmp253.pdf: 681029 bytes, checksum: ebc3d8c4b9fccfc671e936fec9efd94a (MD5) Previous issue date: 2013-01-07application/pdfporFaculdades ESTPrograma de TeologiaESTBRTeologiaLíngua PortuguesaEducaçãoPráticas PedagógicasNarrativaEducação ComunitáriaEDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDEPortuguese LanguageEducationPedagogical PracticesNarrativeCommunity EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAAs interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisKlein, Remihttp://lattes.cnpq.br/6363213953832880Paixão, Márcia Eliane Leindcker dahttp://lattes.cnpq.br/6024105249647787CPF:48984620068CPF:17559820035CPF:81646690591http://lattes.cnpq.br/5827990694943919Mascarenhas, Ana Sheila Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ESTinstname:Faculdades ESTinstacron:ESTTEXTmascarenhas_ass_tmp253.pdf.txtmascarenhas_ass_tmp253.pdf.txtExtracted texttext/plain145061http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/366/2/mascarenhas_ass_tmp253.pdf.txtd8c5c86344358a0681417a416fd20aa5MD52ORIGINALmascarenhas_ass_tmp253.pdfapplication/pdf681029http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/366/1/mascarenhas_ass_tmp253.pdfebc3d8c4b9fccfc671e936fec9efd94aMD51BR-SlFE/3662016-07-25 13:32:52.003oai:dspace.est.edu.br:BR-SlFE/366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/http://tede.est.edu.br/tede/tde_oai/oai3.phpbiblioteca@est.edu.br||opendoar:2024-11-11T11:58:21.167548Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades ESTtrue
dc.title.por.fl_str_mv As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola
title As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola
spellingShingle As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola
Mascarenhas, Ana Sheila Soares
Língua Portuguesa
Educação
Práticas Pedagógicas
Narrativa
Educação Comunitária
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Portuguese Language
Education
Pedagogical Practices
Narrative
Community Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola
title_full As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola
title_fullStr As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola
title_full_unstemmed As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola
title_sort As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola
author Mascarenhas, Ana Sheila Soares
author_facet Mascarenhas, Ana Sheila Soares
author_role author
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6363213953832880
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6024105249647787
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:48984620068
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:17559820035
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81646690591
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5827990694943919
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascarenhas, Ana Sheila Soares
contributor_str_mv Klein, Remi
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Educação
Práticas Pedagógicas
Narrativa
Educação Comunitária
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
topic Língua Portuguesa
Educação
Práticas Pedagógicas
Narrativa
Educação Comunitária
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE
Portuguese Language
Education
Pedagogical Practices
Narrative
Community Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese Language
Education
Pedagogical Practices
Narrative
Community Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description This study is a reflective narrative of my experiences from training and professional work as a teacher of English in public schools in Feira de Santana, Bahia, with focus and focus on Program A gestate in each school (Learning Management school - gestate). Under a critical bias, analyzing the importance of Community Education, Religious Education, teaching practice and knowledge needed for teaching language from the perspective of being a teacher and his relationship with the construction of a professional identity and its dimension. This work aims to reflect the importance of training and upgrading of teachers, as well as highlight the proactive stance of a teacher researcher emphasized by researcher Stella Maris Bortoni-Ricardo, seeking a praxis that involves skill, knowledge of new technologies, respect, creativity , critical analysis, teamwork and autonomy.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-17
2016-07-25T15:29:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-25T15:29:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MASCARENHAS, Ana Sheila Soares. As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/366
identifier_str_mv MASCARENHAS, Ana Sheila Soares. As interfaces da língua portuguesa frente às práticas pedagógicas: narrativa de uma professora no programa Um Gestar em Cada Escola. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013.
url http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Teologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EST
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Teologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/366/2/mascarenhas_ass_tmp253.pdf.txt
http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/BR-SlFE/366/1/mascarenhas_ass_tmp253.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8c5c86344358a0681417a416fd20aa5
ebc3d8c4b9fccfc671e936fec9efd94a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do EST - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@est.edu.br||
_version_ 1815612269432668160