PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
Texto Completo: | http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/441 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre questões que envolvem processos de implantação de Gestão da Qualidade nas organizações, principalmente em pequenas e médias empresas. Um breve histórico tenta resgatar a necessidade, hoje questão de sobrevivência nas empresas, de se implantar esses processos. A qualidade em produtos ou serviços não é uma obrigação simplesmente para grandes organizações. Com a economia globalizada e a possibilidade de se estar na rede mundial a todo momento, todos, que de alguma forma estão envolvidos com processos produtivos ou prestação de serviços, têm de estar preparados para enfrentar esses novos tempos. Esse preparo requer alguns cuidados básicos e normatizações a serem implantadas pelas empresas. Dessa forma, para toda e qualquer empresa, seja de que segmento ou que tamanho for, qualidade é sim, questão de sobrevivência. |
id |
FACECLA-1_5eb9b53bb0050a78e2bf29f08c828f91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicosibepes.org.br:article/441 |
network_acronym_str |
FACECLA-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADEProcessos de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade; descomplicando processosO presente artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre questões que envolvem processos de implantação de Gestão da Qualidade nas organizações, principalmente em pequenas e médias empresas. Um breve histórico tenta resgatar a necessidade, hoje questão de sobrevivência nas empresas, de se implantar esses processos. A qualidade em produtos ou serviços não é uma obrigação simplesmente para grandes organizações. Com a economia globalizada e a possibilidade de se estar na rede mundial a todo momento, todos, que de alguma forma estão envolvidos com processos produtivos ou prestação de serviços, têm de estar preparados para enfrentar esses novos tempos. Esse preparo requer alguns cuidados básicos e normatizações a serem implantadas pelas empresas. Dessa forma, para toda e qualquer empresa, seja de que segmento ou que tamanho for, qualidade é sim, questão de sobrevivência.Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPESChiochetta, João CarlosKovaleski, João LuizBoaretto, NeurySanzovo, Nádia2003-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/44110.21529/RECADM.20030202004Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-9Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-9Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-91677-738710.21529/RECADM.20030202reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativainstname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)instacron:FACECLAporhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/441/339Direitos autorais 2003 João Carlos Chiochetta, João Luiz Kovaleski, Neury Boaretto, Nádia Sanzovohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-06T18:43:14Zoai:periodicosibepes.org.br:article/441Revistahttp://www.periodicosibepes.org.br/recadmONGhttp://www.periodicosibepes.org.br/recadm/oairecadm.editor@ibepes.org.br1677-73871677-7387opendoar:2019-05-06T18:43:14Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE |
title |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE |
spellingShingle |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE Chiochetta, João Carlos Processos de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade; descomplicando processos |
title_short |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE |
title_full |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE |
title_fullStr |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE |
title_sort |
PROCESSOS DE GESTÃO: DESCOMPLICANDO A QUESTÃO DA QUALIDADE |
author |
Chiochetta, João Carlos |
author_facet |
Chiochetta, João Carlos Kovaleski, João Luiz Boaretto, Neury Sanzovo, Nádia |
author_role |
author |
author2 |
Kovaleski, João Luiz Boaretto, Neury Sanzovo, Nádia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiochetta, João Carlos Kovaleski, João Luiz Boaretto, Neury Sanzovo, Nádia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade; descomplicando processos |
topic |
Processos de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade; descomplicando processos |
description |
O presente artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre questões que envolvem processos de implantação de Gestão da Qualidade nas organizações, principalmente em pequenas e médias empresas. Um breve histórico tenta resgatar a necessidade, hoje questão de sobrevivência nas empresas, de se implantar esses processos. A qualidade em produtos ou serviços não é uma obrigação simplesmente para grandes organizações. Com a economia globalizada e a possibilidade de se estar na rede mundial a todo momento, todos, que de alguma forma estão envolvidos com processos produtivos ou prestação de serviços, têm de estar preparados para enfrentar esses novos tempos. Esse preparo requer alguns cuidados básicos e normatizações a serem implantadas pelas empresas. Dessa forma, para toda e qualquer empresa, seja de que segmento ou que tamanho for, qualidade é sim, questão de sobrevivência. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/441 10.21529/RECADM.20030202004 |
url |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/441 |
identifier_str_mv |
10.21529/RECADM.20030202004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/441/339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2003 João Carlos Chiochetta, João Luiz Kovaleski, Neury Boaretto, Nádia Sanzovo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2003 João Carlos Chiochetta, João Luiz Kovaleski, Neury Boaretto, Nádia Sanzovo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-9 Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-9 Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 2, n. 2 (2003): Julho-Dezembro; 1-9 1677-7387 10.21529/RECADM.20030202 reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativa instname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) instacron:FACECLA |
instname_str |
Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) |
instacron_str |
FACECLA |
institution |
FACECLA |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
collection |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
recadm.editor@ibepes.org.br |
_version_ |
1797042421727494144 |