DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
Texto Completo: | http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/460 |
Resumo: | Modern management implies in knowledge management. It requires expertise in social relationship. The concept of community of practice explains how the process occurs, indicating that is possible cultivate social interations. To managers it is a tool that can generate learning inside the company and can steward processes of development to in local communities. |
id |
FACECLA-1_f287b2c86bd344919a934e7036bf6e1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicosibepes.org.br:article/460 |
network_acronym_str |
FACECLA-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
repository_id_str |
|
spelling |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADEsocial capital; community of practice; knowledge management; corporative mangement; gestão organizacional; community building; non-profitscapital social; comunidades de prática, gestão do conhecimento, gestão organizacional; desenvolvimento da comunidade; terceiro setorModern management implies in knowledge management. It requires expertise in social relationship. The concept of community of practice explains how the process occurs, indicating that is possible cultivate social interations. To managers it is a tool that can generate learning inside the company and can steward processes of development to in local communities. Nos estudos de desenvolvimento local, o conceito de capital social surgiu como um dos componentes essenciais dos processos de desenvolvimento de comunidades. Ao mesmo tempo, ao se afirmar como diferencial competitivo do século XXI, o conhecimento fez surgir a disciplina gestão do conhecimento que passou a trabalhar a interação social como elemento-chave na gestão do conhecimento organizacional. O Administrador, ao compreender as interações que acontecem tanto nos processos de desenvolvimento local como, principalmente, nos processos de gestão do conhecimento organizacional, no contexto de uma economia globalizada que expõe as empresas e as comunidades a uma competição cada vez mais acirrada, dominará diferenciais que irão lhe conferir capacidade de intervenção em ambientes economicamente e socialmente complexos. A competitividade nesses ambientes implica em uma integração da ação entre indivíduos, organizações e comunidades empreendedoras no que diz respeito a sua prática e identidade. O conceito de comunidade de prática (Wenger, 1998) utilizado pelos autores para a compreensão dessas questões é uma ferramenta de gestão do conhecimento que tem um histórico de aplicação de sucesso em grandes corporações como Banco Mundial, IBM e outras. Ao apresentar o conceito de comunidades de prática do ponto de vista organizacional e de interesse do Administrador, esse artigo também busca fazer, exploratoriamente, uma análise das possibilidades da aplicação do conceito como aglutinador das ações individuais, organizacionais e comunitárias dentro da perspectiva de desenvolvimento dos setores público, privado e terceiro setor.Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPESBolzani Júnior, Geraldo MorceliSousa, Marcelo Stein de LimaNascimento, Décio Estevão do2002-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/46010.5329/RECADM.20020101004Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 1, n. 1 (2002): Janeiro-Junho; 1-15Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 1, n. 1 (2002): Janeiro-Junho; 1-15Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 1, n. 1 (2002): Janeiro-Junho; 1-151677-738710.5329/RECADM.20020101reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativainstname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)instacron:FACECLAporhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/460/357Direitos autorais 2002 Geraldo Morceli Bolzani Júnior, Marcelo Stein de Lima Sousa, Décio Estevão do Nascimentohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-05T04:06:46Zoai:periodicosibepes.org.br:article/460Revistahttp://www.periodicosibepes.org.br/recadmONGhttp://www.periodicosibepes.org.br/recadm/oairecadm.editor@ibepes.org.br1677-73871677-7387opendoar:2018-06-05T04:06:46Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE |
title |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE |
spellingShingle |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE Bolzani Júnior, Geraldo Morceli social capital; community of practice; knowledge management; corporative mangement; gestão organizacional; community building; non-profits capital social; comunidades de prática, gestão do conhecimento, gestão organizacional; desenvolvimento da comunidade; terceiro setor |
title_short |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE |
title_full |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE |
title_fullStr |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE |
title_full_unstemmed |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE |
title_sort |
DE ADMINISTRADOR A GESTOR DO CONHECIMENTO: A COMUNIDADE DE PRÁTICA DESENVOLVENDO O PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO E A COMUNIDADE |
author |
Bolzani Júnior, Geraldo Morceli |
author_facet |
Bolzani Júnior, Geraldo Morceli Sousa, Marcelo Stein de Lima Nascimento, Décio Estevão do |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Marcelo Stein de Lima Nascimento, Décio Estevão do |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolzani Júnior, Geraldo Morceli Sousa, Marcelo Stein de Lima Nascimento, Décio Estevão do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
social capital; community of practice; knowledge management; corporative mangement; gestão organizacional; community building; non-profits capital social; comunidades de prática, gestão do conhecimento, gestão organizacional; desenvolvimento da comunidade; terceiro setor |
topic |
social capital; community of practice; knowledge management; corporative mangement; gestão organizacional; community building; non-profits capital social; comunidades de prática, gestão do conhecimento, gestão organizacional; desenvolvimento da comunidade; terceiro setor |
description |
Modern management implies in knowledge management. It requires expertise in social relationship. The concept of community of practice explains how the process occurs, indicating that is possible cultivate social interations. To managers it is a tool that can generate learning inside the company and can steward processes of development to in local communities. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-05-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/460 10.5329/RECADM.20020101004 |
url |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/460 |
identifier_str_mv |
10.5329/RECADM.20020101004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/460/357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 1, n. 1 (2002): Janeiro-Junho; 1-15 Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 1, n. 1 (2002): Janeiro-Junho; 1-15 Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 1, n. 1 (2002): Janeiro-Junho; 1-15 1677-7387 10.5329/RECADM.20020101 reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativa instname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) instacron:FACECLA |
instname_str |
Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) |
instacron_str |
FACECLA |
institution |
FACECLA |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
collection |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
recadm.editor@ibepes.org.br |
_version_ |
1797042423133634560 |