LEGITIMIDADE, DISCURSOS ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Ciência Administrativa |
Texto Completo: | http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/387 |
Resumo: | The purpose of this paper is to identify and discuss the power´s relations between social actions implemented by private organizations within Corporate Social Responsibility and the attribution legitimate process to the businessman´s social role. Grounded in the Structuralism Theory, developed by Anthony Giddens, this study relied upon the discourse analysis method and spotlighted the organizational discourses published on two business publications. |
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LEGITIMIDADE, DISCURSOS ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIALAnálise de Discurso; Discursos Organizacionais; Responsabilidade Social EmpresarialCorporate Social Responsibility; Discourse Analysis; Organizational DiscourseThe purpose of this paper is to identify and discuss the power´s relations between social actions implemented by private organizations within Corporate Social Responsibility and the attribution legitimate process to the businessman´s social role. Grounded in the Structuralism Theory, developed by Anthony Giddens, this study relied upon the discourse analysis method and spotlighted the organizational discourses published on two business publications. O presente estudo foi conduzido com o objetivo de investigar, nos discursos organizacionais, vínculos capazes de evidenciar relações de poder entre as ações sociais desenvolvidas e implementadas por organizações privadas pela via da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e processos de atribuição de legitimidade ao papel social do empresário. A uma revisão bibliográfica focada na compreensão histórica do compromisso social do empresário e na correspondente construção discursiva da instância do poder para legitimação deste papel, segue-se uma aplicação de análise do discurso, por meio da qual se procurou indícios da reprodução desta forma peculiar de discurso organizacional em duas publicações de grande circulação, ao longo de mais de dois anos. Os 38 discursos construídos pelos porta-vozes de alguns dos maiores grupos empresariais brasileiros e por formadores de opinião no meio empresarial trazem fortes indicativos de que a construção discursiva da RSE vem se configurando como fundamental para este processo de legitimação.Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais - IBEPESCosta, Alessandra Mello daCarvalho, José Luís Felício dos Santos2005-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/38710.5329/RECADM.20050402006Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 4, n. 2 (2005): Julho-Dezembro; 1-15Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 4, n. 2 (2005): Julho-Dezembro; 1-15Revista Eletrônica de Ciência Administrativa; v. 4, n. 2 (2005): Julho-Dezembro; 1-151677-738710.5329/RECADM.20050402reponame:Revista Eletrônica de Ciência Administrativainstname:Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)instacron:FACECLAporhttp://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/387/293Direitos autorais 2005 Alessandra Mello da Costa, José Luís Felício dos Santos Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-05T04:14:06Zoai:periodicosibepes.org.br:article/387Revistahttp://www.periodicosibepes.org.br/recadmONGhttp://www.periodicosibepes.org.br/recadm/oairecadm.editor@ibepes.org.br1677-73871677-7387opendoar:2018-06-05T04:14:06Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - Faculdade Cenecista de Campo Largo (FACECLA)false |
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