Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,SL
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Pophal,S
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2000000300001
Resumo: A emergência da casca marca o final do período de incubação das aves. Esse período pode ter extremos que vão de 480 a 510 horas em galinhas domésticas. As aves precociais nascem com reservas nutricionais provenientes do albúmen e gema residuais contidos no saco vitelino, que são importantes nas primeiras horas de vida enquanto ocorre a adaptação à alimentação independente, com recursos obtidos no meio ambiente. Aparentemente, os pintainhos de corte não apresentam restrições significativas com relação à utilização dos nutrientes obtidos externamente. Uma exceção, de importância questionável, pode ser a possível redução na capacidade de emulsificação das gorduras devido a uma menor concentração de sais biliares momentaneamente disponíveis. Entretanto, o imediato alojamento com disponibilização de alimento e água acelera a adaptação das aves à vida independente e tem reflexos positivos no desempenho posterior. Atrasos no alojamento, seja ainda na câmara de eclosão, transporte ou manejo dos pintinhos, reduzem o potencial de síntese protéica muscular, especialmente na musculatura do peito. Por muitos anos, os produtores de frangos de corte têm usado programas nutricionais que incluem uma mesma dieta da eclosão até as 3 semanas de idade. Recentemente, tem havido um aumento no interesse comercial por uma dieta especializada que contemple as diferenças de adaptação dos primeiros dias de vida das aves. A existência de diferenças entre exigências nutricionais das aves nessa situação com relação a animais mais maduros é ainda uma incógnita, tendo em vista o volume pequeno de informações disponíveis.
id FACTA-1_58d26d43102e155b94a5d9e517ccd0ae
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-635X2000000300001
network_acronym_str FACTA-1
network_name_str Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
repository_id_str
spelling Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Cortefrangosnutrição e pós-eclosãoA emergência da casca marca o final do período de incubação das aves. Esse período pode ter extremos que vão de 480 a 510 horas em galinhas domésticas. As aves precociais nascem com reservas nutricionais provenientes do albúmen e gema residuais contidos no saco vitelino, que são importantes nas primeiras horas de vida enquanto ocorre a adaptação à alimentação independente, com recursos obtidos no meio ambiente. Aparentemente, os pintainhos de corte não apresentam restrições significativas com relação à utilização dos nutrientes obtidos externamente. Uma exceção, de importância questionável, pode ser a possível redução na capacidade de emulsificação das gorduras devido a uma menor concentração de sais biliares momentaneamente disponíveis. Entretanto, o imediato alojamento com disponibilização de alimento e água acelera a adaptação das aves à vida independente e tem reflexos positivos no desempenho posterior. Atrasos no alojamento, seja ainda na câmara de eclosão, transporte ou manejo dos pintinhos, reduzem o potencial de síntese protéica muscular, especialmente na musculatura do peito. Por muitos anos, os produtores de frangos de corte têm usado programas nutricionais que incluem uma mesma dieta da eclosão até as 3 semanas de idade. Recentemente, tem havido um aumento no interesse comercial por uma dieta especializada que contemple as diferenças de adaptação dos primeiros dias de vida das aves. A existência de diferenças entre exigências nutricionais das aves nessa situação com relação a animais mais maduros é ainda uma incógnita, tendo em vista o volume pequeno de informações disponíveis.Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2000000300001Brazilian Journal of Poultry Science v.2 n.3 2000reponame:Brazilian Journal of Poultry Science (Online)instname:Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)instacron:FACTA10.1590/S1516-635X2000000300001info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,SLPophal,Spor2002-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-635X2000000300001Revistahttp://www.scielo.br/rbcahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rvfacta@terra.com.br1806-90611516-635Xopendoar:2002-10-31T00:00Brazilian Journal of Poultry Science (Online) - Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte
title Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte
spellingShingle Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte
Vieira,SL
frangos
nutrição e pós-eclosão
title_short Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte
title_full Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte
title_fullStr Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte
title_full_unstemmed Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte
title_sort Nutrição Pós-Eclosão de Frangos de Corte
author Vieira,SL
author_facet Vieira,SL
Pophal,S
author_role author
author2 Pophal,S
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,SL
Pophal,S
dc.subject.por.fl_str_mv frangos
nutrição e pós-eclosão
topic frangos
nutrição e pós-eclosão
description A emergência da casca marca o final do período de incubação das aves. Esse período pode ter extremos que vão de 480 a 510 horas em galinhas domésticas. As aves precociais nascem com reservas nutricionais provenientes do albúmen e gema residuais contidos no saco vitelino, que são importantes nas primeiras horas de vida enquanto ocorre a adaptação à alimentação independente, com recursos obtidos no meio ambiente. Aparentemente, os pintainhos de corte não apresentam restrições significativas com relação à utilização dos nutrientes obtidos externamente. Uma exceção, de importância questionável, pode ser a possível redução na capacidade de emulsificação das gorduras devido a uma menor concentração de sais biliares momentaneamente disponíveis. Entretanto, o imediato alojamento com disponibilização de alimento e água acelera a adaptação das aves à vida independente e tem reflexos positivos no desempenho posterior. Atrasos no alojamento, seja ainda na câmara de eclosão, transporte ou manejo dos pintinhos, reduzem o potencial de síntese protéica muscular, especialmente na musculatura do peito. Por muitos anos, os produtores de frangos de corte têm usado programas nutricionais que incluem uma mesma dieta da eclosão até as 3 semanas de idade. Recentemente, tem havido um aumento no interesse comercial por uma dieta especializada que contemple as diferenças de adaptação dos primeiros dias de vida das aves. A existência de diferenças entre exigências nutricionais das aves nessa situação com relação a animais mais maduros é ainda uma incógnita, tendo em vista o volume pequeno de informações disponíveis.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2000000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-635X2000000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-635X2000000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas
publisher.none.fl_str_mv Fundacao de Apoio a Ciência e Tecnologia Avicolas
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Poultry Science v.2 n.3 2000
reponame:Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
instname:Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
instacron:FACTA
instname_str Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
instacron_str FACTA
institution FACTA
reponame_str Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
collection Brazilian Journal of Poultry Science (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Poultry Science (Online) - Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA)
repository.mail.fl_str_mv ||rvfacta@terra.com.br
_version_ 1754122510447673344