REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, DOMINGOS BENEDETTI
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BERTASO, JOÃO MARTINS, BERTASO, CANDICE NUNES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pensamento Jurídico
Texto Completo: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/454
Resumo: O presente ensaio objetiva trabalhar a cidadania, o multiculturalismo e os saberes da complexidade, como referência à proposta do republicanismo contemporâneo. Aproximam-se categorias como republicanismo, cidadania, contemporaneidade, complexidade e multiculturalismo. Essas categorias, associadas, dão substancialidade às sociedades atuais, complexas e multiculturais. A questão-problema que perpassa o ensaio é a da pertinência, a saber, em que sentido a cidadania, os direitos multiculturais e os saberes da complexidade, podem acrescentar aos paradigmas da República Contemporânea. A hipótese como solução provisória parte do entendimento de que a cidadania, a efetivação dos direitos multiculturais e os saberes da complexidade podem potencializar e dar maior afirmação da República Contemporânea, já que em sociedades que são locais e globais, politicamente complexas e culturalmente diversificadas e plurais, a cidadania, os direitos multiculturais e os saberes da complexidade se constituem nas condições necessárias para que o republicanismo se configure. Para desenvolver o tema, produziu-se uma relação dialógica, crí­tica, criativa e interdisciplinar com a tradição republicana moderna, mediante suas matrizes, seus princí­pios fundamentais, a cidadania, a multiculturalidade e a complexidade, como sendo paradigmas da República. Por fim, ressaltam-se as demandas trazidas às sociedades multiculturais, de onde a cidadania é compreendida desde as suas práticas sociais do cotidiano de todos os grupos identitários que compõem as sociedades atuais.
id FADISP-1_023c294f29165607dd4a10ec8f04d60d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.unialfa.com.br:article/454
network_acronym_str FADISP-1
network_name_str Revista Pensamento Jurídico
repository_id_str
spelling REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADESO presente ensaio objetiva trabalhar a cidadania, o multiculturalismo e os saberes da complexidade, como referência à proposta do republicanismo contemporâneo. Aproximam-se categorias como republicanismo, cidadania, contemporaneidade, complexidade e multiculturalismo. Essas categorias, associadas, dão substancialidade às sociedades atuais, complexas e multiculturais. A questão-problema que perpassa o ensaio é a da pertinência, a saber, em que sentido a cidadania, os direitos multiculturais e os saberes da complexidade, podem acrescentar aos paradigmas da República Contemporânea. A hipótese como solução provisória parte do entendimento de que a cidadania, a efetivação dos direitos multiculturais e os saberes da complexidade podem potencializar e dar maior afirmação da República Contemporânea, já que em sociedades que são locais e globais, politicamente complexas e culturalmente diversificadas e plurais, a cidadania, os direitos multiculturais e os saberes da complexidade se constituem nas condições necessárias para que o republicanismo se configure. Para desenvolver o tema, produziu-se uma relação dialógica, crí­tica, criativa e interdisciplinar com a tradição republicana moderna, mediante suas matrizes, seus princí­pios fundamentais, a cidadania, a multiculturalidade e a complexidade, como sendo paradigmas da República. Por fim, ressaltam-se as demandas trazidas às sociedades multiculturais, de onde a cidadania é compreendida desde as suas práticas sociais do cotidiano de todos os grupos identitários que compõem as sociedades atuais.Revista Pensamento Jurídico2021-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/454Revista Pensamento Jurídico; v. 14 n. 3 (2020)2447-85712238-944Xreponame:Revista Pensamento Jurídicoinstname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)instacron:FADISPporhttps://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/454/361Copyright (c) 2021 Revista Pensamento Jurí­dicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRODRIGUES, DOMINGOS BENEDETTIBERTASO, JOÃO MARTINSBERTASO, CANDICE NUNES2023-09-05T02:30:26Zoai:ojs2.ojs.unialfa.com.br:article/454Revistahttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/indexPUBhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/oairevistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||2447-85712238-944Xopendoar:2023-09-05T02:30:26Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)false
dc.title.none.fl_str_mv REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES
title REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES
spellingShingle REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES
RODRIGUES, DOMINGOS BENEDETTI
title_short REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES
title_full REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES
title_fullStr REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES
title_full_unstemmed REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES
title_sort REPUBLICANISMO NA CONTEMPORANEIDADE: CIDADANIA, MULTICULTURALISMO E AS COMPLEXIDADES
author RODRIGUES, DOMINGOS BENEDETTI
author_facet RODRIGUES, DOMINGOS BENEDETTI
BERTASO, JOÃO MARTINS
BERTASO, CANDICE NUNES
author_role author
author2 BERTASO, JOÃO MARTINS
BERTASO, CANDICE NUNES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, DOMINGOS BENEDETTI
BERTASO, JOÃO MARTINS
BERTASO, CANDICE NUNES
description O presente ensaio objetiva trabalhar a cidadania, o multiculturalismo e os saberes da complexidade, como referência à proposta do republicanismo contemporâneo. Aproximam-se categorias como republicanismo, cidadania, contemporaneidade, complexidade e multiculturalismo. Essas categorias, associadas, dão substancialidade às sociedades atuais, complexas e multiculturais. A questão-problema que perpassa o ensaio é a da pertinência, a saber, em que sentido a cidadania, os direitos multiculturais e os saberes da complexidade, podem acrescentar aos paradigmas da República Contemporânea. A hipótese como solução provisória parte do entendimento de que a cidadania, a efetivação dos direitos multiculturais e os saberes da complexidade podem potencializar e dar maior afirmação da República Contemporânea, já que em sociedades que são locais e globais, politicamente complexas e culturalmente diversificadas e plurais, a cidadania, os direitos multiculturais e os saberes da complexidade se constituem nas condições necessárias para que o republicanismo se configure. Para desenvolver o tema, produziu-se uma relação dialógica, crí­tica, criativa e interdisciplinar com a tradição republicana moderna, mediante suas matrizes, seus princí­pios fundamentais, a cidadania, a multiculturalidade e a complexidade, como sendo paradigmas da República. Por fim, ressaltam-se as demandas trazidas às sociedades multiculturais, de onde a cidadania é compreendida desde as suas práticas sociais do cotidiano de todos os grupos identitários que compõem as sociedades atuais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/454
url https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/454/361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pensamento Jurí­dico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Pensamento Jurí­dico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico; v. 14 n. 3 (2020)
2447-8571
2238-944X
reponame:Revista Pensamento Jurídico
instname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron:FADISP
instname_str Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron_str FADISP
institution FADISP
reponame_str Revista Pensamento Jurídico
collection Revista Pensamento Jurídico
repository.name.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
repository.mail.fl_str_mv revistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||
_version_ 1798045993185312768