AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, NELMO DE SOUZA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: COSTA LYRA, JOSÉ FRANCISCO DIAS DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pensamento Jurídico
Texto Completo: https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/342
Resumo: Aspirações de desenvolvimento nas Américas enfrentam desafios históricos e outros contemporâneos. O artigo científico faz uma análise crítica das propostas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para um desenvolvimento regional sustentável apresentadas no Relatório BID – De estruturas a serviços: o caminho para uma melhor infraestrutura na América Latina e no Caribe, de 2020. Detém-se em alguns aspectos pontuais do tema priorizados na busca de paradigmas capazes de oferecer respostas às disfunções regulatórias que o cercam, reduzir desigualdades seculares no universo latino-americano e caribenho e reverter consequências multidimensionais da crise humanitária causada pela pandemia de Covid-19. O método adotado é o fenomenológico-hermenêutico, com a pesquisa percorrendo projeções seculares da colonialidade, a facticidade e a literatura para além do documento técnico do BID tomado como ponto de partida. O resultado surpreende realidade e distopia sem muitas diferenças entre si, numa situação complexa cuja viragem depende de um modelo de tributação como desenvolvimento identificado com a primeira e suas imposições jurídico-democráticas sendo levadas a sério.
id FADISP-1_c989b9b78277f324b4cae0886c569599
oai_identifier_str oai:ojs.revistapensamentojuridico.fadisp.com.br:article/342
network_acronym_str FADISP-1
network_name_str Revista Pensamento Jurídico
repository_id_str
spelling AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?Aspirações de desenvolvimento nas Américas enfrentam desafios históricos e outros contemporâneos. O artigo científico faz uma análise crítica das propostas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para um desenvolvimento regional sustentável apresentadas no Relatório BID – De estruturas a serviços: o caminho para uma melhor infraestrutura na América Latina e no Caribe, de 2020. Detém-se em alguns aspectos pontuais do tema priorizados na busca de paradigmas capazes de oferecer respostas às disfunções regulatórias que o cercam, reduzir desigualdades seculares no universo latino-americano e caribenho e reverter consequências multidimensionais da crise humanitária causada pela pandemia de Covid-19. O método adotado é o fenomenológico-hermenêutico, com a pesquisa percorrendo projeções seculares da colonialidade, a facticidade e a literatura para além do documento técnico do BID tomado como ponto de partida. O resultado surpreende realidade e distopia sem muitas diferenças entre si, numa situação complexa cuja viragem depende de um modelo de tributação como desenvolvimento identificado com a primeira e suas imposições jurídico-democráticas sendo levadas a sério.Revista Pensamento JurídicoCOSTA, NELMO DE SOUZACOSTA LYRA, JOSÉ FRANCISCO DIAS DA2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/342Revista Pensamento Jurídico; v. 16, n. 1 (2022)2447-85712238944Xreponame:Revista Pensamento Jurídicoinstname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)instacron:FADISPporhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/342/400Direitos autorais 2022 Revista Pensamento Jurídicoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T22:07:32Zoai:ojs.revistapensamentojuridico.fadisp.com.br:article/342Revistahttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/indexPUBhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/oairevistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||2447-85712238-944Xopendoar:2022-05-06T22:07:32Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)false
dc.title.none.fl_str_mv AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?
title AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?
spellingShingle AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?
COSTA, NELMO DE SOUZA
title_short AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?
title_full AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?
title_fullStr AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?
title_full_unstemmed AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?
title_sort AMÉRICA LATINA E CARIBE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU DISTOPIA?
author COSTA, NELMO DE SOUZA
author_facet COSTA, NELMO DE SOUZA
COSTA LYRA, JOSÉ FRANCISCO DIAS DA
author_role author
author2 COSTA LYRA, JOSÉ FRANCISCO DIAS DA
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, NELMO DE SOUZA
COSTA LYRA, JOSÉ FRANCISCO DIAS DA
description Aspirações de desenvolvimento nas Américas enfrentam desafios históricos e outros contemporâneos. O artigo científico faz uma análise crítica das propostas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para um desenvolvimento regional sustentável apresentadas no Relatório BID – De estruturas a serviços: o caminho para uma melhor infraestrutura na América Latina e no Caribe, de 2020. Detém-se em alguns aspectos pontuais do tema priorizados na busca de paradigmas capazes de oferecer respostas às disfunções regulatórias que o cercam, reduzir desigualdades seculares no universo latino-americano e caribenho e reverter consequências multidimensionais da crise humanitária causada pela pandemia de Covid-19. O método adotado é o fenomenológico-hermenêutico, com a pesquisa percorrendo projeções seculares da colonialidade, a facticidade e a literatura para além do documento técnico do BID tomado como ponto de partida. O resultado surpreende realidade e distopia sem muitas diferenças entre si, numa situação complexa cuja viragem depende de um modelo de tributação como desenvolvimento identificado com a primeira e suas imposições jurídico-democráticas sendo levadas a sério.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/342
url https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/article/view/342/400
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Pensamento Jurídico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Pensamento Jurídico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico; v. 16, n. 1 (2022)
2447-8571
2238944X
reponame:Revista Pensamento Jurídico
instname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron:FADISP
instname_str Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron_str FADISP
institution FADISP
reponame_str Revista Pensamento Jurídico
collection Revista Pensamento Jurídico
repository.name.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
repository.mail.fl_str_mv revistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||
_version_ 1798045996406538240