REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Josué Ricardo Menossi de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Romeiro, Marcio Anatole de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pensamento Jurídico
Texto Completo: https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/285
Resumo: O trabalho em tela busca analisar acontecimentos de determinado perí­odo da História que deu origem a diversos desdobramentos nos mais diversos aspectos da sociedade, repercutindo na transformação da história européia, refletindo em todo o mundo até os dias atuais. Mais especificamente, buscar-se-á demonstrar que esta transformação histórica possibilitou a construção de uma nova ideia de justiça ou, pelo menos, se pretende indicar que, a partir da Reforma, novas reservas morais ou éticas e culturais foram disponibilizadas como recursos epistemológicos que permitam relacionar História, sociedade e justiça. Assim, apresenta-se a transformação de uma sociedade marcada por um modelo de justiça que se mantinha como dominante por longo perí­odo. Percebendo, de um lado, que a busca pela justiça pode levar a uma mudança social e, de outro, que a mudança social desencadeia consequentemente uma mudança na compreensão do conceito de justiça. Fatos históricos serão apresentados para que se faça a conexão da ideia com a prática e a derivação dessa combinação. Alguns pensamentos serão explanados para que se perceba a dialética entre o conceito e o fato, de modo que se constate o potencial revolucionário que a Reforma Protestante desencadeou, dentre outros ramos, no Direito e no próprio pensamento da justiça.
id FADISP-1_fcdb35ddaaa3c3d8858635375694e092
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.unialfa.com.br:article/285
network_acronym_str FADISP-1
network_name_str Revista Pensamento Jurídico
repository_id_str
spelling REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇAO trabalho em tela busca analisar acontecimentos de determinado perí­odo da História que deu origem a diversos desdobramentos nos mais diversos aspectos da sociedade, repercutindo na transformação da história européia, refletindo em todo o mundo até os dias atuais. Mais especificamente, buscar-se-á demonstrar que esta transformação histórica possibilitou a construção de uma nova ideia de justiça ou, pelo menos, se pretende indicar que, a partir da Reforma, novas reservas morais ou éticas e culturais foram disponibilizadas como recursos epistemológicos que permitam relacionar História, sociedade e justiça. Assim, apresenta-se a transformação de uma sociedade marcada por um modelo de justiça que se mantinha como dominante por longo perí­odo. Percebendo, de um lado, que a busca pela justiça pode levar a uma mudança social e, de outro, que a mudança social desencadeia consequentemente uma mudança na compreensão do conceito de justiça. Fatos históricos serão apresentados para que se faça a conexão da ideia com a prática e a derivação dessa combinação. Alguns pensamentos serão explanados para que se perceba a dialética entre o conceito e o fato, de modo que se constate o potencial revolucionário que a Reforma Protestante desencadeou, dentre outros ramos, no Direito e no próprio pensamento da justiça.Revista Pensamento Jurídico2016-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/285Revista Pensamento Jurídico; v. 9 n. 1 (2016)2447-85712238-944Xreponame:Revista Pensamento Jurídicoinstname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)instacron:FADISPporhttps://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/285/191Copyright (c) 2017 Revista Pensamento Jurí­dicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Josué Ricardo Menossi deRomeiro, Marcio Anatole de Sousa2023-09-04T23:54:24Zoai:ojs2.ojs.unialfa.com.br:article/285Revistahttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/indexPUBhttps://fadisp.com.br/revista/ojs/index.php/pensamentojuridico/oairevistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||2447-85712238-944Xopendoar:2023-09-04T23:54:24Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)false
dc.title.none.fl_str_mv REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA
title REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA
spellingShingle REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA
Freitas, Josué Ricardo Menossi de
title_short REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA
title_full REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA
title_fullStr REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA
title_full_unstemmed REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA
title_sort REFORMA E PROTESTANTISMO: A GÊNESE DE UMA NOVA IDEIA DE JUSTIÇA
author Freitas, Josué Ricardo Menossi de
author_facet Freitas, Josué Ricardo Menossi de
Romeiro, Marcio Anatole de Sousa
author_role author
author2 Romeiro, Marcio Anatole de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Josué Ricardo Menossi de
Romeiro, Marcio Anatole de Sousa
description O trabalho em tela busca analisar acontecimentos de determinado perí­odo da História que deu origem a diversos desdobramentos nos mais diversos aspectos da sociedade, repercutindo na transformação da história européia, refletindo em todo o mundo até os dias atuais. Mais especificamente, buscar-se-á demonstrar que esta transformação histórica possibilitou a construção de uma nova ideia de justiça ou, pelo menos, se pretende indicar que, a partir da Reforma, novas reservas morais ou éticas e culturais foram disponibilizadas como recursos epistemológicos que permitam relacionar História, sociedade e justiça. Assim, apresenta-se a transformação de uma sociedade marcada por um modelo de justiça que se mantinha como dominante por longo perí­odo. Percebendo, de um lado, que a busca pela justiça pode levar a uma mudança social e, de outro, que a mudança social desencadeia consequentemente uma mudança na compreensão do conceito de justiça. Fatos históricos serão apresentados para que se faça a conexão da ideia com a prática e a derivação dessa combinação. Alguns pensamentos serão explanados para que se perceba a dialética entre o conceito e o fato, de modo que se constate o potencial revolucionário que a Reforma Protestante desencadeou, dentre outros ramos, no Direito e no próprio pensamento da justiça.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/285
url https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unialfa.com.br/index.php/pensamentojuridico/article/view/285/191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pensamento Jurí­dico
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pensamento Jurí­dico
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
publisher.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico; v. 9 n. 1 (2016)
2447-8571
2238-944X
reponame:Revista Pensamento Jurídico
instname:Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron:FADISP
instname_str Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
instacron_str FADISP
institution FADISP
reponame_str Revista Pensamento Jurídico
collection Revista Pensamento Jurídico
repository.name.fl_str_mv Revista Pensamento Jurídico - Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
repository.mail.fl_str_mv revistapensamentojuridico@unialfa.com.br ||
_version_ 1798045992051802112