Aplicabilidade da técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) no tratamento de crianças com paralisia cerebral espástica (PCE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Alexandre Gomes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)
Texto Completo: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/953
Resumo: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Fisioterapia. Orientadora: Profª. Ms. Flaviany Alves Braga
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spelling Aplicabilidade da técnica de facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) no tratamento de crianças com paralisia cerebral espástica (PCE)FisioterapiaParalisia CerebralEspasticidadeFacilitação Neuromuscular ProprioceptivaCriançaMonografia apresentada ao Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Fisioterapia. Orientadora: Profª. Ms. Flaviany Alves BragaA paralisia cerebral é um grupo de desordens motoras, não progressivas, que indica uma lesão irreversível no cérebro. Por outro lado, a criança com paralisia cerebral geralmente apresenta grau de espasticidade, sendo essa definida como a exacerbação dos reflexos profundos com o acréscimo de resistência à movimentação passiva, caracterizada pela hiperexcitabilidade do reflexo de estiramento ou miotático. O estudo mostra a aplicação da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - FNP, que tem como conceito que todo ser humano, independentemente da patologia ou doença existente que interfira em sua função, tem um potencial existente a ser explorado, tendo como princípio a estimulação visando melhor controle e função neuromuscular. A literatura da ênfase que há vários tipos de paralisia cerebral, o objetivo desse estudo é com enfoque no tipo espástico que é o tipo de paralisia cerebral mais comum. Adota como metodologia um estudo que consiste em uma abordagem qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica descritiva, relativa e atual, através de levantamento documental científico. Considera finalmente que como melhor tratamento para a paralisia cerebral é sem dúvida, a prevenção, porém, quando a criança apresenta tal disfunção é necessário submetê-la ao tratamento o mais precoce possível com a finalidade de ganhar, manter e/ou até reverter algumas alterações, sendo assim, é viável a execução da técnica de FNP na presença da espasticidade, porém a mesma não poderá ser aplicada com resistência e, além disso, os movimentos ou exercícios não devem ser realizados de forma abrupta e explosiva, devendo manter uma sincronia do movimento e com a realização suave dos mesmos.Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)2011info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Alexandre Gomes deAndrade, Alexandre Gomes dereponame:Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA)instname:Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)instacron:FAEMA2023-02-03T12:38:38Zoai:repositorio.unifaema.edu.br:123456789/953Biblioteca Digital de Monografiahttp://repositorio.faema.edu.br/PRIhttps://repositorio.faema.edu.br/oai/requestsecon@unifaema.edu.br || faema@unifaema.edu.bropendoar:2023-02-03T12:38:38Repositório Institucional da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RI-FAEMA) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)false
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