CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa et al., Carina da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FAIPE
Texto Completo: https://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/article/view/62
Resumo: A odontologia nos dias de hoje se faz necessário o exame clínico onde se diagnostica os tipos de doenças que podem ser causadas por uma má higienização, a presença da candidíase por exemplo ela está presente em todas as pessoas, porém só se manifestam caso haja algum aspecto na cavidade bucal que influência o seu desenvolvimento, ou até mesmo por imunidade baixa, entre outros. Com isso foi diagnosticado que podem apresentar-se como aguda ou crônica principalmente em pacientes que fazem o uso da prótese por muito tempo, e isso colabora para o aparecimento dos fungos cândida albicans, causando consequências ao meio bucal. Com a presença da candidíase muitos pacientes tem a sensação de ardência, edema, eritema, mau hálito, e queimação na cavidade oral, podendo causar um certo desconforto no paciente, onde a presença do fungo com maior frequência encontrasse presente no palato. Durante o diagnostico no exame clínico a conduta terapêutica se faz necessária a fim de melhorar as condições de saúde bucal do paciente, onde o tratamento varia desde pomadas como a nistatina, daktarim gel, até o uso do medicamento como o fluconazol em casos em que o tratamento tópico não surja efeito. O tratamento varia dependendo o grau em que se encontra a lesão causada pelos fungos da cândida.
id FAIPE-1_4b548b1ca56f2ab6faaf2582b98a407d
oai_identifier_str oai:ojs2.portal.periodicos.faipe.edu.br:article/62
network_acronym_str FAIPE-1
network_name_str Revista FAIPE
repository_id_str
spelling CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTOCandidíaseFungos cândida albicansCavidade oralTratamentoA odontologia nos dias de hoje se faz necessário o exame clínico onde se diagnostica os tipos de doenças que podem ser causadas por uma má higienização, a presença da candidíase por exemplo ela está presente em todas as pessoas, porém só se manifestam caso haja algum aspecto na cavidade bucal que influência o seu desenvolvimento, ou até mesmo por imunidade baixa, entre outros. Com isso foi diagnosticado que podem apresentar-se como aguda ou crônica principalmente em pacientes que fazem o uso da prótese por muito tempo, e isso colabora para o aparecimento dos fungos cândida albicans, causando consequências ao meio bucal. Com a presença da candidíase muitos pacientes tem a sensação de ardência, edema, eritema, mau hálito, e queimação na cavidade oral, podendo causar um certo desconforto no paciente, onde a presença do fungo com maior frequência encontrasse presente no palato. Durante o diagnostico no exame clínico a conduta terapêutica se faz necessária a fim de melhorar as condições de saúde bucal do paciente, onde o tratamento varia desde pomadas como a nistatina, daktarim gel, até o uso do medicamento como o fluconazol em casos em que o tratamento tópico não surja efeito. O tratamento varia dependendo o grau em que se encontra a lesão causada pelos fungos da cândida.Faculdade FAIPE2023-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/article/view/62REVISTA FAIPE; v. 11 n. 1 (2021); p. 155-1632179-9660reponame:Revista FAIPEinstname:Faculdade de Tecnologia do Instituto de Pesquisa e Ensino - FAIPEinstacron:FAIPEporhttps://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/article/view/62/61Copyright (c) 2021 REVISTA FAIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa et al., Carina da 2023-02-21T16:41:45Zoai:ojs2.portal.periodicos.faipe.edu.br:article/62Revistahttps://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/PRIhttps://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/oaieditor.rfaipe@gmail.com2179-96602179-9660opendoar:2023-02-21T16:41:45Revista FAIPE - Faculdade de Tecnologia do Instituto de Pesquisa e Ensino - FAIPEfalse
dc.title.none.fl_str_mv CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO
title CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO
spellingShingle CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO
Rosa et al., Carina da
Candidíase
Fungos cândida albicans
Cavidade oral
Tratamento
title_short CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO
title_full CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO
title_fullStr CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO
title_full_unstemmed CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO
title_sort CANDIDÍASE BUCAL: ASPECTO CLÍNICO E TRATAMENTO
author Rosa et al., Carina da
author_facet Rosa et al., Carina da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa et al., Carina da
dc.subject.por.fl_str_mv Candidíase
Fungos cândida albicans
Cavidade oral
Tratamento
topic Candidíase
Fungos cândida albicans
Cavidade oral
Tratamento
description A odontologia nos dias de hoje se faz necessário o exame clínico onde se diagnostica os tipos de doenças que podem ser causadas por uma má higienização, a presença da candidíase por exemplo ela está presente em todas as pessoas, porém só se manifestam caso haja algum aspecto na cavidade bucal que influência o seu desenvolvimento, ou até mesmo por imunidade baixa, entre outros. Com isso foi diagnosticado que podem apresentar-se como aguda ou crônica principalmente em pacientes que fazem o uso da prótese por muito tempo, e isso colabora para o aparecimento dos fungos cândida albicans, causando consequências ao meio bucal. Com a presença da candidíase muitos pacientes tem a sensação de ardência, edema, eritema, mau hálito, e queimação na cavidade oral, podendo causar um certo desconforto no paciente, onde a presença do fungo com maior frequência encontrasse presente no palato. Durante o diagnostico no exame clínico a conduta terapêutica se faz necessária a fim de melhorar as condições de saúde bucal do paciente, onde o tratamento varia desde pomadas como a nistatina, daktarim gel, até o uso do medicamento como o fluconazol em casos em que o tratamento tópico não surja efeito. O tratamento varia dependendo o grau em que se encontra a lesão causada pelos fungos da cândida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/article/view/62
url https://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/article/view/62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portal.periodicos.faipe.edu.br/ojs/index.php/rfaipe/article/view/62/61
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA FAIPE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA FAIPE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade FAIPE
publisher.none.fl_str_mv Faculdade FAIPE
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA FAIPE; v. 11 n. 1 (2021); p. 155-163
2179-9660
reponame:Revista FAIPE
instname:Faculdade de Tecnologia do Instituto de Pesquisa e Ensino - FAIPE
instacron:FAIPE
instname_str Faculdade de Tecnologia do Instituto de Pesquisa e Ensino - FAIPE
instacron_str FAIPE
institution FAIPE
reponame_str Revista FAIPE
collection Revista FAIPE
repository.name.fl_str_mv Revista FAIPE - Faculdade de Tecnologia do Instituto de Pesquisa e Ensino - FAIPE
repository.mail.fl_str_mv editor.rfaipe@gmail.com
_version_ 1814983879777320960