EXCESSUS DE DEUS, VERBUM E A SOMBRA: MODOS DE CONHECIMENTO NOS SERMÕES DE ANTÔNIO VIEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectiva Teológica (Online) |
Texto Completo: | https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/1593 |
Resumo: | Na epistemologia escolástica havia não somente a preocupação de aplicar a doutrina aristotélica da abstração, considerando o funcionamento dos sentidos externos e internos, mas também de garantir a possibilidade do conhecimento direto ou intuitivo, que se daria sem a mediação de representações mentais. Tal possibilidade baseava-se no fato de haver um conhecimento que aconteceria pela força própria do objeto de dar-se a conhecer, que permitiria conhecer algo excedente à experiência sensorial humana, visto que os sentidos somente podem perceber o que é comensurável a eles. O componente interno que permite tal conhecimento intuitivo na tradição agostiniana era o verbum intus prolatum, que seria palavra anterior a toda fala humana e diferente do discurso da racionalidade humana. Na refinada teologia de Vieira no sermão da Madrugada da Ressurreição pregado na Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Belém do Pará, aparecem claros elementos da Teologia Negativa, de Mariologia e da doutrina do conhecimento intuitivo.ABSTRACT: In the scholastic epistemology there was not only the attempt to apply the Aristotelian doctrine of abstraction, taking into account the external and internal senses, but also the attempt to preserve the possibility of knowing something directly or intuitively, i.e., without any mediation of a mental representation. This was the guarantee that there could be a kind of knowledge derived from the object's own force of revealing itself, which makes possible the knowledge of something that exceeds the human sensorial capacities, since the senses can only perceive something commensurate to them. The internal component responsible for this intuitive knowledge for Augustine was the verbum intus prolatum, which is the word before any human speech and distinct from the discursive human rationality. In Vieira's sophisticated theology of the sermon of Madrugada da Ressurreição, preached in the church of Nossa Senhora da Graça, in Belém do Pará, there are clear elements of Negative Theology, of Mariology and of the doctrine of intuitive knowledge. |
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