A PROPÓSITO DA EVANGELIZAÇÃO EXPLÍCITA A DECLARAÇÃO DOMINUS IESUS REVISITADA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectiva Teológica (Online) |
Texto Completo: | https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/381 |
Resumo: | O Decreto sobre o Múnus Pastoral dos Bispos na Igreja, do Vaticano II (28.10.1965), e a Declaração sobre a unicidade e universalidade salvífica de Jesus, da Congregação para a Doutrina da Fé (06.08.2000) têm nomes semelhantes. Ambos falam do “Senhor” que caminha. Mas o Senhor caminha, nesses documentos, em direções diferentes. O Decreto do Concílio inicia seu discurso em nome do “Cristo Senhor” (Christus Dominus [CD]), que desceu do céu e veio, enviado pelo Pai, para salvar o seu povo (cf. CD 1). A Declaração da Congregação invoca o “Senhor Jesus” (Dominus Iesus [DI]), que subiu ao céu e, ao despedir-se dos seus, deu ordens e falou com “toda a autoridade” (cf. DI 1). No Decreto, os bispos do mundo inteiro lembram-se da responsabilidade para com toda a Igreja e para com o mundo, e essa responsabilidade desdobra-se na partilha e no especial cuidado “pelos pobres e humildes” (CD 6; 7; 13). |
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A PROPÓSITO DA EVANGELIZAÇÃO EXPLÍCITA A DECLARAÇÃO DOMINUS IESUS REVISITADAO Decreto sobre o Múnus Pastoral dos Bispos na Igreja, do Vaticano II (28.10.1965), e a Declaração sobre a unicidade e universalidade salvífica de Jesus, da Congregação para a Doutrina da Fé (06.08.2000) têm nomes semelhantes. Ambos falam do “Senhor” que caminha. Mas o Senhor caminha, nesses documentos, em direções diferentes. O Decreto do Concílio inicia seu discurso em nome do “Cristo Senhor” (Christus Dominus [CD]), que desceu do céu e veio, enviado pelo Pai, para salvar o seu povo (cf. CD 1). A Declaração da Congregação invoca o “Senhor Jesus” (Dominus Iesus [DI]), que subiu ao céu e, ao despedir-se dos seus, deu ordens e falou com “toda a autoridade” (cf. DI 1). No Decreto, os bispos do mundo inteiro lembram-se da responsabilidade para com toda a Igreja e para com o mundo, e essa responsabilidade desdobra-se na partilha e no especial cuidado “pelos pobres e humildes” (CD 6; 7; 13).Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/381Perspectiva Teológica; v. 37 n. 103 (2005): CATEQUESE NA IGREJA; 407Perspectiva Teológica; Vol. 37 No. 103 (2005): CATEQUESE NA IGREJA; 407Perspectiva Teológica; Vol. 37 No 103 (2005): CATEQUESE NA IGREJA; 407Perspectiva Teológica; V. 37 N. 103 (2005): CATEQUESE NA IGREJA; 407Perspectiva Teológica; Vol. 37 Núm. 103 (2005): CATEQUESE NA IGREJA; 4072176-87570102-4469reponame:Perspectiva Teológica (Online)instname:Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)instacron:FAJEporhttps://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/381/724Suess, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-04T13:11:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/381Revistahttp://faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectivaPRIhttp://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/oai||editor.pt@faculdadejesuita.edu.br2176-87570102-4469opendoar:2020-01-04T13:11:09Perspectiva Teológica (Online) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)false |
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