FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suess, Paulo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectiva Teológica (Online)
Texto Completo: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252
Resumo: O artigo aponta para a contradição da missão quinhentista entre a universalidade geográfica e a exclusividade salvífica. O ator social que se move nessa contradição, Francisco Xavier, cujo quinto centenário de nascimento recentemente celebramos, em 1927, junto com Teresinha de Jesus, foi declarado padroeiro das missões católicas. O despojamento de Francisco era radical e prudente. Nunca procurou “curtir” a sua obra, descansar sobre glórias alcançadas. Seu coração estava onde seus pés andavam e seus braços se multiplicavam. A constelação política da Ásia não permitiu a Francisco lançar as raízes de uma nova cristandade. Na Índia e no Japão, onde desenvolveu sua missão ad gentes, o catolicismo tem até hoje um papel, numericamente, marginal. A importância do seu labor missionário não está na quantidade dos batizados, mas na qualidade do seu testemunho. E este testemunho está ainda presente nos kirishitan (cristãos) que, para a surpresa dos missionários do século XIX, por mais de duzentos anos viveram a sua fé no Japão, no martírio e na clandestinidade.ABSTRACT: The article points out the contradiction of 1500s' mission between the geographic universality and salvific exclusivism. The person who represents this contradiction, Francis Xavier, whom we recently celebrated the birth's fifth century, Filipiin 1927, with Little Therese of Jesus, was declared the patron saint of Catholic missions. Saint Francis”˜ unambitiousness was radical and prudent. He never tried to hold on his work, to rest upon the glories conquered. His heart was where his feet had walked and his arms multiplied. Asia's political constellation did not allow Saint Francis to establish roots of a new Christendom. In India and Japan, where he developed his mission ad gentes, Catholicism has a numerically insignificant role until our days. The importance of his missionary work does not remain in the number of the baptized, but in the quality of his testimony. And this testimony is still present among kirishitan (Christians) who for more than two hundred years lived their faith in Japan under martyrdom and on clandestinity causing surprise to the nineteen century's missionaries. 
id FAJE_ca4c0296bb666a2d9d23af7d80a96983
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252
network_acronym_str FAJE
network_name_str Perspectiva Teológica (Online)
repository_id_str
spelling FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSOMétodo missionáriouniversalidade da féinculturaçãodiálogo inter-religiosoexclusivismo salvífico.O artigo aponta para a contradição da missão quinhentista entre a universalidade geográfica e a exclusividade salvífica. O ator social que se move nessa contradição, Francisco Xavier, cujo quinto centenário de nascimento recentemente celebramos, em 1927, junto com Teresinha de Jesus, foi declarado padroeiro das missões católicas. O despojamento de Francisco era radical e prudente. Nunca procurou “curtir” a sua obra, descansar sobre glórias alcançadas. Seu coração estava onde seus pés andavam e seus braços se multiplicavam. A constelação política da Ásia não permitiu a Francisco lançar as raízes de uma nova cristandade. Na Índia e no Japão, onde desenvolveu sua missão ad gentes, o catolicismo tem até hoje um papel, numericamente, marginal. A importância do seu labor missionário não está na quantidade dos batizados, mas na qualidade do seu testemunho. E este testemunho está ainda presente nos kirishitan (cristãos) que, para a surpresa dos missionários do século XIX, por mais de duzentos anos viveram a sua fé no Japão, no martírio e na clandestinidade.ABSTRACT: The article points out the contradiction of 1500s' mission between the geographic universality and salvific exclusivism. The person who represents this contradiction, Francis Xavier, whom we recently celebrated the birth's fifth century, Filipiin 1927, with Little Therese of Jesus, was declared the patron saint of Catholic missions. Saint Francis”˜ unambitiousness was radical and prudent. He never tried to hold on his work, to rest upon the glories conquered. His heart was where his feet had walked and his arms multiplied. Asia's political constellation did not allow Saint Francis to establish roots of a new Christendom. In India and Japan, where he developed his mission ad gentes, Catholicism has a numerically insignificant role until our days. The importance of his missionary work does not remain in the number of the baptized, but in the quality of his testimony. And this testimony is still present among kirishitan (Christians) who for more than two hundred years lived their faith in Japan under martyrdom and on clandestinity causing surprise to the nineteen century's missionaries. Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/25210.20911/21768757v39n107p49/2007Perspectiva Teológica; v. 39 n. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49Perspectiva Teológica; Vol. 39 No. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49Perspectiva Teológica; Vol. 39 No 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49Perspectiva Teológica; V. 39 N. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49Perspectiva Teológica; Vol. 39 Núm. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 492176-87570102-4469reponame:Perspectiva Teológica (Online)instname:Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)instacron:FAJEporhttps://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252/471Suess, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-04T13:10:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252Revistahttp://faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectivaPRIhttp://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/oai||editor.pt@faculdadejesuita.edu.br2176-87570102-4469opendoar:2020-01-04T13:10:07Perspectiva Teológica (Online) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)false
dc.title.none.fl_str_mv FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
title FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
spellingShingle FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Suess, Paulo
Método missionário
universalidade da fé
inculturação
diálogo inter-religioso
exclusivismo salvífico.
title_short FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
title_full FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
title_fullStr FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
title_full_unstemmed FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
title_sort FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
author Suess, Paulo
author_facet Suess, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suess, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Método missionário
universalidade da fé
inculturação
diálogo inter-religioso
exclusivismo salvífico.
topic Método missionário
universalidade da fé
inculturação
diálogo inter-religioso
exclusivismo salvífico.
description O artigo aponta para a contradição da missão quinhentista entre a universalidade geográfica e a exclusividade salvífica. O ator social que se move nessa contradição, Francisco Xavier, cujo quinto centenário de nascimento recentemente celebramos, em 1927, junto com Teresinha de Jesus, foi declarado padroeiro das missões católicas. O despojamento de Francisco era radical e prudente. Nunca procurou “curtir” a sua obra, descansar sobre glórias alcançadas. Seu coração estava onde seus pés andavam e seus braços se multiplicavam. A constelação política da Ásia não permitiu a Francisco lançar as raízes de uma nova cristandade. Na Índia e no Japão, onde desenvolveu sua missão ad gentes, o catolicismo tem até hoje um papel, numericamente, marginal. A importância do seu labor missionário não está na quantidade dos batizados, mas na qualidade do seu testemunho. E este testemunho está ainda presente nos kirishitan (cristãos) que, para a surpresa dos missionários do século XIX, por mais de duzentos anos viveram a sua fé no Japão, no martírio e na clandestinidade.ABSTRACT: The article points out the contradiction of 1500s' mission between the geographic universality and salvific exclusivism. The person who represents this contradiction, Francis Xavier, whom we recently celebrated the birth's fifth century, Filipiin 1927, with Little Therese of Jesus, was declared the patron saint of Catholic missions. Saint Francis”˜ unambitiousness was radical and prudent. He never tried to hold on his work, to rest upon the glories conquered. His heart was where his feet had walked and his arms multiplied. Asia's political constellation did not allow Saint Francis to establish roots of a new Christendom. In India and Japan, where he developed his mission ad gentes, Catholicism has a numerically insignificant role until our days. The importance of his missionary work does not remain in the number of the baptized, but in the quality of his testimony. And this testimony is still present among kirishitan (Christians) who for more than two hundred years lived their faith in Japan under martyrdom and on clandestinity causing surprise to the nineteen century's missionaries. 
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252
10.20911/21768757v39n107p49/2007
url https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252
identifier_str_mv 10.20911/21768757v39n107p49/2007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252/471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Teológica; v. 39 n. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49
Perspectiva Teológica; Vol. 39 No. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49
Perspectiva Teológica; Vol. 39 No 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49
Perspectiva Teológica; V. 39 N. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49
Perspectiva Teológica; Vol. 39 Núm. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49
2176-8757
0102-4469
reponame:Perspectiva Teológica (Online)
instname:Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
instacron:FAJE
instname_str Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
instacron_str FAJE
institution FAJE
reponame_str Perspectiva Teológica (Online)
collection Perspectiva Teológica (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectiva Teológica (Online) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
repository.mail.fl_str_mv ||editor.pt@faculdadejesuita.edu.br
_version_ 1798321264539992064