FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectiva Teológica (Online) |
Texto Completo: | https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252 |
Resumo: | O artigo aponta para a contradição da missão quinhentista entre a universalidade geográfica e a exclusividade salvífica. O ator social que se move nessa contradição, Francisco Xavier, cujo quinto centenário de nascimento recentemente celebramos, em 1927, junto com Teresinha de Jesus, foi declarado padroeiro das missões católicas. O despojamento de Francisco era radical e prudente. Nunca procurou “curtir” a sua obra, descansar sobre glórias alcançadas. Seu coração estava onde seus pés andavam e seus braços se multiplicavam. A constelação política da Ásia não permitiu a Francisco lançar as raízes de uma nova cristandade. Na Índia e no Japão, onde desenvolveu sua missão ad gentes, o catolicismo tem até hoje um papel, numericamente, marginal. A importância do seu labor missionário não está na quantidade dos batizados, mas na qualidade do seu testemunho. E este testemunho está ainda presente nos kirishitan (cristãos) que, para a surpresa dos missionários do século XIX, por mais de duzentos anos viveram a sua fé no Japão, no martírio e na clandestinidade.ABSTRACT: The article points out the contradiction of 1500s' mission between the geographic universality and salvific exclusivism. The person who represents this contradiction, Francis Xavier, whom we recently celebrated the birth's fifth century, Filipiin 1927, with Little Therese of Jesus, was declared the patron saint of Catholic missions. Saint Francis”˜ unambitiousness was radical and prudent. He never tried to hold on his work, to rest upon the glories conquered. His heart was where his feet had walked and his arms multiplied. Asia's political constellation did not allow Saint Francis to establish roots of a new Christendom. In India and Japan, where he developed his mission ad gentes, Catholicism has a numerically insignificant role until our days. The importance of his missionary work does not remain in the number of the baptized, but in the quality of his testimony. And this testimony is still present among kirishitan (Christians) who for more than two hundred years lived their faith in Japan under martyrdom and on clandestinity causing surprise to the nineteen century's missionaries. |
id |
FAJE_ca4c0296bb666a2d9d23af7d80a96983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252 |
network_acronym_str |
FAJE |
network_name_str |
Perspectiva Teológica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSOMétodo missionáriouniversalidade da féinculturaçãodiálogo inter-religiosoexclusivismo salvífico.O artigo aponta para a contradição da missão quinhentista entre a universalidade geográfica e a exclusividade salvífica. O ator social que se move nessa contradição, Francisco Xavier, cujo quinto centenário de nascimento recentemente celebramos, em 1927, junto com Teresinha de Jesus, foi declarado padroeiro das missões católicas. O despojamento de Francisco era radical e prudente. Nunca procurou “curtir” a sua obra, descansar sobre glórias alcançadas. Seu coração estava onde seus pés andavam e seus braços se multiplicavam. A constelação política da Ásia não permitiu a Francisco lançar as raízes de uma nova cristandade. Na Índia e no Japão, onde desenvolveu sua missão ad gentes, o catolicismo tem até hoje um papel, numericamente, marginal. A importância do seu labor missionário não está na quantidade dos batizados, mas na qualidade do seu testemunho. E este testemunho está ainda presente nos kirishitan (cristãos) que, para a surpresa dos missionários do século XIX, por mais de duzentos anos viveram a sua fé no Japão, no martírio e na clandestinidade.ABSTRACT: The article points out the contradiction of 1500s' mission between the geographic universality and salvific exclusivism. The person who represents this contradiction, Francis Xavier, whom we recently celebrated the birth's fifth century, Filipiin 1927, with Little Therese of Jesus, was declared the patron saint of Catholic missions. Saint Francis”˜ unambitiousness was radical and prudent. He never tried to hold on his work, to rest upon the glories conquered. His heart was where his feet had walked and his arms multiplied. Asia's political constellation did not allow Saint Francis to establish roots of a new Christendom. In India and Japan, where he developed his mission ad gentes, Catholicism has a numerically insignificant role until our days. The importance of his missionary work does not remain in the number of the baptized, but in the quality of his testimony. And this testimony is still present among kirishitan (Christians) who for more than two hundred years lived their faith in Japan under martyrdom and on clandestinity causing surprise to the nineteen century's missionaries. Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/25210.20911/21768757v39n107p49/2007Perspectiva Teológica; v. 39 n. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49Perspectiva Teológica; Vol. 39 No. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49Perspectiva Teológica; Vol. 39 No 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49Perspectiva Teológica; V. 39 N. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49Perspectiva Teológica; Vol. 39 Núm. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 492176-87570102-4469reponame:Perspectiva Teológica (Online)instname:Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)instacron:FAJEporhttps://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252/471Suess, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-04T13:10:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252Revistahttp://faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectivaPRIhttp://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/oai||editor.pt@faculdadejesuita.edu.br2176-87570102-4469opendoar:2020-01-04T13:10:07Perspectiva Teológica (Online) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO |
title |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO |
spellingShingle |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO Suess, Paulo Método missionário universalidade da fé inculturação diálogo inter-religioso exclusivismo salvífico. |
title_short |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO |
title_full |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO |
title_fullStr |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO |
title_full_unstemmed |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO |
title_sort |
FRANCISCO XAVIER 500 ANOS DE DESAFIO COM O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO |
author |
Suess, Paulo |
author_facet |
Suess, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suess, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método missionário universalidade da fé inculturação diálogo inter-religioso exclusivismo salvífico. |
topic |
Método missionário universalidade da fé inculturação diálogo inter-religioso exclusivismo salvífico. |
description |
O artigo aponta para a contradição da missão quinhentista entre a universalidade geográfica e a exclusividade salvífica. O ator social que se move nessa contradição, Francisco Xavier, cujo quinto centenário de nascimento recentemente celebramos, em 1927, junto com Teresinha de Jesus, foi declarado padroeiro das missões católicas. O despojamento de Francisco era radical e prudente. Nunca procurou “curtir” a sua obra, descansar sobre glórias alcançadas. Seu coração estava onde seus pés andavam e seus braços se multiplicavam. A constelação política da Ásia não permitiu a Francisco lançar as raízes de uma nova cristandade. Na Índia e no Japão, onde desenvolveu sua missão ad gentes, o catolicismo tem até hoje um papel, numericamente, marginal. A importância do seu labor missionário não está na quantidade dos batizados, mas na qualidade do seu testemunho. E este testemunho está ainda presente nos kirishitan (cristãos) que, para a surpresa dos missionários do século XIX, por mais de duzentos anos viveram a sua fé no Japão, no martírio e na clandestinidade.ABSTRACT: The article points out the contradiction of 1500s' mission between the geographic universality and salvific exclusivism. The person who represents this contradiction, Francis Xavier, whom we recently celebrated the birth's fifth century, Filipiin 1927, with Little Therese of Jesus, was declared the patron saint of Catholic missions. Saint Francis”˜ unambitiousness was radical and prudent. He never tried to hold on his work, to rest upon the glories conquered. His heart was where his feet had walked and his arms multiplied. Asia's political constellation did not allow Saint Francis to establish roots of a new Christendom. In India and Japan, where he developed his mission ad gentes, Catholicism has a numerically insignificant role until our days. The importance of his missionary work does not remain in the number of the baptized, but in the quality of his testimony. And this testimony is still present among kirishitan (Christians) who for more than two hundred years lived their faith in Japan under martyrdom and on clandestinity causing surprise to the nineteen century's missionaries. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252 10.20911/21768757v39n107p49/2007 |
url |
https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252 |
identifier_str_mv |
10.20911/21768757v39n107p49/2007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/252/471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Teológica; v. 39 n. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49 Perspectiva Teológica; Vol. 39 No. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49 Perspectiva Teológica; Vol. 39 No 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49 Perspectiva Teológica; V. 39 N. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49 Perspectiva Teológica; Vol. 39 Núm. 107 (2007): FAJE: 25 ANOS DE TEOLOGIA; 49 2176-8757 0102-4469 reponame:Perspectiva Teológica (Online) instname:Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) instacron:FAJE |
instname_str |
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) |
instacron_str |
FAJE |
institution |
FAJE |
reponame_str |
Perspectiva Teológica (Online) |
collection |
Perspectiva Teológica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectiva Teológica (Online) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editor.pt@faculdadejesuita.edu.br |
_version_ |
1798321264539992064 |