O MINISTÉRIO ECLESIAL À LUZ DA ATUAÇÃO DE JESUS A PROPÓSITO DO “ANO SACERDOTAL”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taborda, Francisco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectiva Teológica (Online)
Texto Completo: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/view/293
Resumo: O ministério eclesial só pode ser compreendido à luz da prática de Jesus. Ora, Jesus não foi da casta sacerdotal. Quando a Epístola aos Hebreus usa a categoria de sacerdote para iluminar o mistério de Cristo, explicita-a de tal forma que Cristo se manifesta como o fim e a realização de todo o sacerdócio das religiões. A forma como Jesus se apresenta nos Evangelhos evoca a figura do Servo de YHWH, tal como descrita nos quatro cânticos do Deuteroisaías. A partir daí se deve entender também o ministério eclesial e o poder na Igreja. É o poder-serviço que dá espaço a que cada membro da Igreja se possa realizar na liberdade dos filhos de Deus. A Igreja é o povo sacerdotal. Que os ministros tenham podido vir a ser designados como sacerdotes é resultado de uma evolução que deverá ser esboçada e para a qual se procurará uma explicação. A partir daí se verá em que sentido essa designação pouco feliz pode e deve ser entendida.ABSTRACT: Ecclesiastical ministry can be understood only in the light of the praxis of Jesus. However, Jesus was not of the priestly class. When the Epistle to the Hebrews uses the category of priest to illuminate the mystery of Christ, it expresses that Christ manifests himself as the end and the fulfilment of all priesthood rooted in all religions. The manner in which Jesus presents himself in the Gospels evokes the figure of the Servant of Yahweh, as described in the four songs of the Deutero Isaiah. From this point on one should understand also the ecclesiastical ministry and the power in the Church. It is the power-service concept that makes it possible so that each member of the Church can reach fulfilment in freedom as children of God. The Church is the priestly people. That the ministers have been able to come to be designated as priests is the result of an evolution that will have to be sketched and for which an explanation will be sought. From then on it will be seen in which sense this unhappy designation can and must be understood.
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