CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92 |
Resumo: | Este texto é um pequeno esboço sobre as condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Trata-se de um texto que busca elencar resumidamente resultados parciais da pesquisa cujo foco está nessas condições, ou seja, na ideia de raça, na hierarquia de raças, na ruptura da forma de pensar essa diferença, antes de maneira mítica e religiosa e depois a partir de teorias racialistas modernas. São discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusão quanto uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas. |
id |
FAMA-0_0540a0f8163f5e1f4c3164626300ce43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/92 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASILEducação. Pedagogia.Políticas Afirmativas. Discursos. Rupturas.Este texto é um pequeno esboço sobre as condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Trata-se de um texto que busca elencar resumidamente resultados parciais da pesquisa cujo foco está nessas condições, ou seja, na ideia de raça, na hierarquia de raças, na ruptura da forma de pensar essa diferença, antes de maneira mítica e religiosa e depois a partir de teorias racialistas modernas. São discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusão quanto uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAROCHA, Erica SilvaMALDONADO, Maritza M. C.2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 138-502178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92/86Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/92Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.6Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
spellingShingle |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL ROCHA, Erica Silva Educação. Pedagogia. Políticas Afirmativas. Discursos. Rupturas. |
title_short |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title_fullStr |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
title_sort |
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL |
author |
ROCHA, Erica Silva |
author_facet |
ROCHA, Erica Silva MALDONADO, Maritza M. C. |
author_role |
author |
author2 |
MALDONADO, Maritza M. C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Erica Silva MALDONADO, Maritza M. C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Pedagogia. Políticas Afirmativas. Discursos. Rupturas. |
topic |
Educação. Pedagogia. Políticas Afirmativas. Discursos. Rupturas. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este texto é um pequeno esboço sobre as condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Trata-se de um texto que busca elencar resumidamente resultados parciais da pesquisa cujo foco está nessas condições, ou seja, na ideia de raça, na hierarquia de raças, na ruptura da forma de pensar essa diferença, antes de maneira mítica e religiosa e depois a partir de teorias racialistas modernas. São discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusão quanto uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas. |
description |
Este texto é um pequeno esboço sobre as condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Trata-se de um texto que busca elencar resumidamente resultados parciais da pesquisa cujo foco está nessas condições, ou seja, na ideia de raça, na hierarquia de raças, na ruptura da forma de pensar essa diferença, antes de maneira mítica e religiosa e depois a partir de teorias racialistas modernas. São discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusão quanto uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92/86 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 138-50 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926329184256 |