CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Erica Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MALDONADO, Maritza M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92
Resumo: Este texto é um pequeno esboço sobre as condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Trata-se de um texto que busca elencar resumidamente resultados parciais da pesquisa cujo foco está nessas condições, ou seja, na ideia de raça, na hierarquia de raças, na ruptura da forma de pensar essa diferença, antes de maneira mítica e religiosa e depois a partir de teorias racialistas modernas. São discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusão quanto uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas.
id FAMA-0_0540a0f8163f5e1f4c3164626300ce43
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/92
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASILEducação. Pedagogia.Políticas Afirmativas. Discursos. Rupturas.Este texto é um pequeno esboço sobre as condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Trata-se de um texto que busca elencar resumidamente resultados parciais da pesquisa cujo foco está nessas condições, ou seja, na ideia de raça, na hierarquia de raças, na ruptura da forma de pensar essa diferença, antes de maneira mítica e religiosa e depois a partir de teorias racialistas modernas. São discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusão quanto uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAROCHA, Erica SilvaMALDONADO, Maritza M. C.2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 138-502178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92/86Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/92Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.6Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
spellingShingle CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
ROCHA, Erica Silva
Educação. Pedagogia.
Políticas Afirmativas. Discursos. Rupturas.
title_short CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title_full CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title_fullStr CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title_full_unstemmed CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
title_sort CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A EMERGÊNCIA DO DISCURSO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
author ROCHA, Erica Silva
author_facet ROCHA, Erica Silva
MALDONADO, Maritza M. C.
author_role author
author2 MALDONADO, Maritza M. C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Erica Silva
MALDONADO, Maritza M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Pedagogia.
Políticas Afirmativas. Discursos. Rupturas.
topic Educação. Pedagogia.
Políticas Afirmativas. Discursos. Rupturas.
dc.description.none.fl_txt_mv Este texto é um pequeno esboço sobre as condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Trata-se de um texto que busca elencar resumidamente resultados parciais da pesquisa cujo foco está nessas condições, ou seja, na ideia de raça, na hierarquia de raças, na ruptura da forma de pensar essa diferença, antes de maneira mítica e religiosa e depois a partir de teorias racialistas modernas. São discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusão quanto uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas.
description Este texto é um pequeno esboço sobre as condições que possibilitaram a emergência do Discurso das Políticas Afirmativas na Educação Superior. Trata-se de um texto que busca elencar resumidamente resultados parciais da pesquisa cujo foco está nessas condições, ou seja, na ideia de raça, na hierarquia de raças, na ruptura da forma de pensar essa diferença, antes de maneira mítica e religiosa e depois a partir de teorias racialistas modernas. São discursos que constituíram a forma de pensar e agir em termos raciais, possibilitando tanto mecanismos de exclusão quanto uma posterior ruptura, fazendo emergir o discurso das ações afirmativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/92/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 138-50
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926329184256