A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78 |
Resumo: | RESUMO Neste texto, desenvolvemos uma análise referente as experiências sobre educação profissional no Brasil, com o objetivo de entender as ideias do empresariado sobre a questão, pois desde o inicio do século XX, realizadas principalmente por Roberto Mange. A partir da análise da revista IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho é que apresentamos este texto, buscando compreender também os objetivos dos industriais com o investimento na preparação de trabalhadores para produzir mais, com agilidade, rapidez, contribuindo para aumentar a produção no espaço fabril, aumentando assim, a acumulação de capital. Analisamos documentos também do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para aprofundar nossa análise. Um dos resultados da pesquisa que realizamos é que A Escola de Formação Ferroviária Sorocaba, cumpriu um papel fundamental para aprimorar o desempenho dos trabalhadores no setor ferroviário, garantir qualidade no trabalho, além de doutriná-los na lógica taylorista de produção, tornando-os dóceis, adaptáveis, tornando-se um mecanismo para evitar que os trabalhadores causassem prejuízos ao realizarem protestos, greves no setor ferroviário do país. |
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A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANAHistoria da Educação; Sociologia da educação; Sociologia do TrabalhoPalavras-chave: Educação Profissional; Escola Ferroviária; Taylorismo.RESUMO Neste texto, desenvolvemos uma análise referente as experiências sobre educação profissional no Brasil, com o objetivo de entender as ideias do empresariado sobre a questão, pois desde o inicio do século XX, realizadas principalmente por Roberto Mange. A partir da análise da revista IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho é que apresentamos este texto, buscando compreender também os objetivos dos industriais com o investimento na preparação de trabalhadores para produzir mais, com agilidade, rapidez, contribuindo para aumentar a produção no espaço fabril, aumentando assim, a acumulação de capital. Analisamos documentos também do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para aprofundar nossa análise. Um dos resultados da pesquisa que realizamos é que A Escola de Formação Ferroviária Sorocaba, cumpriu um papel fundamental para aprimorar o desempenho dos trabalhadores no setor ferroviário, garantir qualidade no trabalho, além de doutriná-los na lógica taylorista de produção, tornando-os dóceis, adaptáveis, tornando-se um mecanismo para evitar que os trabalhadores causassem prejuízos ao realizarem protestos, greves no setor ferroviário do país.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMABatista, Eraldo Leme2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 90-1032178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78/117http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/78/1Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/78Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.27Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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RESUMO Neste texto, desenvolvemos uma análise referente as experiências sobre educação profissional no Brasil, com o objetivo de entender as ideias do empresariado sobre a questão, pois desde o inicio do século XX, realizadas principalmente por Roberto Mange. A partir da análise da revista IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho é que apresentamos este texto, buscando compreender também os objetivos dos industriais com o investimento na preparação de trabalhadores para produzir mais, com agilidade, rapidez, contribuindo para aumentar a produção no espaço fabril, aumentando assim, a acumulação de capital. Analisamos documentos também do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para aprofundar nossa análise. Um dos resultados da pesquisa que realizamos é que A Escola de Formação Ferroviária Sorocaba, cumpriu um papel fundamental para aprimorar o desempenho dos trabalhadores no setor ferroviário, garantir qualidade no trabalho, além de doutriná-los na lógica taylorista de produção, tornando-os dóceis, adaptáveis, tornando-se um mecanismo para evitar que os trabalhadores causassem prejuízos ao realizarem protestos, greves no setor ferroviário do país. |
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