A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Eraldo Leme
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78
Resumo: RESUMO Neste texto, desenvolvemos uma análise referente as experiências sobre educação profissional no Brasil, com o objetivo de entender as ideias do empresariado sobre a questão, pois desde o inicio do século XX, realizadas principalmente por Roberto Mange. A partir da análise da revista IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho é que apresentamos este texto, buscando compreender também os objetivos dos industriais com o investimento na preparação de trabalhadores para produzir mais, com agilidade, rapidez, contribuindo para aumentar a produção no espaço fabril, aumentando assim, a acumulação de capital. Analisamos documentos também do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para aprofundar nossa análise. Um dos resultados da pesquisa que realizamos é que A Escola de Formação Ferroviária Sorocaba, cumpriu um papel fundamental para aprimorar o desempenho dos trabalhadores no setor ferroviário, garantir qualidade no trabalho, além de doutriná-los na lógica taylorista de produção, tornando-os dóceis, adaptáveis, tornando-se um mecanismo para evitar que os trabalhadores causassem prejuízos ao realizarem protestos, greves no setor ferroviário do país.
id FAMA-0_0a107e756f358d49dc2353d57c67ecdc
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/78
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANAHistoria da Educação; Sociologia da educação; Sociologia do TrabalhoPalavras-chave: Educação Profissional; Escola Ferroviária; Taylorismo.RESUMO Neste texto, desenvolvemos uma análise referente as experiências sobre educação profissional no Brasil, com o objetivo de entender as ideias do empresariado sobre a questão, pois desde o inicio do século XX, realizadas principalmente por Roberto Mange. A partir da análise da revista IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho é que apresentamos este texto, buscando compreender também os objetivos dos industriais com o investimento na preparação de trabalhadores para produzir mais, com agilidade, rapidez, contribuindo para aumentar a produção no espaço fabril, aumentando assim, a acumulação de capital. Analisamos documentos também do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para aprofundar nossa análise. Um dos resultados da pesquisa que realizamos é que A Escola de Formação Ferroviária Sorocaba, cumpriu um papel fundamental para aprimorar o desempenho dos trabalhadores no setor ferroviário, garantir qualidade no trabalho, além de doutriná-los na lógica taylorista de produção, tornando-os dóceis, adaptáveis, tornando-se um mecanismo para evitar que os trabalhadores causassem prejuízos ao realizarem protestos, greves no setor ferroviário do país.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMABatista, Eraldo Leme2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 90-1032178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78/117http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/78/1Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/78Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.27Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
title A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
spellingShingle A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
Batista, Eraldo Leme
Historia da Educação; Sociologia da educação; Sociologia do Trabalho
Palavras-chave: Educação Profissional; Escola Ferroviária; Taylorismo.
title_short A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
title_full A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
title_fullStr A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
title_full_unstemmed A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
title_sort A ESCOLA DE FORMAÇÃO FERROVIÁRIA SOROCABANA
author Batista, Eraldo Leme
author_facet Batista, Eraldo Leme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Eraldo Leme
dc.subject.por.fl_str_mv Historia da Educação; Sociologia da educação; Sociologia do Trabalho
Palavras-chave: Educação Profissional; Escola Ferroviária; Taylorismo.
topic Historia da Educação; Sociologia da educação; Sociologia do Trabalho
Palavras-chave: Educação Profissional; Escola Ferroviária; Taylorismo.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Neste texto, desenvolvemos uma análise referente as experiências sobre educação profissional no Brasil, com o objetivo de entender as ideias do empresariado sobre a questão, pois desde o inicio do século XX, realizadas principalmente por Roberto Mange. A partir da análise da revista IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho é que apresentamos este texto, buscando compreender também os objetivos dos industriais com o investimento na preparação de trabalhadores para produzir mais, com agilidade, rapidez, contribuindo para aumentar a produção no espaço fabril, aumentando assim, a acumulação de capital. Analisamos documentos também do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para aprofundar nossa análise. Um dos resultados da pesquisa que realizamos é que A Escola de Formação Ferroviária Sorocaba, cumpriu um papel fundamental para aprimorar o desempenho dos trabalhadores no setor ferroviário, garantir qualidade no trabalho, além de doutriná-los na lógica taylorista de produção, tornando-os dóceis, adaptáveis, tornando-se um mecanismo para evitar que os trabalhadores causassem prejuízos ao realizarem protestos, greves no setor ferroviário do país.
description RESUMO Neste texto, desenvolvemos uma análise referente as experiências sobre educação profissional no Brasil, com o objetivo de entender as ideias do empresariado sobre a questão, pois desde o inicio do século XX, realizadas principalmente por Roberto Mange. A partir da análise da revista IDORT – Instituto de Organização Racional do Trabalho é que apresentamos este texto, buscando compreender também os objetivos dos industriais com o investimento na preparação de trabalhadores para produzir mais, com agilidade, rapidez, contribuindo para aumentar a produção no espaço fabril, aumentando assim, a acumulação de capital. Analisamos documentos também do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para aprofundar nossa análise. Um dos resultados da pesquisa que realizamos é que A Escola de Formação Ferroviária Sorocaba, cumpriu um papel fundamental para aprimorar o desempenho dos trabalhadores no setor ferroviário, garantir qualidade no trabalho, além de doutriná-los na lógica taylorista de produção, tornando-os dóceis, adaptáveis, tornando-se um mecanismo para evitar que os trabalhadores causassem prejuízos ao realizarem protestos, greves no setor ferroviário do país.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/78/117
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/78/1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 90-103
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925980008448