ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freire, Eduardo José, Marques, Marilaine de Castro Pereira, Zinelli, Marlize Reffatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/312
Resumo: Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de estágio curricular supervisionado em licenciaturas. Metodologicamente, se fez revisão de literatura em estudos realizados por Pimenta (2010, 2011), Pimenta e Lima (2009), Pimenta e Anastasiou (2014), Fazenda (2011, 2012), Silva (2011), Moraes, André e Teruya (2009). Norteou-se o conceito de estágio pedagógico pelas práxis crítica, isto é, na perspectiva de se constituir em uma atividade transformadora do estagiário de licenciatura em seu campo de atuação. A partir disso, entende-se que o estágio não se constitui num projeto tão somente prático, mas a práxis educacional capaz de conduzir a promoção da melhoria da formação pedagógica do educando. Os saberes teóricos essenciais para formar profissionais da educação devem ser vistos dentro da perspectiva sociopolítica, econômica e cultural, não separados do contexto real, complementando a prática pedagógica experimentada pelo aluno da licenciatura. Contudo, a fundamentação teórica trabalhada no curso de licenciatura, em consonância com as atividades práticas no campo do estágio, exige um diálogo com a organização curricular do curso. Os currículos dos cursos de formação de pedagogia precisam ser repensados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de analisarem que professores estão sendo formados, para qual escola, para qual sociedade.
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