ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/312 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de estágio curricular supervisionado em licenciaturas. Metodologicamente, se fez revisão de literatura em estudos realizados por Pimenta (2010, 2011), Pimenta e Lima (2009), Pimenta e Anastasiou (2014), Fazenda (2011, 2012), Silva (2011), Moraes, André e Teruya (2009). Norteou-se o conceito de estágio pedagógico pelas práxis crítica, isto é, na perspectiva de se constituir em uma atividade transformadora do estagiário de licenciatura em seu campo de atuação. A partir disso, entende-se que o estágio não se constitui num projeto tão somente prático, mas a práxis educacional capaz de conduzir a promoção da melhoria da formação pedagógica do educando. Os saberes teóricos essenciais para formar profissionais da educação devem ser vistos dentro da perspectiva sociopolítica, econômica e cultural, não separados do contexto real, complementando a prática pedagógica experimentada pelo aluno da licenciatura. Contudo, a fundamentação teórica trabalhada no curso de licenciatura, em consonância com as atividades práticas no campo do estágio, exige um diálogo com a organização curricular do curso. Os currículos dos cursos de formação de pedagogia precisam ser repensados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de analisarem que professores estão sendo formados, para qual escola, para qual sociedade. |
id |
FAMA-0_162947a710b34cb502de62fbd0035160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/312 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕESCurrículo. Estágio supervisionado. Licenciatura.Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de estágio curricular supervisionado em licenciaturas. Metodologicamente, se fez revisão de literatura em estudos realizados por Pimenta (2010, 2011), Pimenta e Lima (2009), Pimenta e Anastasiou (2014), Fazenda (2011, 2012), Silva (2011), Moraes, André e Teruya (2009). Norteou-se o conceito de estágio pedagógico pelas práxis crítica, isto é, na perspectiva de se constituir em uma atividade transformadora do estagiário de licenciatura em seu campo de atuação. A partir disso, entende-se que o estágio não se constitui num projeto tão somente prático, mas a práxis educacional capaz de conduzir a promoção da melhoria da formação pedagógica do educando. Os saberes teóricos essenciais para formar profissionais da educação devem ser vistos dentro da perspectiva sociopolítica, econômica e cultural, não separados do contexto real, complementando a prática pedagógica experimentada pelo aluno da licenciatura. Contudo, a fundamentação teórica trabalhada no curso de licenciatura, em consonância com as atividades práticas no campo do estágio, exige um diálogo com a organização curricular do curso. Os currículos dos cursos de formação de pedagogia precisam ser repensados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de analisarem que professores estão sendo formados, para qual escola, para qual sociedade.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAGabriel, Aparecida Garcia PachecoFreire, Eduardo JoséMarques, Marilaine de Castro PereiraZinelli, Marlize Reffatti2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31210.29031/pedf.v12i8.312Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 87-982178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/312/265Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/312Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.333Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
title |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
spellingShingle |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco Currículo. Estágio supervisionado. Licenciatura. |
title_short |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_full |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_fullStr |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
title_sort |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LICENCIATURAS: ALGUMAS REFLEXÕES |
author |
Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco |
author_facet |
Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco Freire, Eduardo José Marques, Marilaine de Castro Pereira Zinelli, Marlize Reffatti |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Eduardo José Marques, Marilaine de Castro Pereira Zinelli, Marlize Reffatti |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco Freire, Eduardo José Marques, Marilaine de Castro Pereira Zinelli, Marlize Reffatti |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Estágio supervisionado. Licenciatura. |
topic |
Currículo. Estágio supervisionado. Licenciatura. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de estágio curricular supervisionado em licenciaturas. Metodologicamente, se fez revisão de literatura em estudos realizados por Pimenta (2010, 2011), Pimenta e Lima (2009), Pimenta e Anastasiou (2014), Fazenda (2011, 2012), Silva (2011), Moraes, André e Teruya (2009). Norteou-se o conceito de estágio pedagógico pelas práxis crítica, isto é, na perspectiva de se constituir em uma atividade transformadora do estagiário de licenciatura em seu campo de atuação. A partir disso, entende-se que o estágio não se constitui num projeto tão somente prático, mas a práxis educacional capaz de conduzir a promoção da melhoria da formação pedagógica do educando. Os saberes teóricos essenciais para formar profissionais da educação devem ser vistos dentro da perspectiva sociopolítica, econômica e cultural, não separados do contexto real, complementando a prática pedagógica experimentada pelo aluno da licenciatura. Contudo, a fundamentação teórica trabalhada no curso de licenciatura, em consonância com as atividades práticas no campo do estágio, exige um diálogo com a organização curricular do curso. Os currículos dos cursos de formação de pedagogia precisam ser repensados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de analisarem que professores estão sendo formados, para qual escola, para qual sociedade. |
description |
Este artigo objetiva apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de estágio curricular supervisionado em licenciaturas. Metodologicamente, se fez revisão de literatura em estudos realizados por Pimenta (2010, 2011), Pimenta e Lima (2009), Pimenta e Anastasiou (2014), Fazenda (2011, 2012), Silva (2011), Moraes, André e Teruya (2009). Norteou-se o conceito de estágio pedagógico pelas práxis crítica, isto é, na perspectiva de se constituir em uma atividade transformadora do estagiário de licenciatura em seu campo de atuação. A partir disso, entende-se que o estágio não se constitui num projeto tão somente prático, mas a práxis educacional capaz de conduzir a promoção da melhoria da formação pedagógica do educando. Os saberes teóricos essenciais para formar profissionais da educação devem ser vistos dentro da perspectiva sociopolítica, econômica e cultural, não separados do contexto real, complementando a prática pedagógica experimentada pelo aluno da licenciatura. Contudo, a fundamentação teórica trabalhada no curso de licenciatura, em consonância com as atividades práticas no campo do estágio, exige um diálogo com a organização curricular do curso. Os currículos dos cursos de formação de pedagogia precisam ser repensados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) a fim de analisarem que professores estão sendo formados, para qual escola, para qual sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/312 10.29031/pedf.v12i8.312 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/312 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/312/265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 87-98 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926288289792 |