O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37 |
Resumo: | No Brasil, a educação é um direito que está sempre presente nos discursos governamentais e é considerado como garantia do cidadão para a sua melhoria de condição de vida, mobilidade social e acesso ao trabalho. No entanto, há uma discrepância entre o que se propõe no discurso e o que se consolida na prática, principalmente quando se trata da modalidade EJA. Este artigo busca compreender como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) está inserida nesse contexto de direito à educação. É um trabalho teórico no qual são apresentados os conceitos fundamentais que permeiam a concepção de direito ao longo da história do Brasil e do mundo e das conquistas por educação. São contextualizados os principais conceitos que embasam a compreensão da conquista do direito e sua garantia dentro das políticas sociais. |
id |
FAMA-0_19d6011ab60e5ff1a9c5ba3d65c2050a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/37 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSDireito. Educação de Jovens e Adultos. Educação Brasileira.No Brasil, a educação é um direito que está sempre presente nos discursos governamentais e é considerado como garantia do cidadão para a sua melhoria de condição de vida, mobilidade social e acesso ao trabalho. No entanto, há uma discrepância entre o que se propõe no discurso e o que se consolida na prática, principalmente quando se trata da modalidade EJA. Este artigo busca compreender como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) está inserida nesse contexto de direito à educação. É um trabalho teórico no qual são apresentados os conceitos fundamentais que permeiam a concepção de direito ao longo da história do Brasil e do mundo e das conquistas por educação. São contextualizados os principais conceitos que embasam a compreensão da conquista do direito e sua garantia dentro das políticas sociais.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALEITE, Sandra Fernandes2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37/37Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/37Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.784Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS LEITE, Sandra Fernandes Direito. Educação de Jovens e Adultos. Educação Brasileira. |
title_short |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
LEITE, Sandra Fernandes |
author_facet |
LEITE, Sandra Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEITE, Sandra Fernandes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito. Educação de Jovens e Adultos. Educação Brasileira. |
topic |
Direito. Educação de Jovens e Adultos. Educação Brasileira. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No Brasil, a educação é um direito que está sempre presente nos discursos governamentais e é considerado como garantia do cidadão para a sua melhoria de condição de vida, mobilidade social e acesso ao trabalho. No entanto, há uma discrepância entre o que se propõe no discurso e o que se consolida na prática, principalmente quando se trata da modalidade EJA. Este artigo busca compreender como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) está inserida nesse contexto de direito à educação. É um trabalho teórico no qual são apresentados os conceitos fundamentais que permeiam a concepção de direito ao longo da história do Brasil e do mundo e das conquistas por educação. São contextualizados os principais conceitos que embasam a compreensão da conquista do direito e sua garantia dentro das políticas sociais. |
description |
No Brasil, a educação é um direito que está sempre presente nos discursos governamentais e é considerado como garantia do cidadão para a sua melhoria de condição de vida, mobilidade social e acesso ao trabalho. No entanto, há uma discrepância entre o que se propõe no discurso e o que se consolida na prática, principalmente quando se trata da modalidade EJA. Este artigo busca compreender como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) está inserida nesse contexto de direito à educação. É um trabalho teórico no qual são apresentados os conceitos fundamentais que permeiam a concepção de direito ao longo da história do Brasil e do mundo e das conquistas por educação. São contextualizados os principais conceitos que embasam a compreensão da conquista do direito e sua garantia dentro das políticas sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37/37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925907656704 |