O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Sandra Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37
Resumo: No Brasil, a educação é um direito que está sempre presente nos discursos governamentais e é considerado como garantia do cidadão para a sua melhoria de condição de vida, mobilidade social e acesso ao trabalho. No entanto, há uma discrepância entre o que se propõe no discurso e o que se consolida na prática, principalmente quando se trata da modalidade EJA. Este artigo busca compreender como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) está inserida nesse contexto de direito à educação. É um trabalho teórico no qual são apresentados os conceitos fundamentais que permeiam a concepção de direito ao longo da história do Brasil e do mundo e das conquistas por educação. São contextualizados os principais conceitos que embasam a compreensão da conquista do direito e sua garantia dentro das políticas sociais.
id FAMA-0_19d6011ab60e5ff1a9c5ba3d65c2050a
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/37
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSDireito. Educação de Jovens e Adultos. Educação Brasileira.No Brasil, a educação é um direito que está sempre presente nos discursos governamentais e é considerado como garantia do cidadão para a sua melhoria de condição de vida, mobilidade social e acesso ao trabalho. No entanto, há uma discrepância entre o que se propõe no discurso e o que se consolida na prática, principalmente quando se trata da modalidade EJA. Este artigo busca compreender como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) está inserida nesse contexto de direito à educação. É um trabalho teórico no qual são apresentados os conceitos fundamentais que permeiam a concepção de direito ao longo da história do Brasil e do mundo e das conquistas por educação. São contextualizados os principais conceitos que embasam a compreensão da conquista do direito e sua garantia dentro das políticas sociais.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALEITE, Sandra Fernandes2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37/37Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/37Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.784Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
LEITE, Sandra Fernandes
Direito. Educação de Jovens e Adultos. Educação Brasileira.
title_short O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort O CONCEITO DE DIREITO, A EDUCAÇÃO E OS IMPACTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author LEITE, Sandra Fernandes
author_facet LEITE, Sandra Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Sandra Fernandes
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Direito. Educação de Jovens e Adultos. Educação Brasileira.
topic Direito. Educação de Jovens e Adultos. Educação Brasileira.
dc.description.none.fl_txt_mv No Brasil, a educação é um direito que está sempre presente nos discursos governamentais e é considerado como garantia do cidadão para a sua melhoria de condição de vida, mobilidade social e acesso ao trabalho. No entanto, há uma discrepância entre o que se propõe no discurso e o que se consolida na prática, principalmente quando se trata da modalidade EJA. Este artigo busca compreender como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) está inserida nesse contexto de direito à educação. É um trabalho teórico no qual são apresentados os conceitos fundamentais que permeiam a concepção de direito ao longo da história do Brasil e do mundo e das conquistas por educação. São contextualizados os principais conceitos que embasam a compreensão da conquista do direito e sua garantia dentro das políticas sociais.
description No Brasil, a educação é um direito que está sempre presente nos discursos governamentais e é considerado como garantia do cidadão para a sua melhoria de condição de vida, mobilidade social e acesso ao trabalho. No entanto, há uma discrepância entre o que se propõe no discurso e o que se consolida na prática, principalmente quando se trata da modalidade EJA. Este artigo busca compreender como a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) está inserida nesse contexto de direito à educação. É um trabalho teórico no qual são apresentados os conceitos fundamentais que permeiam a concepção de direito ao longo da história do Brasil e do mundo e das conquistas por educação. São contextualizados os principais conceitos que embasam a compreensão da conquista do direito e sua garantia dentro das políticas sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/37/37
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925907656704