CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/440 |
Resumo: | Este artigo, de base bibliográfica, discute o importante papel dos conselhos gestores no controle social das políticas educacionais, cuja implantação iniciada na década de 90, se deu em decorrência de um processo de descentralização provocado pela reforma do Estado, devido a pressões de ordem internacional, que atendem ao projeto neoliberal de sociedade. Todavia, a criação dos conselhos representativos também é advinda da reivindicação de setores progressistas da sociedade brasileira, que prima pelos princípios democráticos. Evidencia-se que, o conselho de educação e do FUNDEB oportunizam a participação popular da sociedade, e, consequentemente a gestão participativa das políticas públicas educacionais, sendo um elemento imprescindível para o desenvolvimento de processos políticos democráticos. |
id |
FAMA-0_29bf254164defb1a00c0f102bcbc863a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/440 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃOConselhos. Educação. Participação.Este artigo, de base bibliográfica, discute o importante papel dos conselhos gestores no controle social das políticas educacionais, cuja implantação iniciada na década de 90, se deu em decorrência de um processo de descentralização provocado pela reforma do Estado, devido a pressões de ordem internacional, que atendem ao projeto neoliberal de sociedade. Todavia, a criação dos conselhos representativos também é advinda da reivindicação de setores progressistas da sociedade brasileira, que prima pelos princípios democráticos. Evidencia-se que, o conselho de educação e do FUNDEB oportunizam a participação popular da sociedade, e, consequentemente a gestão participativa das políticas públicas educacionais, sendo um elemento imprescindível para o desenvolvimento de processos políticos democráticos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMaia, Elizangela Tiago daPrzylepa, MaricleiAranda, Maria Alice de Miranda2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/44010.29031/pedf.v14i11.440Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 76-942178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/440/356Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/440Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.308Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO |
title |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO |
spellingShingle |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO Maia, Elizangela Tiago da Conselhos. Educação. Participação. |
title_short |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO |
title_full |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO |
title_fullStr |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO |
title_sort |
CONSELHOS GESTORES: DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PARTICIPAÇÃO |
author |
Maia, Elizangela Tiago da |
author_facet |
Maia, Elizangela Tiago da Przylepa, Mariclei Aranda, Maria Alice de Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Przylepa, Mariclei Aranda, Maria Alice de Miranda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Elizangela Tiago da Przylepa, Mariclei Aranda, Maria Alice de Miranda |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselhos. Educação. Participação. |
topic |
Conselhos. Educação. Participação. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo, de base bibliográfica, discute o importante papel dos conselhos gestores no controle social das políticas educacionais, cuja implantação iniciada na década de 90, se deu em decorrência de um processo de descentralização provocado pela reforma do Estado, devido a pressões de ordem internacional, que atendem ao projeto neoliberal de sociedade. Todavia, a criação dos conselhos representativos também é advinda da reivindicação de setores progressistas da sociedade brasileira, que prima pelos princípios democráticos. Evidencia-se que, o conselho de educação e do FUNDEB oportunizam a participação popular da sociedade, e, consequentemente a gestão participativa das políticas públicas educacionais, sendo um elemento imprescindível para o desenvolvimento de processos políticos democráticos. |
description |
Este artigo, de base bibliográfica, discute o importante papel dos conselhos gestores no controle social das políticas educacionais, cuja implantação iniciada na década de 90, se deu em decorrência de um processo de descentralização provocado pela reforma do Estado, devido a pressões de ordem internacional, que atendem ao projeto neoliberal de sociedade. Todavia, a criação dos conselhos representativos também é advinda da reivindicação de setores progressistas da sociedade brasileira, que prima pelos princípios democráticos. Evidencia-se que, o conselho de educação e do FUNDEB oportunizam a participação popular da sociedade, e, consequentemente a gestão participativa das políticas públicas educacionais, sendo um elemento imprescindível para o desenvolvimento de processos políticos democráticos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/440 10.29031/pedf.v14i11.440 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/440 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i11.440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/440/356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 76-94 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925986299904 |