INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. |
id |
FAMA-0_2baa0d2d4833912c5e6aa21ba5a17997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/314 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMAprendizagem. Indisciplina. Postura docente.O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMoraes, Caroline da Silva deBedin, Everton2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31410.29031/pedf.v12i8.314Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 114-1332178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314/267Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/314Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.503Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Moraes, Caroline da Silva de Aprendizagem. Indisciplina. Postura docente. |
title_short |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
Moraes, Caroline da Silva de |
author_facet |
Moraes, Caroline da Silva de Bedin, Everton |
author_role |
author |
author2 |
Bedin, Everton |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Caroline da Silva de Bedin, Everton |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Indisciplina. Postura docente. |
topic |
Aprendizagem. Indisciplina. Postura docente. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. |
description |
O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314 10.29031/pedf.v12i8.314 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314/267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 114-133 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926455013376 |