INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Caroline da Silva de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bedin, Everton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos.
id FAMA-0_2baa0d2d4833912c5e6aa21ba5a17997
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/314
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEMAprendizagem. Indisciplina. Postura docente.O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMoraes, Caroline da Silva deBedin, Everton2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31410.29031/pedf.v12i8.314Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 114-1332178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314/267Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/314Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.503Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Moraes, Caroline da Silva de
Aprendizagem. Indisciplina. Postura docente.
title_short INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort INDISCIPLINA E FALTA DE AUTONOMIA EM SALA DE AULA: FATORES QUE INFLUENCIAM NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
author Moraes, Caroline da Silva de
author_facet Moraes, Caroline da Silva de
Bedin, Everton
author_role author
author2 Bedin, Everton
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Caroline da Silva de
Bedin, Everton
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Indisciplina. Postura docente.
topic Aprendizagem. Indisciplina. Postura docente.
dc.description.none.fl_txt_mv O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos.
description O processo de ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em ensino de qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno, diferenciando duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da rede pública. O trabalho resulta de observações feitas junto a estas turmas por 15 horas. Fatores como indisciplina dos alunos e postura do professor em sala de aula foram considerados para que fosse feita a análise dos dados. No término, percebeu-se a necessidade de o professor munir-se de competências e habilidades para instigar a curiosidade do aluno e desenvolver ações de disciplina e motivação, pois quando o aluno se sente motivado e provocado a aprender por meio de seus próprios atos ele dirige sua atenção e suas ações para a execução de atividades significativas para seu aprendizado, deixando de lado a indisciplina em sala de aula. Assim, a pesquisa justifica-se pela apresentação de ações que ocorrem em sala de aula e que minimizam o processo de ensinagem, apontando que a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão dos sujeitos diante de suas práticas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314
10.29031/pedf.v12i8.314
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/314/267
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 114-133
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926455013376