O DISCURSO PEDAGÓGICO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS “15 DE OUTUBRO”
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/85 |
Resumo: | O presente estudo buscou conhecer o discurso pedagógico sobre relações raciais no Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de Outubro” em Barra do Bugres/MT. De cunho qualitativo, este estudo pautou-se em procedimentos metodológicos tais como análise documental, entrevistas com professores e observações do cotidiano da referida escola. Para analisar os dados, adotou-se como procedimento a Análise de Conteúdos e a confrontação com os referenciais teóricos, sobretudo, por estudiosos como Munanga (1998), Freire (1996), Silva Filho (2010), Guimarães (2005), Pinto (1987), Müller (2010) e Paulo (2011). Os resultados permitiram constatar que os professores abordam a questão das relações raciais na sociedade brasileira em suas aulas, embora que de forma esporádica e superficial. Na proposta pedagógica da escola a temática diversidade não está contemplada e as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008 não são nem mencionadas. Ressalta-se, portanto, a necessidade de promover momentos de discussão e estudos sobre as relações raciais firmadas no ambiente escolar na formação continuada dos educadores desta escola. |
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O DISCURSO PEDAGÓGICO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS “15 DE OUTUBRO”Educação. Pedagogia.Diversidade. Formação de professores. Relações raciais.O presente estudo buscou conhecer o discurso pedagógico sobre relações raciais no Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de Outubro” em Barra do Bugres/MT. De cunho qualitativo, este estudo pautou-se em procedimentos metodológicos tais como análise documental, entrevistas com professores e observações do cotidiano da referida escola. Para analisar os dados, adotou-se como procedimento a Análise de Conteúdos e a confrontação com os referenciais teóricos, sobretudo, por estudiosos como Munanga (1998), Freire (1996), Silva Filho (2010), Guimarães (2005), Pinto (1987), Müller (2010) e Paulo (2011). Os resultados permitiram constatar que os professores abordam a questão das relações raciais na sociedade brasileira em suas aulas, embora que de forma esporádica e superficial. Na proposta pedagógica da escola a temática diversidade não está contemplada e as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008 não são nem mencionadas. Ressalta-se, portanto, a necessidade de promover momentos de discussão e estudos sobre as relações raciais firmadas no ambiente escolar na formação continuada dos educadores desta escola.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALEÃO, Marcelo FrancoLEITE, Carmem Cinira Siqueira2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/85Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 54-682178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/85/79Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/85Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.837Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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O presente estudo buscou conhecer o discurso pedagógico sobre relações raciais no Centro de Educação de Jovens e Adultos “15 de Outubro” em Barra do Bugres/MT. De cunho qualitativo, este estudo pautou-se em procedimentos metodológicos tais como análise documental, entrevistas com professores e observações do cotidiano da referida escola. Para analisar os dados, adotou-se como procedimento a Análise de Conteúdos e a confrontação com os referenciais teóricos, sobretudo, por estudiosos como Munanga (1998), Freire (1996), Silva Filho (2010), Guimarães (2005), Pinto (1987), Müller (2010) e Paulo (2011). Os resultados permitiram constatar que os professores abordam a questão das relações raciais na sociedade brasileira em suas aulas, embora que de forma esporádica e superficial. Na proposta pedagógica da escola a temática diversidade não está contemplada e as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008 não são nem mencionadas. Ressalta-se, portanto, a necessidade de promover momentos de discussão e estudos sobre as relações raciais firmadas no ambiente escolar na formação continuada dos educadores desta escola. |
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