A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
DOI: | 10.29031/pedf.v12i8.316 |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo. |
id |
FAMA-0_5740321cca2dd5711b959e4a4cff9c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/316 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADASíndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASousa, Priscila Batista deSá-Lima, Mariana Araguaia de CastroValverde, Clodoaldo2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31610.29031/pedf.v12i8.316Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 44-602178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316/262Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/316Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.248Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
spellingShingle |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA Sousa, Priscila Batista de Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social. Sousa, Priscila Batista de Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social. |
title_short |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title_full |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title_fullStr |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title_full_unstemmed |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title_sort |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
author |
Sousa, Priscila Batista de |
author_facet |
Sousa, Priscila Batista de Sousa, Priscila Batista de Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro Valverde, Clodoaldo Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro Valverde, Clodoaldo |
author_role |
author |
author2 |
Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro Valverde, Clodoaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Priscila Batista de Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro Valverde, Clodoaldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social. |
topic |
Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo. |
description |
O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316 10.29031/pedf.v12i8.316 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316/262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 44-60 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821875537491001344 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.316 |