A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Priscila Batista de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro, Valverde, Clodoaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
DOI: 10.29031/pedf.v12i8.316
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.
id FAMA-0_5740321cca2dd5711b959e4a4cff9c38
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/316
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADASíndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASousa, Priscila Batista deSá-Lima, Mariana Araguaia de CastroValverde, Clodoaldo2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31610.29031/pedf.v12i8.316Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 44-602178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316/262Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/316Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.248Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
spellingShingle A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
Sousa, Priscila Batista de
Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.
Sousa, Priscila Batista de
Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.
title_short A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title_full A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title_fullStr A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title_full_unstemmed A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title_sort A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
author Sousa, Priscila Batista de
author_facet Sousa, Priscila Batista de
Sousa, Priscila Batista de
Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro
Valverde, Clodoaldo
Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro
Valverde, Clodoaldo
author_role author
author2 Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro
Valverde, Clodoaldo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Priscila Batista de
Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro
Valverde, Clodoaldo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.
topic Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.
description O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316
10.29031/pedf.v12i8.316
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 44-60
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821875537491001344
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.316