A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Priscila Batista de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro, Valverde, Clodoaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.
id FAMA-0_5740321cca2dd5711b959e4a4cff9c38
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/316
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADASíndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASousa, Priscila Batista deSá-Lima, Mariana Araguaia de CastroValverde, Clodoaldo2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31610.29031/pedf.v12i8.316Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 44-602178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316/262Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/316Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.248Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
spellingShingle A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
Sousa, Priscila Batista de
Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.
title_short A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title_full A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title_fullStr A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title_full_unstemmed A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
title_sort A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
author Sousa, Priscila Batista de
author_facet Sousa, Priscila Batista de
Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro
Valverde, Clodoaldo
author_role author
author2 Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro
Valverde, Clodoaldo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Priscila Batista de
Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro
Valverde, Clodoaldo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.
topic Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.
description O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316
10.29031/pedf.v12i8.316
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316/262
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 44-60
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926420410368