A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo. |
id |
FAMA-0_5740321cca2dd5711b959e4a4cff9c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/316 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADASíndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social.O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASousa, Priscila Batista deSá-Lima, Mariana Araguaia de CastroValverde, Clodoaldo2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/31610.29031/pedf.v12i8.316Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 44-602178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316/262Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/316Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.248Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
spellingShingle |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA Sousa, Priscila Batista de Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social. |
title_short |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title_full |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title_fullStr |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title_full_unstemmed |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
title_sort |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ÚLTIMA DÉCADA |
author |
Sousa, Priscila Batista de |
author_facet |
Sousa, Priscila Batista de Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro Valverde, Clodoaldo |
author_role |
author |
author2 |
Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro Valverde, Clodoaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Priscila Batista de Sá-Lima, Mariana Araguaia de Castro Valverde, Clodoaldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social. |
topic |
Síndrome de Down. Educação inclusiva. Interação Social. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo. |
description |
O presente estudo teve como objetivo verificar, na literatura, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com Síndrome de Down, com o intuito de buscar reflexões sobre os fatores que contribuem e dificultam esse processo. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica em trabalhos sobre o processo de inclusão e aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Foram selecionados 14 estudos, publicados entre os anos de 2004 e 2015, a partir da busca pelas palavras-chave: Síndrome de Down, Inclusão Escolar, Interação Social e Preconceito no Google Scholar. Os dados obtidos demonstram que a interação social é fator importante para o processo de desenvolvimento geral dos alunos com Síndrome de Down, principalmente nos primeiros anos escolares. Além disso, apontam o preconceito e a falta de preparação dos professores como sendo as principais barreiras no processo de inclusão desses alunos. Os resultados deste estudo permitem concluir que é preciso mudanças conceituais e estruturais nesse novo paradigma de inclusão, que se apresenta bastante complexo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316 10.29031/pedf.v12i8.316 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v12i8.316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/316/262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 44-60 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926420410368 |