A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Terezinha Severino da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nascimento, Érica Cristina do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231
Resumo: A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas.
id FAMA-0_5b08da3617357e865f4b043cfaceb791
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/231
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORESLeitor. Contação de histórias. Educação infantil.A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Terezinha Severino daNascimento, Érica Cristina do2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 156-1672178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231/187Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/231Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.257Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
title A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
spellingShingle A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
Silva, Terezinha Severino da
Leitor. Contação de histórias. Educação infantil.
title_short A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
title_full A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
title_fullStr A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
title_full_unstemmed A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
title_sort A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
author Silva, Terezinha Severino da
author_facet Silva, Terezinha Severino da
Nascimento, Érica Cristina do
author_role author
author2 Nascimento, Érica Cristina do
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Terezinha Severino da
Nascimento, Érica Cristina do
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Leitor. Contação de histórias. Educação infantil.
topic Leitor. Contação de histórias. Educação infantil.
dc.description.none.fl_txt_mv A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas.
description A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231/187
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 156-167
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925977911296