A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231 |
Resumo: | A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas. |
id |
FAMA-0_5b08da3617357e865f4b043cfaceb791 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/231 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORESLeitor. Contação de histórias. Educação infantil.A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Terezinha Severino daNascimento, Érica Cristina do2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 156-1672178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231/187Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/231Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.257Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES |
title |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES |
spellingShingle |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES Silva, Terezinha Severino da Leitor. Contação de histórias. Educação infantil. |
title_short |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES |
title_full |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES |
title_fullStr |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES |
title_full_unstemmed |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES |
title_sort |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMANDO LEITORES |
author |
Silva, Terezinha Severino da |
author_facet |
Silva, Terezinha Severino da Nascimento, Érica Cristina do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Érica Cristina do |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Terezinha Severino da Nascimento, Érica Cristina do |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitor. Contação de histórias. Educação infantil. |
topic |
Leitor. Contação de histórias. Educação infantil. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas. |
description |
A contação de histórias é uma das práticas mais antigas utilizada pela humanidade como meio de interação, com o emprego da linguagem, para possibilitar a construção de conhecimentos, aguçando o imaginário e a fantasia. Muitas vezes, também, utilizada na transmissão de valores morais, gosto pela leitura e até mesmo para destacar regras e disciplina. Por intermédio das narrações, as crianças ganham a chance de fazerem-se leitores assíduos e desenvolvidos linguisticamente, percorrendo os caminhos infindos da literatura, conquistando novas concepções e descobertas de mundo. Por meio destas deduções, o trabalho buscou verificar as contribuições da contação de histórias, desde a educação infantil, como recurso na formação de um futuro leitor, procurando abordar de que maneira o educador pode usar dessa ação em sala de aula, para despertar em seus educandos o prazer pela leitura. A pesquisa justifica-se pela contribuição da literatura na formação intelectual do aluno, aonde o foco da pesquisa e a mediação entre o aluno-professor conduz para uma reflexão do docente diante de suas práticas, além de ser um recurso que possui, também, características afetivas, humanizando as relações e aumentando a interação entre os indivíduos. Neste trabalho, versamos sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando-nos de recursos como livros e artigos científicos sobre o assunto. Conclui-se que a contação de histórias é de extrema importância, devendo ser amplamente valorizada e utilizada no contexto escolar para intensificar o gosto pela leitura, as relações afetivas, a imaginação, a linguagem, a memorização, e outras necessidades humanas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/231/187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 156-167 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925977911296 |