INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Antônia Vilma de Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Naime Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150
Resumo: O presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino.
id FAMA-0_5b9ecb14dedf248e91438abdec959aaa
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/150
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTEO presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMABraga, Antônia Vilma de LimaSilva, Naime Souza2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 46-602178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150/114Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/150Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.524Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
title INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
Braga, Antônia Vilma de Lima
title_short INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
title_full INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
title_sort INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
author Braga, Antônia Vilma de Lima
author_facet Braga, Antônia Vilma de Lima
Silva, Naime Souza
author_role author
author2 Silva, Naime Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Antônia Vilma de Lima
Silva, Naime Souza
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino.
description O presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150/114
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 46-60
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926318698496