INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150 |
Resumo: | O presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino. |
id |
FAMA-0_5b9ecb14dedf248e91438abdec959aaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/150 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTEO presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMABraga, Antônia Vilma de LimaSilva, Naime Souza2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 46-602178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150/114Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/150Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.524Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE |
title |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE Braga, Antônia Vilma de Lima |
title_short |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DOCENTE |
author |
Braga, Antônia Vilma de Lima |
author_facet |
Braga, Antônia Vilma de Lima Silva, Naime Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Naime Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Antônia Vilma de Lima Silva, Naime Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino. |
description |
O presente artigo trata-se de um projeto de intervenção realizado na Escola Municipal José Lúcio de Sampaio, situada na cidade de União de Minas-MG, com baixo rendimento de aprendizagem apresentado pelos alunos na leitura e escrita detectadas por meio de avaliações psicopedagógicas, pedagógicas e individuais pelos docentes. O projeto foi desenvolvido buscando resgatar aqueles que, em algum momento, não obtiveram o desenvolvimento em determinado conteúdo, desenvolvendo com criatividade, reflexão, consciência, cooperação e confiança, preparando-os para viver e conviver, através de um ensino sério com qualidade. Utilizando-se da metodologia qualitativa com estudo de caso, ocorreu-se uma investigação de um sujeito particular e a pesquisa-ação, cuja função é de estudar o ambiente alfabetizador, sanando falhas encontradas. Com esses resultados satisfatórios a escola sentiu-se mais confiante em ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem, efetuando novas intervenções quando necessárias, intensificando o que deu certo e corrigindo o que deu errado, pois é direito do aluno obter em sua educação escolar as competências e habilidades postas na matriz curricular de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/150/114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 46-60 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926318698496 |