PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35 |
Resumo: | O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo. |
id |
FAMA-0_5ebdb122dcdcbdeab0deb854d06b1f12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/35 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLAEscola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação.O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMARIMOTTA, Genir Aparecida JardimSILVA, Naime Souza2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35/35Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/35Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.625Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA |
title |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA |
spellingShingle |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim Escola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação. |
title_short |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA |
title_full |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA |
title_fullStr |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA |
title_sort |
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA |
author |
MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim |
author_facet |
MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim SILVA, Naime Souza |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Naime Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim SILVA, Naime Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação. |
topic |
Escola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo. |
description |
O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926331281408 |