PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Naime Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35
Resumo: O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo.
id FAMA-0_5ebdb122dcdcbdeab0deb854d06b1f12
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/35
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLAEscola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação.O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMARIMOTTA, Genir Aparecida JardimSILVA, Naime Souza2014-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35/35Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/35Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.625Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
title PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
spellingShingle PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim
Escola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação.
title_short PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
title_full PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
title_fullStr PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
title_full_unstemmed PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
title_sort PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
author MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim
author_facet MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim
SILVA, Naime Souza
author_role author
author2 SILVA, Naime Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIMOTTA, Genir Aparecida Jardim
SILVA, Naime Souza
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação.
topic Escola. Família. Comunidade. Aprendizagem e Educação.
dc.description.none.fl_txt_mv O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo.
description O interesse pelo tema abordado neste artigo surgiu no decorrer do curso de Pedagogia, da experiência de 16 anos de atividade profissional na rede estadual de ensino, em que se constatou a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos. A educação é tida como a prática mais humana e mais importante, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens. O objetivo é enfatizar a importância das oportunidades educativas no âmbito da vida cotidiana para o desenvolvimento da criança, conhecer as formas de participação da família na escola, colaborar com a discussão e reflexão sobre a interação da família com a escola e os modelos que se apresentam, e analisar a relação dos pais e do educador com a escola. A participação dos pais na educação escolar das crianças tem sido um tema insistentemente tratado dentro das atuais concepções teóricas e políticas da educação brasileira, e é reconhecida a influência da família na aprendizagem formal. Os instrumentos que viabilizam a consecução do objetivo pretendido foram bibliográficos. Teoricamente, acredita-se que somente a partir da participação dinâmica dos membros da comunidade na escola, não somente como colaboradores financeiros, mas uma participação ligada à tomada de decisão poder-se-á aproximar do ideal de uma escola pública de qualidade favorecendo o pleno desenvolvimento social, psicológico, afetivo, cívico, moral e cognitivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/35/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 1 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926331281408