A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilian dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/155
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar a possibilidade de se potencializar experiências subjetivas na aprendizagem, por meio de percepções sobre o tempo presentes na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, tendo Machado de Assis como intercessor. Para tanto, convoca-se Gilles Deleuze e Félix Guattari como referenciais teóricos a fim de conceituar intercessor, experiências subjetivas e signo. A metodologia fundamenta-se no acolhimento da percepção como o próprio elemento intercessor, não sendo a interpretação proposta uma hermenêutica, que desvela a verdade pela verdade. A partir dessa proposta, busca-se apontar algumas reflexões que essas percepções podem trazer ao aluno, pensando em componentes de subjetividade.
id FAMA-0_669b94f2445b860c850a005d7fc2268e
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/155
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBASEste artigo tem por objetivo apresentar a possibilidade de se potencializar experiências subjetivas na aprendizagem, por meio de percepções sobre o tempo presentes na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, tendo Machado de Assis como intercessor. Para tanto, convoca-se Gilles Deleuze e Félix Guattari como referenciais teóricos a fim de conceituar intercessor, experiências subjetivas e signo. A metodologia fundamenta-se no acolhimento da percepção como o próprio elemento intercessor, não sendo a interpretação proposta uma hermenêutica, que desvela a verdade pela verdade. A partir dessa proposta, busca-se apontar algumas reflexões que essas percepções podem trazer ao aluno, pensando em componentes de subjetividade.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Lilian dos Santos2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/155Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 123-1332178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/155/120Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/155Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.374Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
title A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
spellingShingle A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
Silva, Lilian dos Santos
title_short A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
title_full A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
title_fullStr A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
title_full_unstemmed A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
title_sort A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
author Silva, Lilian dos Santos
author_facet Silva, Lilian dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lilian dos Santos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem por objetivo apresentar a possibilidade de se potencializar experiências subjetivas na aprendizagem, por meio de percepções sobre o tempo presentes na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, tendo Machado de Assis como intercessor. Para tanto, convoca-se Gilles Deleuze e Félix Guattari como referenciais teóricos a fim de conceituar intercessor, experiências subjetivas e signo. A metodologia fundamenta-se no acolhimento da percepção como o próprio elemento intercessor, não sendo a interpretação proposta uma hermenêutica, que desvela a verdade pela verdade. A partir dessa proposta, busca-se apontar algumas reflexões que essas percepções podem trazer ao aluno, pensando em componentes de subjetividade.
description Este artigo tem por objetivo apresentar a possibilidade de se potencializar experiências subjetivas na aprendizagem, por meio de percepções sobre o tempo presentes na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, tendo Machado de Assis como intercessor. Para tanto, convoca-se Gilles Deleuze e Félix Guattari como referenciais teóricos a fim de conceituar intercessor, experiências subjetivas e signo. A metodologia fundamenta-se no acolhimento da percepção como o próprio elemento intercessor, não sendo a interpretação proposta uma hermenêutica, que desvela a verdade pela verdade. A partir dessa proposta, busca-se apontar algumas reflexões que essas percepções podem trazer ao aluno, pensando em componentes de subjetividade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/155
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/155/120
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 123-133
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926437187584