A POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS NA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PERCEPÇÕES SOBRE O TEMPO NA OBRA MACHADIANA MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/155 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar a possibilidade de se potencializar experiências subjetivas na aprendizagem, por meio de percepções sobre o tempo presentes na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, tendo Machado de Assis como intercessor. Para tanto, convoca-se Gilles Deleuze e Félix Guattari como referenciais teóricos a fim de conceituar intercessor, experiências subjetivas e signo. A metodologia fundamenta-se no acolhimento da percepção como o próprio elemento intercessor, não sendo a interpretação proposta uma hermenêutica, que desvela a verdade pela verdade. A partir dessa proposta, busca-se apontar algumas reflexões que essas percepções podem trazer ao aluno, pensando em componentes de subjetividade. |
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Este artigo tem por objetivo apresentar a possibilidade de se potencializar experiências subjetivas na aprendizagem, por meio de percepções sobre o tempo presentes na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, tendo Machado de Assis como intercessor. Para tanto, convoca-se Gilles Deleuze e Félix Guattari como referenciais teóricos a fim de conceituar intercessor, experiências subjetivas e signo. A metodologia fundamenta-se no acolhimento da percepção como o próprio elemento intercessor, não sendo a interpretação proposta uma hermenêutica, que desvela a verdade pela verdade. A partir dessa proposta, busca-se apontar algumas reflexões que essas percepções podem trazer ao aluno, pensando em componentes de subjetividade. |
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