PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Jacqueline Silva da Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/425
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre as práticas pedagógicas envolvendo o ensino por investigação realizadas por duas egressas de uma escola municipal de Educação Infantil em Alta Floresta/MT, com o objetivo de investigar como as egressas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta utilizam o ensino por investigação em suas práticas pedagógicas em escolas públicas de Educação Infantil. Fazem parte do referencial teórico autores como Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2010), Thiollent (2011), Bardin (2012), Franco (2016), Lino e Niza (2007), Malaguzzi (2001), Rinaldi (2014; 2017). A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, fez uma aproximação com alguns dos pressupostos da pesquisa-ação Thiollent (2011) e, para a análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2012). Os resultados evidenciaram que as egressas em suas práticas pedagógicas, utilizando as estratégias investigativas, fizeram uma aproximação com o princípio da investigação, uma abordagem utilizada nas escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália, e demonstraram que essas práticas pedagógicas contribuíram para o desenvolvimento das crianças em relação às suas aprendizagens investigativas, favorecendo a autonomia e o protagonismo infantil. Palavras-chave: Práticas pedagógicas investigativas. Estratégias de ensino. Educação infantil.
id FAMA-0_7a737e525bc3e1bac79b315da8480f37
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/425
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTILEste artigo apresenta um estudo sobre as práticas pedagógicas envolvendo o ensino por investigação realizadas por duas egressas de uma escola municipal de Educação Infantil em Alta Floresta/MT, com o objetivo de investigar como as egressas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta utilizam o ensino por investigação em suas práticas pedagógicas em escolas públicas de Educação Infantil. Fazem parte do referencial teórico autores como Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2010), Thiollent (2011), Bardin (2012), Franco (2016), Lino e Niza (2007), Malaguzzi (2001), Rinaldi (2014; 2017). A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, fez uma aproximação com alguns dos pressupostos da pesquisa-ação Thiollent (2011) e, para a análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2012). Os resultados evidenciaram que as egressas em suas práticas pedagógicas, utilizando as estratégias investigativas, fizeram uma aproximação com o princípio da investigação, uma abordagem utilizada nas escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália, e demonstraram que essas práticas pedagógicas contribuíram para o desenvolvimento das crianças em relação às suas aprendizagens investigativas, favorecendo a autonomia e o protagonismo infantil. Palavras-chave: Práticas pedagógicas investigativas. Estratégias de ensino. Educação infantil.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAGabriel, Aparecida Garcia PachecoSilva, Jacqueline Silva da Silva da2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/42510.29031/pedf.v14i12.425Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 26-412178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/425/385Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/425Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.154Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
title_short PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
author_facet Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
Silva, Jacqueline Silva da Silva da
author_role author
author2 Silva, Jacqueline Silva da Silva da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco
Silva, Jacqueline Silva da Silva da
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta um estudo sobre as práticas pedagógicas envolvendo o ensino por investigação realizadas por duas egressas de uma escola municipal de Educação Infantil em Alta Floresta/MT, com o objetivo de investigar como as egressas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta utilizam o ensino por investigação em suas práticas pedagógicas em escolas públicas de Educação Infantil. Fazem parte do referencial teórico autores como Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2010), Thiollent (2011), Bardin (2012), Franco (2016), Lino e Niza (2007), Malaguzzi (2001), Rinaldi (2014; 2017). A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, fez uma aproximação com alguns dos pressupostos da pesquisa-ação Thiollent (2011) e, para a análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2012). Os resultados evidenciaram que as egressas em suas práticas pedagógicas, utilizando as estratégias investigativas, fizeram uma aproximação com o princípio da investigação, uma abordagem utilizada nas escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália, e demonstraram que essas práticas pedagógicas contribuíram para o desenvolvimento das crianças em relação às suas aprendizagens investigativas, favorecendo a autonomia e o protagonismo infantil. Palavras-chave: Práticas pedagógicas investigativas. Estratégias de ensino. Educação infantil.
description Este artigo apresenta um estudo sobre as práticas pedagógicas envolvendo o ensino por investigação realizadas por duas egressas de uma escola municipal de Educação Infantil em Alta Floresta/MT, com o objetivo de investigar como as egressas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta utilizam o ensino por investigação em suas práticas pedagógicas em escolas públicas de Educação Infantil. Fazem parte do referencial teórico autores como Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2010), Thiollent (2011), Bardin (2012), Franco (2016), Lino e Niza (2007), Malaguzzi (2001), Rinaldi (2014; 2017). A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, fez uma aproximação com alguns dos pressupostos da pesquisa-ação Thiollent (2011) e, para a análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2012). Os resultados evidenciaram que as egressas em suas práticas pedagógicas, utilizando as estratégias investigativas, fizeram uma aproximação com o princípio da investigação, uma abordagem utilizada nas escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália, e demonstraram que essas práticas pedagógicas contribuíram para o desenvolvimento das crianças em relação às suas aprendizagens investigativas, favorecendo a autonomia e o protagonismo infantil. Palavras-chave: Práticas pedagógicas investigativas. Estratégias de ensino. Educação infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/425
10.29031/pedf.v14i12.425
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/425
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i12.425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/425/385
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 26-41
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925965328384