AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160 |
Resumo: | Em tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança. |
id |
FAMA-0_8350a39e3a4f5f7fb3210edb9971c96a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/160 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOSEm tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMiranda, Luciana A. deCarvalho, Manuela AzevedoPacheco, Lílian Miranda Bastos2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 185-2002178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160/125Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/160Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.396Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS |
title |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS |
spellingShingle |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS Miranda, Luciana A. de |
title_short |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS |
title_full |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS |
title_fullStr |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS |
title_full_unstemmed |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS |
title_sort |
AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS |
author |
Miranda, Luciana A. de |
author_facet |
Miranda, Luciana A. de Carvalho, Manuela Azevedo Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Manuela Azevedo Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Luciana A. de Carvalho, Manuela Azevedo Pacheco, Lílian Miranda Bastos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Em tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança. |
description |
Em tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160/125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 185-200 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926520025088 |