AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luciana A. de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Manuela Azevedo, Pacheco, Lílian Miranda Bastos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160
Resumo: Em tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança.
id FAMA-0_8350a39e3a4f5f7fb3210edb9971c96a
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/160
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOSEm tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMiranda, Luciana A. deCarvalho, Manuela AzevedoPacheco, Lílian Miranda Bastos2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 185-2002178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160/125Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:21Zoai:revista.facfama.edu.br:article/160Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:21.396Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
title AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
spellingShingle AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
Miranda, Luciana A. de
title_short AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
title_full AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
title_fullStr AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
title_sort AS RELAÇÕES NA ESCOLA NA ERA DIGITAL: DESCOMPASSOS, DESCONTEXTOS
author Miranda, Luciana A. de
author_facet Miranda, Luciana A. de
Carvalho, Manuela Azevedo
Pacheco, Lílian Miranda Bastos
author_role author
author2 Carvalho, Manuela Azevedo
Pacheco, Lílian Miranda Bastos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Luciana A. de
Carvalho, Manuela Azevedo
Pacheco, Lílian Miranda Bastos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv Em tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança.
description Em tempos de intenso movimento em torno das tecnologias digitais e seu crescente alcance, a escola, enquanto instituição social, não está imune a seus efeitos. A dinamicidade e horizontalidade reclamada pelos estudantes ganha proporções universais com a difusão proporcionada pelas redes sociais. Através dessa extensa teia comunicacional, os estudantes criam discursos em torno da imagem e do humor para ter voz e fazer valer suas ideias acerca de uma realidade, que, muitas vezes, não dialoga com as mudanças pelas quais a sociedade vem passando, perpetuando assim práticas colecionadas ao longo da existência da instituição escolar. Nesse sentido, o artigo tem como prerrogativa, através da análise de postagens feitas pelos alunos em páginas do Facebook, analisar a dinâmica escolar, suas relações e práticas, na tentativa de contribuir para endossar o debate acerca da necessidade de mudança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/160/125
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 185-200
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926520025088