PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil. |
id |
FAMA-0_93df1dc75af019918f85e3ae48ab82d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/481 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEducação. Formação de Professores.Formação inicial. Educação básica. Educomunicação.Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMARigão, Alana RodriguesMarquezan, Fernanda Figueira2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/48110.29031/pedf.v14i12.481Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 120-1342178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481/391Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/481Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.358Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rigão, Alana Rodrigues Educação. Formação de Professores. Formação inicial. Educação básica. Educomunicação. |
title_short |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Rigão, Alana Rodrigues |
author_facet |
Rigão, Alana Rodrigues Marquezan, Fernanda Figueira |
author_role |
author |
author2 |
Marquezan, Fernanda Figueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rigão, Alana Rodrigues Marquezan, Fernanda Figueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Formação de Professores. Formação inicial. Educação básica. Educomunicação. |
topic |
Educação. Formação de Professores. Formação inicial. Educação básica. Educomunicação. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil. |
description |
Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481 10.29031/pedf.v14i12.481 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i12.481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481/391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 120-134 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926292484096 |