PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigão, Alana Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marquezan, Fernanda Figueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil.
id FAMA-0_93df1dc75af019918f85e3ae48ab82d2
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/481
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEducação. Formação de Professores.Formação inicial. Educação básica. Educomunicação.Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMARigão, Alana RodriguesMarquezan, Fernanda Figueira2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/48110.29031/pedf.v14i12.481Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 120-1342178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481/391Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/481Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.358Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rigão, Alana Rodrigues
Educação. Formação de Professores.
Formação inicial. Educação básica. Educomunicação.
title_short PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Rigão, Alana Rodrigues
author_facet Rigão, Alana Rodrigues
Marquezan, Fernanda Figueira
author_role author
author2 Marquezan, Fernanda Figueira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigão, Alana Rodrigues
Marquezan, Fernanda Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Formação de Professores.
Formação inicial. Educação básica. Educomunicação.
topic Educação. Formação de Professores.
Formação inicial. Educação básica. Educomunicação.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil.
description Este trabalho objetiva apresentar uma experiência formativa na disciplina de estágio curricular supervisionado - Docência na Educação Infantil, em Instituição de Educação Superior, filantrópica/comunitária, situada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia de pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico (ABRAHÃO, 2009), visto que se caracteriza por ser um relato de experiência da primeira autora. Tal experiência consiste no desenvolvimento de um projeto de estágio pautado nos princípios da Educomunicação na educação infantil. As atividades didático-pedagógicas centraram-se em três meios de comunicação: rádio, televisão e jornal. Ao término das atividades com cada meio de comunicação, as crianças elaboraram um produto final característico do meio: rádio - produção de um programa de contação de histórias; televisão - produção de um programa (hora do conto); jornal - produção do “Jornal Leduvina”. O projeto de estágio com foco na Educomunicação revelou o potencial que atividades contextualizadas possuem para a aprendizagem de conteúdos comunicativos. Isso demonstra que as discussões de áreas como a Educomunicação podem ser mais ampliadas, tanto nas escolas quanto nas universidades, de modo especial, na educação infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481
10.29031/pedf.v14i12.481
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i12.481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/481/391
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 120-134
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926292484096