O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bruno Tonetto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Francisco, Odair Benedito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230
Resumo: O ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com base nas teorias sociolinguísticas, nas orientações dos PCN e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, e projetar, ainda, possíveis mudanças na didática das aulas de língua portuguesa. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna, letramento e variação linguística que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. Os resultados constatam que o atual ensino de língua portuguesa pouco diverge daquele ensinado antigamente, que era baseado quase que exclusivamente no ensino de gramática normativa e estabelecia um modelo único de língua correta e aceita pela sociedade. Outro fator importante a ser destacado é a importância da abordagem do tema “sociolinguística” e “preconceito linguístico” em sala de aula como possível ferramenta para amenizar a disparidade entre o ensino real e o ideal. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa deve ser repensado e reformulado para melhor atender às necessidades dos alunos, tanto em sala de aula quanto em sociedade, para que relacione a língua estudada com os usos no dia a dia e minimize preconceitos sobre ela.
id FAMA-0_968a82d9a596397b7fcb391070863a54
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/230
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEALEnsino de língua portuguesa. Variação linguística. Preconceito linguístico.O ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com base nas teorias sociolinguísticas, nas orientações dos PCN e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, e projetar, ainda, possíveis mudanças na didática das aulas de língua portuguesa. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna, letramento e variação linguística que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. Os resultados constatam que o atual ensino de língua portuguesa pouco diverge daquele ensinado antigamente, que era baseado quase que exclusivamente no ensino de gramática normativa e estabelecia um modelo único de língua correta e aceita pela sociedade. Outro fator importante a ser destacado é a importância da abordagem do tema “sociolinguística” e “preconceito linguístico” em sala de aula como possível ferramenta para amenizar a disparidade entre o ensino real e o ideal. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa deve ser repensado e reformulado para melhor atender às necessidades dos alunos, tanto em sala de aula quanto em sociedade, para que relacione a língua estudada com os usos no dia a dia e minimize preconceitos sobre ela.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilveira, Bruno TonettoFrancisco, Odair Benedito2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 135-1552178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230/186Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/230Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.669Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
title O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
spellingShingle O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
Silveira, Bruno Tonetto
Ensino de língua portuguesa. Variação linguística. Preconceito linguístico.
title_short O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
title_full O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
title_fullStr O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
title_full_unstemmed O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
title_sort O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
author Silveira, Bruno Tonetto
author_facet Silveira, Bruno Tonetto
Francisco, Odair Benedito
author_role author
author2 Francisco, Odair Benedito
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Bruno Tonetto
Francisco, Odair Benedito
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa. Variação linguística. Preconceito linguístico.
topic Ensino de língua portuguesa. Variação linguística. Preconceito linguístico.
dc.description.none.fl_txt_mv O ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com base nas teorias sociolinguísticas, nas orientações dos PCN e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, e projetar, ainda, possíveis mudanças na didática das aulas de língua portuguesa. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna, letramento e variação linguística que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. Os resultados constatam que o atual ensino de língua portuguesa pouco diverge daquele ensinado antigamente, que era baseado quase que exclusivamente no ensino de gramática normativa e estabelecia um modelo único de língua correta e aceita pela sociedade. Outro fator importante a ser destacado é a importância da abordagem do tema “sociolinguística” e “preconceito linguístico” em sala de aula como possível ferramenta para amenizar a disparidade entre o ensino real e o ideal. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa deve ser repensado e reformulado para melhor atender às necessidades dos alunos, tanto em sala de aula quanto em sociedade, para que relacione a língua estudada com os usos no dia a dia e minimize preconceitos sobre ela.
description O ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com base nas teorias sociolinguísticas, nas orientações dos PCN e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, e projetar, ainda, possíveis mudanças na didática das aulas de língua portuguesa. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna, letramento e variação linguística que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. Os resultados constatam que o atual ensino de língua portuguesa pouco diverge daquele ensinado antigamente, que era baseado quase que exclusivamente no ensino de gramática normativa e estabelecia um modelo único de língua correta e aceita pela sociedade. Outro fator importante a ser destacado é a importância da abordagem do tema “sociolinguística” e “preconceito linguístico” em sala de aula como possível ferramenta para amenizar a disparidade entre o ensino real e o ideal. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa deve ser repensado e reformulado para melhor atender às necessidades dos alunos, tanto em sala de aula quanto em sociedade, para que relacione a língua estudada com os usos no dia a dia e minimize preconceitos sobre ela.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230/186
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 135-155
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925879345152