O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230 |
Resumo: | O ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com base nas teorias sociolinguísticas, nas orientações dos PCN e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, e projetar, ainda, possíveis mudanças na didática das aulas de língua portuguesa. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna, letramento e variação linguística que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. Os resultados constatam que o atual ensino de língua portuguesa pouco diverge daquele ensinado antigamente, que era baseado quase que exclusivamente no ensino de gramática normativa e estabelecia um modelo único de língua correta e aceita pela sociedade. Outro fator importante a ser destacado é a importância da abordagem do tema “sociolinguística” e “preconceito linguístico” em sala de aula como possível ferramenta para amenizar a disparidade entre o ensino real e o ideal. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa deve ser repensado e reformulado para melhor atender às necessidades dos alunos, tanto em sala de aula quanto em sociedade, para que relacione a língua estudada com os usos no dia a dia e minimize preconceitos sobre ela. |
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O ATUAL ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O REAL E O IDEALEnsino de língua portuguesa. Variação linguística. Preconceito linguístico.O ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com base nas teorias sociolinguísticas, nas orientações dos PCN e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, e projetar, ainda, possíveis mudanças na didática das aulas de língua portuguesa. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna, letramento e variação linguística que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. Os resultados constatam que o atual ensino de língua portuguesa pouco diverge daquele ensinado antigamente, que era baseado quase que exclusivamente no ensino de gramática normativa e estabelecia um modelo único de língua correta e aceita pela sociedade. Outro fator importante a ser destacado é a importância da abordagem do tema “sociolinguística” e “preconceito linguístico” em sala de aula como possível ferramenta para amenizar a disparidade entre o ensino real e o ideal. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa deve ser repensado e reformulado para melhor atender às necessidades dos alunos, tanto em sala de aula quanto em sociedade, para que relacione a língua estudada com os usos no dia a dia e minimize preconceitos sobre ela.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilveira, Bruno TonettoFrancisco, Odair Benedito2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 135-1552178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/230/186Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/230Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.669Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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O ensino tradicional de língua portuguesa ainda é subsidiado quase exclusivamente pelo uso da gramática normativa, o que não gera aprendizado efetivo sobre o todo da língua, pois não dá espaço para a face social do processo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade do ensino de língua atual paralelo com o ensino ideal, com base nas teorias sociolinguísticas, nas orientações dos PCN e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, e projetar, ainda, possíveis mudanças na didática das aulas de língua portuguesa. Como metodologia utilizou-se da pesquisa de cunho qualitativo bibliográfico, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna, letramento e variação linguística que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. Os resultados constatam que o atual ensino de língua portuguesa pouco diverge daquele ensinado antigamente, que era baseado quase que exclusivamente no ensino de gramática normativa e estabelecia um modelo único de língua correta e aceita pela sociedade. Outro fator importante a ser destacado é a importância da abordagem do tema “sociolinguística” e “preconceito linguístico” em sala de aula como possível ferramenta para amenizar a disparidade entre o ensino real e o ideal. Conclui-se que o ensino de língua portuguesa deve ser repensado e reformulado para melhor atender às necessidades dos alunos, tanto em sala de aula quanto em sociedade, para que relacione a língua estudada com os usos no dia a dia e minimize preconceitos sobre ela. |
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