A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232 |
Resumo: | No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa. |
id |
FAMA-0_ae38631a2ab83a4cd4d1478a8de9b62c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/232 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEMAfetividade e aprendizagem. Família. Estratégia.No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASousa, Priscila BatistaSantos, Fernanda CavalcanteValverde, Clodoaldo2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 168-1792178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232/188Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/232Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.855Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Sousa, Priscila Batista Afetividade e aprendizagem. Família. Estratégia. |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM |
author |
Sousa, Priscila Batista |
author_facet |
Sousa, Priscila Batista Santos, Fernanda Cavalcante Valverde, Clodoaldo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Fernanda Cavalcante Valverde, Clodoaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Priscila Batista Santos, Fernanda Cavalcante Valverde, Clodoaldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade e aprendizagem. Família. Estratégia. |
topic |
Afetividade e aprendizagem. Família. Estratégia. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa. |
description |
No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232/188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 168-179 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926061797376 |