A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Priscila Batista
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Fernanda Cavalcante, Valverde, Clodoaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232
Resumo: No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa.
id FAMA-0_ae38631a2ab83a4cd4d1478a8de9b62c
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/232
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEMAfetividade e aprendizagem. Família. Estratégia.No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASousa, Priscila BatistaSantos, Fernanda CavalcanteValverde, Clodoaldo2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 168-1792178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232/188Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/232Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.855Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Sousa, Priscila Batista
Afetividade e aprendizagem. Família. Estratégia.
title_short A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title_full A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
title_sort A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
author Sousa, Priscila Batista
author_facet Sousa, Priscila Batista
Santos, Fernanda Cavalcante
Valverde, Clodoaldo
author_role author
author2 Santos, Fernanda Cavalcante
Valverde, Clodoaldo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Priscila Batista
Santos, Fernanda Cavalcante
Valverde, Clodoaldo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade e aprendizagem. Família. Estratégia.
topic Afetividade e aprendizagem. Família. Estratégia.
dc.description.none.fl_txt_mv No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa.
description No processo de ensino e aprendizagem, a afetividade torna-se parte integrante no desenvolvimento do ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto na construção do conhecimento. O presente estudo tem como objetivo verificar de que forma a influência das relações afetivas no processo de aprendizagem do ser humano vem sendo discutida na literatura, tanto no âmbito familiar quanto escolar, e também refletir sobre o papel do relacionamento afetivo entre professor e aluno, pois a afetividade é uma importante ferramenta mediadora e facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Para concretização deste, realizou-se uma revisão bibliográfica em estudos que traziam informações relevantes sobre o assunto abordado. A inteligência e a afetividade são aspectos imanentes, uma vez que o desenvolvimento do ser humano é entremeado por momentos afetivos e cognitivos. O trabalho docente está vinculado à afetividade, visto que educar exige amor e o aprender requer prazer. A aprendizagem deve perpassar o contexto escolar e também ser inserida no ambiente familiar, pois o envolvimento da família representa o fator principal para o desenvolvimento da criança. A afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno. Quando a afetividade é trabalhada os alunos alcançam a aprendizagem e se desenvolvem significativamente como pessoa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/232/188
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 168-179
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926061797376