TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Thiago Beirigo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Ademir Brandão, Oliveira, Ritianne de Fátima Silva de, Sá, Pedro Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/338
Resumo: Na sociedade contemporânea, a utilização de tecnologias digitais vêm em uma crescente utilidade cotidiana, no entanto a escola, de modo geral, não tem acompanhado esse mesmo ritmo de aprimoramento tecnológico e não incorporando a tecnologia disponível que tem potencial para ser utilizada durante as aulas. Diante disto, o objetivo dessa investigação foi verificar o que pensam os estudantes em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino e às atividades lúdicas com o TuxMath envolvendo as expressões aritméticas. Para tanto, foi proposta uma atividade na qual utiliza o computador como recurso didático para trabalhar tais expressões no laboratório de informática da escola. Sendo esse estudo realizado com os 32 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Canaã dos Carajás/Pará. O trabalho inicia com uma breve situação histórica, desde surgimento da informática até suas contribuições na educação. Posteriormente, é proposto um método por meio da realização de uma atividade de disputa em que se busca envolver os estudantes em disputas sadias na busca de maiores pontuações no TuxMath, e consequentemente maior prática do cálculo aritmético mental. Tendo essa atividade logrado êxito, podendo ser observada nas respostas dos estudantes focos da pesquisa nos questionários abertos respondidos ao fim das atividades.
id FAMA-0_e78b3b6ee024d4a5df828bc3059ed1f2
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/338
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROSMatemáticaEducação matemática; TuxMath; Operações; Números inteirosNa sociedade contemporânea, a utilização de tecnologias digitais vêm em uma crescente utilidade cotidiana, no entanto a escola, de modo geral, não tem acompanhado esse mesmo ritmo de aprimoramento tecnológico e não incorporando a tecnologia disponível que tem potencial para ser utilizada durante as aulas. Diante disto, o objetivo dessa investigação foi verificar o que pensam os estudantes em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino e às atividades lúdicas com o TuxMath envolvendo as expressões aritméticas. Para tanto, foi proposta uma atividade na qual utiliza o computador como recurso didático para trabalhar tais expressões no laboratório de informática da escola. Sendo esse estudo realizado com os 32 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Canaã dos Carajás/Pará. O trabalho inicia com uma breve situação histórica, desde surgimento da informática até suas contribuições na educação. Posteriormente, é proposto um método por meio da realização de uma atividade de disputa em que se busca envolver os estudantes em disputas sadias na busca de maiores pontuações no TuxMath, e consequentemente maior prática do cálculo aritmético mental. Tendo essa atividade logrado êxito, podendo ser observada nas respostas dos estudantes focos da pesquisa nos questionários abertos respondidos ao fim das atividades.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALopes, Thiago BeirigoCosta, Ademir BrandãoOliveira, Ritianne de Fátima Silva deSá, Pedro Franco de2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/33810.29031/pedf.v13i9.338Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 148-1632178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/338/282Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/338Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.179Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS
title TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS
spellingShingle TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS
Lopes, Thiago Beirigo
Matemática
Educação matemática; TuxMath; Operações; Números inteiros
title_short TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS
title_full TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS
title_fullStr TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS
title_full_unstemmed TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS
title_sort TUXMATH COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS INTEIROS
author Lopes, Thiago Beirigo
author_facet Lopes, Thiago Beirigo
Costa, Ademir Brandão
Oliveira, Ritianne de Fátima Silva de
Sá, Pedro Franco de
author_role author
author2 Costa, Ademir Brandão
Oliveira, Ritianne de Fátima Silva de
Sá, Pedro Franco de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Thiago Beirigo
Costa, Ademir Brandão
Oliveira, Ritianne de Fátima Silva de
Sá, Pedro Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação matemática; TuxMath; Operações; Números inteiros
topic Matemática
Educação matemática; TuxMath; Operações; Números inteiros
dc.description.none.fl_txt_mv Na sociedade contemporânea, a utilização de tecnologias digitais vêm em uma crescente utilidade cotidiana, no entanto a escola, de modo geral, não tem acompanhado esse mesmo ritmo de aprimoramento tecnológico e não incorporando a tecnologia disponível que tem potencial para ser utilizada durante as aulas. Diante disto, o objetivo dessa investigação foi verificar o que pensam os estudantes em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino e às atividades lúdicas com o TuxMath envolvendo as expressões aritméticas. Para tanto, foi proposta uma atividade na qual utiliza o computador como recurso didático para trabalhar tais expressões no laboratório de informática da escola. Sendo esse estudo realizado com os 32 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Canaã dos Carajás/Pará. O trabalho inicia com uma breve situação histórica, desde surgimento da informática até suas contribuições na educação. Posteriormente, é proposto um método por meio da realização de uma atividade de disputa em que se busca envolver os estudantes em disputas sadias na busca de maiores pontuações no TuxMath, e consequentemente maior prática do cálculo aritmético mental. Tendo essa atividade logrado êxito, podendo ser observada nas respostas dos estudantes focos da pesquisa nos questionários abertos respondidos ao fim das atividades.
description Na sociedade contemporânea, a utilização de tecnologias digitais vêm em uma crescente utilidade cotidiana, no entanto a escola, de modo geral, não tem acompanhado esse mesmo ritmo de aprimoramento tecnológico e não incorporando a tecnologia disponível que tem potencial para ser utilizada durante as aulas. Diante disto, o objetivo dessa investigação foi verificar o que pensam os estudantes em relação ao uso de tecnologias digitais no ensino e às atividades lúdicas com o TuxMath envolvendo as expressões aritméticas. Para tanto, foi proposta uma atividade na qual utiliza o computador como recurso didático para trabalhar tais expressões no laboratório de informática da escola. Sendo esse estudo realizado com os 32 estudantes matriculados no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal em Canaã dos Carajás/Pará. O trabalho inicia com uma breve situação histórica, desde surgimento da informática até suas contribuições na educação. Posteriormente, é proposto um método por meio da realização de uma atividade de disputa em que se busca envolver os estudantes em disputas sadias na busca de maiores pontuações no TuxMath, e consequentemente maior prática do cálculo aritmético mental. Tendo essa atividade logrado êxito, podendo ser observada nas respostas dos estudantes focos da pesquisa nos questionários abertos respondidos ao fim das atividades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/338
10.29031/pedf.v13i9.338
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/338
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v13i9.338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/338/282
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 148-163
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925968474112