EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DIFUNDINDO O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/86 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de um curso de extensão com objetivo de capacitação de professores de uma escola de educação infantil municipal para filhos de funcionários e docentes de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Bauru e a Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, fez-se um resgate da extensão universitária nos tempos atuais balizadas pelas políticas neoliberais que a concebem como “prestadora de serviços”. Discutiram-se os projetos progressistas que a definem como um dos pilares da universidade juntamente com o ensino e a pesquisa, princípios consagrados na Constituição Federal de 1988. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação valorizando a atividade extensionista em serviço buscando maior envolvimento dos participantes. Uma vez que a gestão democrática do ensino público está instaurada na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9.394/96) e deve fazer parte da rotina das instituições escolares, o projeto buscou refletir questões da relação família e escola no Brasil. Como resultado, o grupo apropriou-se dos conhecimentos produzidos e o curso alcançou seu objetivo de capacitar os professores para atuarem junto aos pais e aproximá-los do processo de construção do Projeto Político Pedagógico da instituição. |
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O artigo apresenta resultados de um curso de extensão com objetivo de capacitação de professores de uma escola de educação infantil municipal para filhos de funcionários e docentes de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Bauru e a Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, fez-se um resgate da extensão universitária nos tempos atuais balizadas pelas políticas neoliberais que a concebem como “prestadora de serviços”. Discutiram-se os projetos progressistas que a definem como um dos pilares da universidade juntamente com o ensino e a pesquisa, princípios consagrados na Constituição Federal de 1988. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação valorizando a atividade extensionista em serviço buscando maior envolvimento dos participantes. Uma vez que a gestão democrática do ensino público está instaurada na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9.394/96) e deve fazer parte da rotina das instituições escolares, o projeto buscou refletir questões da relação família e escola no Brasil. Como resultado, o grupo apropriou-se dos conhecimentos produzidos e o curso alcançou seu objetivo de capacitar os professores para atuarem junto aos pais e aproximá-los do processo de construção do Projeto Político Pedagógico da instituição. |
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O artigo apresenta resultados de um curso de extensão com objetivo de capacitação de professores de uma escola de educação infantil municipal para filhos de funcionários e docentes de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Bauru e a Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, fez-se um resgate da extensão universitária nos tempos atuais balizadas pelas políticas neoliberais que a concebem como “prestadora de serviços”. Discutiram-se os projetos progressistas que a definem como um dos pilares da universidade juntamente com o ensino e a pesquisa, princípios consagrados na Constituição Federal de 1988. Utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação valorizando a atividade extensionista em serviço buscando maior envolvimento dos participantes. Uma vez que a gestão democrática do ensino público está instaurada na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9.394/96) e deve fazer parte da rotina das instituições escolares, o projeto buscou refletir questões da relação família e escola no Brasil. Como resultado, o grupo apropriou-se dos conhecimentos produzidos e o curso alcançou seu objetivo de capacitar os professores para atuarem junto aos pais e aproximá-los do processo de construção do Projeto Político Pedagógico da instituição. |
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