AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
FAMA-0_effbd919737a74ff195d0276c5148a27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/72 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTILEducação. Ensino.Educação. Afetividade. Cognição.Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAOLIVEIRA, Kelen Cristina deSILVA, Naime Souza2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72/71Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/72Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.485Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL OLIVEIRA, Kelen Cristina de Educação. Ensino. Educação. Afetividade. Cognição. |
title_short |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
OLIVEIRA, Kelen Cristina de |
author_facet |
OLIVEIRA, Kelen Cristina de SILVA, Naime Souza |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Naime Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Kelen Cristina de SILVA, Naime Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ensino. Educação. Afetividade. Cognição. |
topic |
Educação. Ensino. Educação. Afetividade. Cognição. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem. |
description |
Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72/71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926313455616 |