AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Kelen Cristina de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Naime Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72
Resumo: Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem.
id FAMA-0_effbd919737a74ff195d0276c5148a27
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/72
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTILEducação. Ensino.Educação. Afetividade. Cognição.Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAOLIVEIRA, Kelen Cristina deSILVA, Naime Souza2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco2178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72/71Direitos autorais 2014 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/72Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.485Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OLIVEIRA, Kelen Cristina de
Educação. Ensino.
Educação. Afetividade. Cognição.
title_short AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort AFETIVIDADE DO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
author OLIVEIRA, Kelen Cristina de
author_facet OLIVEIRA, Kelen Cristina de
SILVA, Naime Souza
author_role author
author2 SILVA, Naime Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Kelen Cristina de
SILVA, Naime Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino.
Educação. Afetividade. Cognição.
topic Educação. Ensino.
Educação. Afetividade. Cognição.
dc.description.none.fl_txt_mv Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem.
description Esta pesquisa buscou evidenciar a importância da afetividade do docente para o desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, com o objetivo de constatar a dimensão da afetividade docente, no desenvolvimento cognitivo infantil. O interesse por este tema se deu em razão de problemas como agressão física e verbal ocorridas nas salas de aula, na maioria dos casos relacionadas à falta de afetividade do docente. Neste intuito, teve-se como ponto crucial conhecer e entender a importância da afetividade do docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, em que estudos do tema foram realizados em distintas referências bibliográficas que auxiliaram na elaboração da fundamentação dos temas abordados. Conclui-se que a afetividade é uma das dimensões humanas inerentes e fundamentais nas relações interpessoais, sejam elas boas ou ruins, positivas ou negativas. Infere-se que quando educadores e educandos estabelecem uma relação interpessoal afetiva de forma positiva, tem-se como resultado um processo de ensino e aprendizagem de forma favorável. Destarte, compreendeu-se os seres humanos possuem duas importantes dimensões: a cognitiva e afetiva. Porém, ambas são relevantes dentro do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/72/71
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 9, n. 2 (2014): Pedagogia em Foco
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926313455616