PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156 |
Resumo: | Com esta pesquisa objetivamos compreender a organização escolar através do paradigma holonômico, bem como analisar as perspectivas praxeológicas para as organizações educativas e o repensar de um redimensionamento das questões educativas e administrativas. O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano), leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas. |
id |
FAMA-0_f3e893c0aa995055c6e50ce826c03478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/156 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980Com esta pesquisa objetivamos compreender a organização escolar através do paradigma holonômico, bem como analisar as perspectivas praxeológicas para as organizações educativas e o repensar de um redimensionamento das questões educativas e administrativas. O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano), leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMilani, Débora Raquel da Costa2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 134-1452178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156/121Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/156Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.951Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980 |
title |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980 |
spellingShingle |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980 Milani, Débora Raquel da Costa |
title_short |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980 |
title_full |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980 |
title_fullStr |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980 |
title_full_unstemmed |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980 |
title_sort |
PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980 |
author |
Milani, Débora Raquel da Costa |
author_facet |
Milani, Débora Raquel da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milani, Débora Raquel da Costa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Com esta pesquisa objetivamos compreender a organização escolar através do paradigma holonômico, bem como analisar as perspectivas praxeológicas para as organizações educativas e o repensar de um redimensionamento das questões educativas e administrativas. O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano), leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas. |
description |
Com esta pesquisa objetivamos compreender a organização escolar através do paradigma holonômico, bem como analisar as perspectivas praxeológicas para as organizações educativas e o repensar de um redimensionamento das questões educativas e administrativas. O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano), leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156/121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 134-145 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925934919680 |