PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Débora Raquel da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156
Resumo: Com esta pesquisa objetivamos compreender a organização escolar através do paradigma holonômico, bem como analisar as perspectivas praxeológicas para as organizações educativas e o repensar de um redimensionamento das questões educativas e administrativas. O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano), leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas.
id FAMA-0_f3e893c0aa995055c6e50ce826c03478
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/156
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980Com esta pesquisa objetivamos compreender a organização escolar através do paradigma holonômico, bem como analisar as perspectivas praxeológicas para as organizações educativas e o repensar de um redimensionamento das questões educativas e administrativas. O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano), leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMilani, Débora Raquel da Costa2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 134-1452178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156/121Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/156Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.951Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
title PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
spellingShingle PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
Milani, Débora Raquel da Costa
title_short PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
title_full PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
title_fullStr PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
title_full_unstemmed PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
title_sort PARADIGMA HOLONÔMICO: A QUESTÃO PARADIGMÁTICA DO NES 1980
author Milani, Débora Raquel da Costa
author_facet Milani, Débora Raquel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Débora Raquel da Costa
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv Com esta pesquisa objetivamos compreender a organização escolar através do paradigma holonômico, bem como analisar as perspectivas praxeológicas para as organizações educativas e o repensar de um redimensionamento das questões educativas e administrativas. O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano), leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas.
description Com esta pesquisa objetivamos compreender a organização escolar através do paradigma holonômico, bem como analisar as perspectivas praxeológicas para as organizações educativas e o repensar de um redimensionamento das questões educativas e administrativas. O paradigma holonômico visa uma concepção fática de educação, que por sua vez visa a criatividade dos grupos e à ação cultural. Essa concepção é correlata de uma concepção de auto-organização. Para a realização da pesquisa utilizou-se como metodologia a hermenêutica filosófica da Escola de Grenoble (antropologia do imaginário, antropologia das organizações educativas e socioantropologia do cotidiano), leituras e grades interpretativas de análise de textos segundo as técnicas hermenêuticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/156/121
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 4 (2015): Pedagogia em Foco; 134-145
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925934919680