AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/439 |
Resumo: | Neste artigo se apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir a relação entre as formas de organização de um espaço de Berçário e as ações dos bebês. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada numa creche pública de um município do noroeste paulista, com base em estudos conduzidos pelo Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) da Universidade de São Paulo. Por meio da análise de filmagens, leitura dos registros escritos e observação das imagens fotográficas coletadas em 2017, chegou-se a diversas constatações em relação à organização do espaço e às ações dos bebês. A análise dos dados confirma resultados de pesquisas sobre a organização dos espaços das creches e indica que a organização do espaço do Berçário em cantos favorece a interação entre os bebês em momentos de atividades livres, e que espaços estruturados permitem que a criança brinque mais tempo longe do adulto, favorecendo que ressignifiquem o ambiente e desenvolvam novas ações. |
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AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISAEducação.Ensino. Processos Formativos.Neste artigo se apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir a relação entre as formas de organização de um espaço de Berçário e as ações dos bebês. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada numa creche pública de um município do noroeste paulista, com base em estudos conduzidos pelo Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) da Universidade de São Paulo. Por meio da análise de filmagens, leitura dos registros escritos e observação das imagens fotográficas coletadas em 2017, chegou-se a diversas constatações em relação à organização do espaço e às ações dos bebês. A análise dos dados confirma resultados de pesquisas sobre a organização dos espaços das creches e indica que a organização do espaço do Berçário em cantos favorece a interação entre os bebês em momentos de atividades livres, e que espaços estruturados permitem que a criança brinque mais tempo longe do adulto, favorecendo que ressignifiquem o ambiente e desenvolvam novas ações.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMáximo, Luciana PerpetuoNono, Maévi Anabel2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/43910.29031/pedf.v14i11.439Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 43-612178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/439/354http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/439/76Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/439Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.148Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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Neste artigo se apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir a relação entre as formas de organização de um espaço de Berçário e as ações dos bebês. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada numa creche pública de um município do noroeste paulista, com base em estudos conduzidos pelo Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) da Universidade de São Paulo. Por meio da análise de filmagens, leitura dos registros escritos e observação das imagens fotográficas coletadas em 2017, chegou-se a diversas constatações em relação à organização do espaço e às ações dos bebês. A análise dos dados confirma resultados de pesquisas sobre a organização dos espaços das creches e indica que a organização do espaço do Berçário em cantos favorece a interação entre os bebês em momentos de atividades livres, e que espaços estruturados permitem que a criança brinque mais tempo longe do adulto, favorecendo que ressignifiquem o ambiente e desenvolvam novas ações. |
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