AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Máximo, Luciana Perpetuo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nono, Maévi Anabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/439
Resumo: Neste artigo se apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir a relação entre as formas de organização de um espaço de Berçário e as ações dos bebês. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada numa creche pública de um município do noroeste paulista, com base em estudos conduzidos pelo Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) da Universidade de São Paulo. Por meio da análise de filmagens, leitura dos registros escritos e observação das imagens fotográficas coletadas em 2017, chegou-se a diversas constatações em relação à organização do espaço e às ações dos bebês. A análise dos dados confirma resultados de pesquisas sobre a organização dos espaços das creches e indica que a organização do espaço do Berçário em cantos favorece a interação entre os bebês em momentos de atividades livres, e que espaços estruturados permitem que a criança brinque mais tempo longe do adulto, favorecendo que ressignifiquem o ambiente e desenvolvam novas ações.
id FAMA-0_f8ae5dbfe2e2f90e4a6bb39a10106550
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/439
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISAEducação.Ensino. Processos Formativos.Neste artigo se apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir a relação entre as formas de organização de um espaço de Berçário e as ações dos bebês. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada numa creche pública de um município do noroeste paulista, com base em estudos conduzidos pelo Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) da Universidade de São Paulo. Por meio da análise de filmagens, leitura dos registros escritos e observação das imagens fotográficas coletadas em 2017, chegou-se a diversas constatações em relação à organização do espaço e às ações dos bebês. A análise dos dados confirma resultados de pesquisas sobre a organização dos espaços das creches e indica que a organização do espaço do Berçário em cantos favorece a interação entre os bebês em momentos de atividades livres, e que espaços estruturados permitem que a criança brinque mais tempo longe do adulto, favorecendo que ressignifiquem o ambiente e desenvolvam novas ações.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMáximo, Luciana PerpetuoNono, Maévi Anabel2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/43910.29031/pedf.v14i11.439Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 43-612178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/439/354http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/439/76Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/439Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.148Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
title AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
spellingShingle AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
Máximo, Luciana Perpetuo
Educação.Ensino. Processos Formativos.
title_short AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
title_full AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
title_fullStr AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
title_full_unstemmed AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
title_sort AÇÕES DOS BEBÊS EM DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE PESQUISA
author Máximo, Luciana Perpetuo
author_facet Máximo, Luciana Perpetuo
Nono, Maévi Anabel
author_role author
author2 Nono, Maévi Anabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Máximo, Luciana Perpetuo
Nono, Maévi Anabel
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação.Ensino. Processos Formativos.
topic Educação.Ensino. Processos Formativos.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste artigo se apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir a relação entre as formas de organização de um espaço de Berçário e as ações dos bebês. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada numa creche pública de um município do noroeste paulista, com base em estudos conduzidos pelo Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) da Universidade de São Paulo. Por meio da análise de filmagens, leitura dos registros escritos e observação das imagens fotográficas coletadas em 2017, chegou-se a diversas constatações em relação à organização do espaço e às ações dos bebês. A análise dos dados confirma resultados de pesquisas sobre a organização dos espaços das creches e indica que a organização do espaço do Berçário em cantos favorece a interação entre os bebês em momentos de atividades livres, e que espaços estruturados permitem que a criança brinque mais tempo longe do adulto, favorecendo que ressignifiquem o ambiente e desenvolvam novas ações.
description Neste artigo se apresenta uma pesquisa que teve como objetivo discutir a relação entre as formas de organização de um espaço de Berçário e as ações dos bebês. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, realizada numa creche pública de um município do noroeste paulista, com base em estudos conduzidos pelo Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI) da Universidade de São Paulo. Por meio da análise de filmagens, leitura dos registros escritos e observação das imagens fotográficas coletadas em 2017, chegou-se a diversas constatações em relação à organização do espaço e às ações dos bebês. A análise dos dados confirma resultados de pesquisas sobre a organização dos espaços das creches e indica que a organização do espaço do Berçário em cantos favorece a interação entre os bebês em momentos de atividades livres, e que espaços estruturados permitem que a criança brinque mais tempo longe do adulto, favorecendo que ressignifiquem o ambiente e desenvolvam novas ações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/439
10.29031/pedf.v14i11.439
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/439
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i11.439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/439/354
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/439/76
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 43-61
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926408876032