O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Clodoaldo Almeida dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério, SALES, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91
Resumo: O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia.
id FAMA-0_feaa3241b444e844e74bbe1eaa28a326
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/91
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃOEducação. Pedagogia.Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa.O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASANTOS, Clodoaldo Almeida dosLANCILLOTTI, Samira Saad PulchérioSALES, Antonio2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 124-372178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91/85Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/91Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.669Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
title O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
spellingShingle O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
SANTOS, Clodoaldo Almeida dos
Educação. Pedagogia.
Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa.
title_short O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
title_full O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
title_fullStr O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
title_full_unstemmed O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
title_sort O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
author SANTOS, Clodoaldo Almeida dos
author_facet SANTOS, Clodoaldo Almeida dos
LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério
SALES, Antonio
author_role author
author2 LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério
SALES, Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Clodoaldo Almeida dos
LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério
SALES, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Pedagogia.
Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa.
topic Educação. Pedagogia.
Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa.
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia.
description O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91/85
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 124-37
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926038728704