O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia. |
id |
FAMA-0_feaa3241b444e844e74bbe1eaa28a326 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/91 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃOEducação. Pedagogia.Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa.O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASANTOS, Clodoaldo Almeida dosLANCILLOTTI, Samira Saad PulchérioSALES, Antonio2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 124-372178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91/85Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/91Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.669Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO |
title |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO |
spellingShingle |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO SANTOS, Clodoaldo Almeida dos Educação. Pedagogia. Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa. |
title_short |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO |
title_full |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO |
title_fullStr |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO |
title_sort |
O TRABALHO DIDÁTICO FRENTE AO DISCURSO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR CONTEMPORÂNEO: UMA REFLEXÃO |
author |
SANTOS, Clodoaldo Almeida dos |
author_facet |
SANTOS, Clodoaldo Almeida dos LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério SALES, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério SALES, Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Clodoaldo Almeida dos LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério SALES, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Pedagogia. Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa. |
topic |
Educação. Pedagogia. Organização do Trabalho Didático. Tecnologias. Educação Burguesa. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia. |
description |
O objetivo deste trabalho é propor uma breve reflexão acerca da relação que se estabelece entre a Organização do Trabalho Didático e a apropriação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O presente artigo busca elencar elementos constituintes do processo evolutivo de algumas ações que culminaram na implantação de recursos tecnológicos ao ambiente escolar, tomando como referência a categoria de análise proposta por Gilberto Luiz Alves. Há pontos registrados neste artigo que fazem referência a alguns pressupostos ideológicos da ordem capitalista, executados frente a discursos contraditórios que acabam por manter inalterada a essência da estrutura burguesa no que tange ao processo educativo em massa. Nesse sentido, são abordados elementos que contemplam a ordem capitalista, o trabalho e a educação e tecnologia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/91/85 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 124-37 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926038728704 |