EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Diego Neves, Alves, Danilo Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações e Sociedade
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238
Resumo: Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores.
id FAMA-1_5b219e14c4e4760574804c60cf7e541e
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/238
network_acronym_str FAMA-1
network_name_str Organizações e Sociedade
spelling EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MGEmpreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras.Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAQueiroz, Jusceni de Fatima AparecidaRibeiro, Diego NevesAlves, Danilo Aparecido2017-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 52-642237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238/195Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:15Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:15.853Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
title EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
spellingShingle EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida
Empreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras.
title_short EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
title_full EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
title_fullStr EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
title_full_unstemmed EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
title_sort EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
author Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida
author_facet Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida
Ribeiro, Diego Neves
Alves, Danilo Aparecido
author_role author
author2 Ribeiro, Diego Neves
Alves, Danilo Aparecido
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida
Ribeiro, Diego Neves
Alves, Danilo Aparecido
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras.
topic Empreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras.
dc.description.none.fl_txt_mv Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores.
description Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238/195
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 52-64
2237-4779
reponame:Organizações e Sociedade
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Organizações e Sociedade
collection Organizações e Sociedade
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1678016515761242112