EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações e Sociedade |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238 |
Resumo: | Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores. |
id |
FAMA-1_5b219e14c4e4760574804c60cf7e541e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/238 |
network_acronym_str |
FAMA-1 |
network_name_str |
Organizações e Sociedade |
spelling |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MGEmpreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras.Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAQueiroz, Jusceni de Fatima AparecidaRibeiro, Diego NevesAlves, Danilo Aparecido2017-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 52-642237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238/195Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:15Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:15.853Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG |
title |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG |
spellingShingle |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida Empreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras. |
title_short |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG |
title_full |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG |
title_fullStr |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG |
title_full_unstemmed |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG |
title_sort |
EMPREENDEDORISMO FEMININO: ESTUDO DE CASO DAS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES DAS MULHERES EMPREENDEDORAS MINEIRAS DA CIDADE DE ITURAMA-MG |
author |
Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida |
author_facet |
Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida Ribeiro, Diego Neves Alves, Danilo Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Diego Neves Alves, Danilo Aparecido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Jusceni de Fatima Aparecida Ribeiro, Diego Neves Alves, Danilo Aparecido |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras. |
topic |
Empreendedorismo. Gestão. Características empreendedoras. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores. |
description |
Os padrões culturais a respeito das mulheres e sua presença na sociedade merecem destaque, uma vez que as mesmas deixaram de ser simplesmente do lar e passaram a ocupar cargos e funções dos mais simples aos mais complexos no mercado de trabalho. As mulheres cada vez mais assumem o papel de empreendedoras, gerando emprego e renda, revelando que a multiplicidade de papéis desempenhados no ambiente familiar e profissional são desafios que estão sendo vencidos com garra, coragem e determinação. O presente trabalho tem como objetivo analisar as características e especificidades das mulheres empreendedoras mineiras do município de Iturama-MG, embasando a pesquisa com a teoria. A pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa e estudo de caso. Para coletar os dados, foram feitas quatro entrevistas abertas com empreendedoras do município de Iturama-MG. Os dados foram tratados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa pode-se concluir que das diferentes características que as empreendedoras entrevistadas possuem, existem certas características em comum como realização pessoal, perseverança, criatividade, otimismo, percepção de negócios e ousadia para alcançar suas metas e superar as dificuldades. Percebe-se também que são mulheres determinadas e na forma de cada uma se relatar nota-se o espírito empreendedor e criativo. Elas tiveram como ponto de partida o conhecimento, visão de mercado e habilidades que as fizeram empreendedoras. Profissão as quais se dedicam com paixão e que lhes possibilitam criar e afirmar seus próprios valores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/238/195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Organizações e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 5, n. 4 (2016): Organizações e Sociedade; 52-64 2237-4779 reponame:Organizações e Sociedade instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Organizações e Sociedade |
collection |
Organizações e Sociedade |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1678016515761242112 |