INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ariele Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Assunção, Rayane Alves Silva, Harano, Fernando Takeo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações e Sociedade
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/533
Resumo: O presente trabalho tem como tema auditoria interna e através deste, demonstrar como a independência da mesma auxilia a administração das empresas, na gestão e na prevenção de irregularidades. A auditoria interna assim como a externa, corresponde a um trabalho sério, onde a opinião resultante do mesmo será de extrema importância, tanto para os usuários internos quanto para os usuários externos. Por este motivo, ambas deverão priorizar a independência no ato da execução do mesmo, independentemente se o contrato tiver ou não o vínculo empregatício permanente, evitando assim, erros ocasionados por parcialidade nos serviços prestados, prejudicando tanto os administradores e demais usuários internos quanto as tomadas de decisões de usuários externos. A auditoria interna tem como responsabilidade transparecer os fatores de risco nas empresas, mas principalmente de atender as necessidades da gestão, tanto na verificação do funcionamento do Controle Interno e na veracidade de todas as informações geradas na operação da empresa, além de manter constante vigilância sobre as fontes de riscos empresariais. A independência da Auditoria Interna tem o papel de dar credibilidade às informações do auditor. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica onde foram consultados livros, boletins, periódicos e artigos de internet, trazendo a importância da independência da auditoria interna, apesar da mesma possuir vínculo empregatício, para assim, gerar relatórios confiáveis para que a Gestão da empresa possa vir a tomar as decisões mais cabíveis em determinado momento, quer seja uma decisão com o objetivo interno ou externo.
id FAMA-1_e012dd482ca06db3eb98e119dbbe5ef0
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/533
network_acronym_str FAMA-1
network_name_str Organizações e Sociedade
spelling INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESASCiências Sociais Aplicadas. Ciências ContábeisAuditoria Interna, Independência, Administração de EmpresasO presente trabalho tem como tema auditoria interna e através deste, demonstrar como a independência da mesma auxilia a administração das empresas, na gestão e na prevenção de irregularidades. A auditoria interna assim como a externa, corresponde a um trabalho sério, onde a opinião resultante do mesmo será de extrema importância, tanto para os usuários internos quanto para os usuários externos. Por este motivo, ambas deverão priorizar a independência no ato da execução do mesmo, independentemente se o contrato tiver ou não o vínculo empregatício permanente, evitando assim, erros ocasionados por parcialidade nos serviços prestados, prejudicando tanto os administradores e demais usuários internos quanto as tomadas de decisões de usuários externos. A auditoria interna tem como responsabilidade transparecer os fatores de risco nas empresas, mas principalmente de atender as necessidades da gestão, tanto na verificação do funcionamento do Controle Interno e na veracidade de todas as informações geradas na operação da empresa, além de manter constante vigilância sobre as fontes de riscos empresariais. A independência da Auditoria Interna tem o papel de dar credibilidade às informações do auditor. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica onde foram consultados livros, boletins, periódicos e artigos de internet, trazendo a importância da independência da auditoria interna, apesar da mesma possuir vínculo empregatício, para assim, gerar relatórios confiáveis para que a Gestão da empresa possa vir a tomar as decisões mais cabíveis em determinado momento, quer seja uma decisão com o objetivo interno ou externo.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMALima, Ariele SouzaAssunção, Rayane Alves SilvaHarano, Fernando Takeo2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/533Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 9, n. 11 (2020): Organizações e Sociedade; 94-1092237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/533/414Direitos autorais 2020 Revista Eletrônica Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:11Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:13.364Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
title INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
spellingShingle INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
Lima, Ariele Souza
Ciências Sociais Aplicadas. Ciências Contábeis
Auditoria Interna, Independência, Administração de Empresas
title_short INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
title_full INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
title_fullStr INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
title_full_unstemmed INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
title_sort INDEPENDÊNCIA NA AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
author Lima, Ariele Souza
author_facet Lima, Ariele Souza
Assunção, Rayane Alves Silva
Harano, Fernando Takeo
author_role author
author2 Assunção, Rayane Alves Silva
Harano, Fernando Takeo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ariele Souza
Assunção, Rayane Alves Silva
Harano, Fernando Takeo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas. Ciências Contábeis
Auditoria Interna, Independência, Administração de Empresas
topic Ciências Sociais Aplicadas. Ciências Contábeis
Auditoria Interna, Independência, Administração de Empresas
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como tema auditoria interna e através deste, demonstrar como a independência da mesma auxilia a administração das empresas, na gestão e na prevenção de irregularidades. A auditoria interna assim como a externa, corresponde a um trabalho sério, onde a opinião resultante do mesmo será de extrema importância, tanto para os usuários internos quanto para os usuários externos. Por este motivo, ambas deverão priorizar a independência no ato da execução do mesmo, independentemente se o contrato tiver ou não o vínculo empregatício permanente, evitando assim, erros ocasionados por parcialidade nos serviços prestados, prejudicando tanto os administradores e demais usuários internos quanto as tomadas de decisões de usuários externos. A auditoria interna tem como responsabilidade transparecer os fatores de risco nas empresas, mas principalmente de atender as necessidades da gestão, tanto na verificação do funcionamento do Controle Interno e na veracidade de todas as informações geradas na operação da empresa, além de manter constante vigilância sobre as fontes de riscos empresariais. A independência da Auditoria Interna tem o papel de dar credibilidade às informações do auditor. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica onde foram consultados livros, boletins, periódicos e artigos de internet, trazendo a importância da independência da auditoria interna, apesar da mesma possuir vínculo empregatício, para assim, gerar relatórios confiáveis para que a Gestão da empresa possa vir a tomar as decisões mais cabíveis em determinado momento, quer seja uma decisão com o objetivo interno ou externo.
description O presente trabalho tem como tema auditoria interna e através deste, demonstrar como a independência da mesma auxilia a administração das empresas, na gestão e na prevenção de irregularidades. A auditoria interna assim como a externa, corresponde a um trabalho sério, onde a opinião resultante do mesmo será de extrema importância, tanto para os usuários internos quanto para os usuários externos. Por este motivo, ambas deverão priorizar a independência no ato da execução do mesmo, independentemente se o contrato tiver ou não o vínculo empregatício permanente, evitando assim, erros ocasionados por parcialidade nos serviços prestados, prejudicando tanto os administradores e demais usuários internos quanto as tomadas de decisões de usuários externos. A auditoria interna tem como responsabilidade transparecer os fatores de risco nas empresas, mas principalmente de atender as necessidades da gestão, tanto na verificação do funcionamento do Controle Interno e na veracidade de todas as informações geradas na operação da empresa, além de manter constante vigilância sobre as fontes de riscos empresariais. A independência da Auditoria Interna tem o papel de dar credibilidade às informações do auditor. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica onde foram consultados livros, boletins, periódicos e artigos de internet, trazendo a importância da independência da auditoria interna, apesar da mesma possuir vínculo empregatício, para assim, gerar relatórios confiáveis para que a Gestão da empresa possa vir a tomar as decisões mais cabíveis em determinado momento, quer seja uma decisão com o objetivo interno ou externo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/533
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/533/414
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 9, n. 11 (2020): Organizações e Sociedade; 94-109
2237-4779
reponame:Organizações e Sociedade
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Organizações e Sociedade
collection Organizações e Sociedade
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1678016515393191936