CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Freitas dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva Filho, Ronaldo Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações e Sociedade
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/475
Resumo: A facultatividade da contribuição sindical é um tema de grande discussão no judiciário. Cada vez mais são frequentes as reclamações sobre a falta de recursos dos sindicatos, a falta de representatividade a que alguns empregados ficaram expostos, e até sobre a constitucionalidade do referido tema, advindo da Reforma Trabalhista (Lei n. 13.467, de 13 de julho de 2017). O presente artigo visa uma análise, geral, quanto à situação que os sindicatos se encontram, a constitucionalidade do pagamento opcional da contribuição sindical, além de levantar as vantagens e desvantagens que a referida alteração acarreta para empregados e empregadores. A referida alteração na legislação trabalhista tem sido aplicada, deixando alguns sindicatos em situação financeira complicada, fazendo-os questionar a sua constitucionalidade e quanto às vantagens que a mesma traria aos empregados e empregadores representados por seus sindicatos. O desenvolvimento do artigo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e foi abordado por meio de tópicos teóricos com escopo de legitimar e familiarizar o leitor à pesquisa.
id FAMA-1_e5bea3d69af8774074449f5c5ee4c813
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/475
network_acronym_str FAMA-1
network_name_str Organizações e Sociedade
spelling CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTACiências Humanas. Direito.Contribuição sindical. Sindicatos. Reforma TrabalhistaA facultatividade da contribuição sindical é um tema de grande discussão no judiciário. Cada vez mais são frequentes as reclamações sobre a falta de recursos dos sindicatos, a falta de representatividade a que alguns empregados ficaram expostos, e até sobre a constitucionalidade do referido tema, advindo da Reforma Trabalhista (Lei n. 13.467, de 13 de julho de 2017). O presente artigo visa uma análise, geral, quanto à situação que os sindicatos se encontram, a constitucionalidade do pagamento opcional da contribuição sindical, além de levantar as vantagens e desvantagens que a referida alteração acarreta para empregados e empregadores. A referida alteração na legislação trabalhista tem sido aplicada, deixando alguns sindicatos em situação financeira complicada, fazendo-os questionar a sua constitucionalidade e quanto às vantagens que a mesma traria aos empregados e empregadores representados por seus sindicatos. O desenvolvimento do artigo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e foi abordado por meio de tópicos teóricos com escopo de legitimar e familiarizar o leitor à pesquisa.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMARonaldo Carvalho Silva Filho, Marían Renata Matos, Faculdade Aldete Maria Alves, Maria de Lourdes Pinheiro.Santos, Gabriel Freitas dosSilva Filho, Ronaldo Carvalho2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/47510.29031/ros.v8i10.475Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 8, n. 10 (2019): Organizações e Sociedade; 119-1262237-4779reponame:Organizações e Sociedadeinstname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/475/405http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/downloadSuppFile/475/80Direitos autorais 2019 Revista Eletrônica Organizações e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T16:06:11Zhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/oai2237-47792237-4779opendoar:null2020-09-16 16:06:13.76Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA
title CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA
spellingShingle CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA
Santos, Gabriel Freitas dos
Ciências Humanas. Direito.
Contribuição sindical. Sindicatos. Reforma Trabalhista
title_short CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA
title_full CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA
title_fullStr CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA
title_sort CONTRIBUIÇÃO SINDICAL FACULTATIVA: IMPACTOS DECORRENTES DA NOVA REFORMA TRABALHISTA
author Santos, Gabriel Freitas dos
author_facet Santos, Gabriel Freitas dos
Silva Filho, Ronaldo Carvalho
author_role author
author2 Silva Filho, Ronaldo Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ronaldo Carvalho Silva Filho, Marían Renata Matos, Faculdade Aldete Maria Alves, Maria de Lourdes Pinheiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriel Freitas dos
Silva Filho, Ronaldo Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas. Direito.
Contribuição sindical. Sindicatos. Reforma Trabalhista
topic Ciências Humanas. Direito.
Contribuição sindical. Sindicatos. Reforma Trabalhista
dc.description.none.fl_txt_mv A facultatividade da contribuição sindical é um tema de grande discussão no judiciário. Cada vez mais são frequentes as reclamações sobre a falta de recursos dos sindicatos, a falta de representatividade a que alguns empregados ficaram expostos, e até sobre a constitucionalidade do referido tema, advindo da Reforma Trabalhista (Lei n. 13.467, de 13 de julho de 2017). O presente artigo visa uma análise, geral, quanto à situação que os sindicatos se encontram, a constitucionalidade do pagamento opcional da contribuição sindical, além de levantar as vantagens e desvantagens que a referida alteração acarreta para empregados e empregadores. A referida alteração na legislação trabalhista tem sido aplicada, deixando alguns sindicatos em situação financeira complicada, fazendo-os questionar a sua constitucionalidade e quanto às vantagens que a mesma traria aos empregados e empregadores representados por seus sindicatos. O desenvolvimento do artigo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e foi abordado por meio de tópicos teóricos com escopo de legitimar e familiarizar o leitor à pesquisa.
description A facultatividade da contribuição sindical é um tema de grande discussão no judiciário. Cada vez mais são frequentes as reclamações sobre a falta de recursos dos sindicatos, a falta de representatividade a que alguns empregados ficaram expostos, e até sobre a constitucionalidade do referido tema, advindo da Reforma Trabalhista (Lei n. 13.467, de 13 de julho de 2017). O presente artigo visa uma análise, geral, quanto à situação que os sindicatos se encontram, a constitucionalidade do pagamento opcional da contribuição sindical, além de levantar as vantagens e desvantagens que a referida alteração acarreta para empregados e empregadores. A referida alteração na legislação trabalhista tem sido aplicada, deixando alguns sindicatos em situação financeira complicada, fazendo-os questionar a sua constitucionalidade e quanto às vantagens que a mesma traria aos empregados e empregadores representados por seus sindicatos. O desenvolvimento do artigo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e foi abordado por meio de tópicos teóricos com escopo de legitimar e familiarizar o leitor à pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/475
10.29031/ros.v8i10.475
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/475
identifier_str_mv 10.29031/ros.v8i10.475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/475/405
http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/downloadSuppFile/475/80
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Eletrônica Organizações e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Organizações e Sociedade; v. 8, n. 10 (2019): Organizações e Sociedade; 119-126
2237-4779
reponame:Organizações e Sociedade
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Organizações e Sociedade
collection Organizações e Sociedade
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Organizações e Sociedade - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1678016515458203648