Imaginário, representação e memória da Bahia cacaueira amadiana na telenovela Renascer: terra, diabo e fome
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulus |
Texto Completo: | https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/97 |
Resumo: | O artigo visa identificar, analisar e interpretar o conjunto de relações vinculantes entre imagem, imaginário e memória na produção de sentidos pelos dispositivos teleficcionais brasileiros contemporâneos, a partir da mediação da literatura. Tendo como corpus empírico a telenovela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, a pesquisa persegue o agenciamento e a mobilização, por este autor, dos elementos estruturantes da representação sociocultural do ciclo cacaueiro na obra literária de Jorge Amado, enquanto prenhes de significações e sinalizadores do caráter veritativo da memória (RICOEUR, 1994) e, portanto, capazes de sustentar o real reconhecível e rememorável pelas audiências (AUMONT, 1993). Teórica e metodologicamente, o estudo se apoia na obra de Henri Bergson e na Análise do Discurso.Palavras-Chave: Literatura. Produtos midiáticos. Teleficção seriada. Imaginário e representação. Memória. |
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Imaginário, representação e memória da Bahia cacaueira amadiana na telenovela Renascer: terra, diabo e fomeO artigo visa identificar, analisar e interpretar o conjunto de relações vinculantes entre imagem, imaginário e memória na produção de sentidos pelos dispositivos teleficcionais brasileiros contemporâneos, a partir da mediação da literatura. Tendo como corpus empírico a telenovela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, a pesquisa persegue o agenciamento e a mobilização, por este autor, dos elementos estruturantes da representação sociocultural do ciclo cacaueiro na obra literária de Jorge Amado, enquanto prenhes de significações e sinalizadores do caráter veritativo da memória (RICOEUR, 1994) e, portanto, capazes de sustentar o real reconhecível e rememorável pelas audiências (AUMONT, 1993). Teórica e metodologicamente, o estudo se apoia na obra de Henri Bergson e na Análise do Discurso.Palavras-Chave: Literatura. Produtos midiáticos. Teleficção seriada. Imaginário e representação. Memória.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/9710.31657/rcp.v3i5.97PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 129-1412526-32182525-958X10.31657/rcp.v3i5reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/97/91Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOMinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Antonio Hélio2020-05-12T22:37:23Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/97Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2020-05-12T22:37:23Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false |
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O artigo visa identificar, analisar e interpretar o conjunto de relações vinculantes entre imagem, imaginário e memória na produção de sentidos pelos dispositivos teleficcionais brasileiros contemporâneos, a partir da mediação da literatura. Tendo como corpus empírico a telenovela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, a pesquisa persegue o agenciamento e a mobilização, por este autor, dos elementos estruturantes da representação sociocultural do ciclo cacaueiro na obra literária de Jorge Amado, enquanto prenhes de significações e sinalizadores do caráter veritativo da memória (RICOEUR, 1994) e, portanto, capazes de sustentar o real reconhecível e rememorável pelas audiências (AUMONT, 1993). Teórica e metodologicamente, o estudo se apoia na obra de Henri Bergson e na Análise do Discurso.Palavras-Chave: Literatura. Produtos midiáticos. Teleficção seriada. Imaginário e representação. Memória. |
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