A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz, Tales
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulus
Texto Completo: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/95
Resumo: Este artigo aborda a comunicação e o outro no pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger, tomando como referência a fase da ontologia fundamental. A partir de passagens em que aparece o termo Mitteilung, normalmente traduzido como comunicação, o texto discute a vinculação inextricável desse conceito com outros típicos da obra de Heidegger, especialmente Dasein, mundo e compreensão de ser. Nesse exercício, evidencia-se ainda o importante papel da alteridade tanto na compreensão de ser quanto na comunicação, razão pela qual o texto também explora o sentido do outro numa tal conceituação. Com esse pano de fundo, o artigo propõe duas teses básicas, a de que a comunicação é um fenômeno que emerge a partir da compreensão de ser e a de que o outro, em seus múltiplos sentidos, tem primazia no ato comunicativo, que se configura antes de tudo como resposta ao acontecimento da alteridade.Palavras-chave: Comunicação. Outro. Ser. Heidegger
id FAPCOM-1_88a8508306bb9ff76f37895d8375d7e3
oai_identifier_str oai:fapcom.10.20.40.35:article/95
network_acronym_str FAPCOM-1
network_name_str Revista Paulus
repository_id_str
spelling A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em HeideggerEste artigo aborda a comunicação e o outro no pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger, tomando como referência a fase da ontologia fundamental. A partir de passagens em que aparece o termo Mitteilung, normalmente traduzido como comunicação, o texto discute a vinculação inextricável desse conceito com outros típicos da obra de Heidegger, especialmente Dasein, mundo e compreensão de ser. Nesse exercício, evidencia-se ainda o importante papel da alteridade tanto na compreensão de ser quanto na comunicação, razão pela qual o texto também explora o sentido do outro numa tal conceituação. Com esse pano de fundo, o artigo propõe duas teses básicas, a de que a comunicação é um fenômeno que emerge a partir da compreensão de ser e a de que o outro, em seus múltiplos sentidos, tem primazia no ato comunicativo, que se configura antes de tudo como resposta ao acontecimento da alteridade.Palavras-chave: Comunicação. Outro. Ser. HeideggerPIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/9510.31657/rcp.v3i5.95PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 89-1022526-32182525-958X10.31657/rcp.v3i5reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/95/99Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOMinfo:eu-repo/semantics/openAccessTomaz, Tales2020-05-12T22:37:23Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/95Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2020-05-12T22:37:23Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
title A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
spellingShingle A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
Tomaz, Tales
title_short A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
title_full A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
title_fullStr A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
title_full_unstemmed A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
title_sort A comunicação e o outro: reflexões a partir da questão do ser em Heidegger
author Tomaz, Tales
author_facet Tomaz, Tales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomaz, Tales
description Este artigo aborda a comunicação e o outro no pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger, tomando como referência a fase da ontologia fundamental. A partir de passagens em que aparece o termo Mitteilung, normalmente traduzido como comunicação, o texto discute a vinculação inextricável desse conceito com outros típicos da obra de Heidegger, especialmente Dasein, mundo e compreensão de ser. Nesse exercício, evidencia-se ainda o importante papel da alteridade tanto na compreensão de ser quanto na comunicação, razão pela qual o texto também explora o sentido do outro numa tal conceituação. Com esse pano de fundo, o artigo propõe duas teses básicas, a de que a comunicação é um fenômeno que emerge a partir da compreensão de ser e a de que o outro, em seus múltiplos sentidos, tem primazia no ato comunicativo, que se configura antes de tudo como resposta ao acontecimento da alteridade.Palavras-chave: Comunicação. Outro. Ser. Heidegger
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/95
10.31657/rcp.v3i5.95
url https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/95
identifier_str_mv 10.31657/rcp.v3i5.95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/95/99
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
dc.source.none.fl_str_mv PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 89-102
2526-3218
2525-958X
10.31657/rcp.v3i5
reponame:Revista Paulus
instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron:FAPCOM
instname_str Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron_str FAPCOM
institution FAPCOM
reponame_str Revista Paulus
collection Revista Paulus
repository.name.fl_str_mv Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
repository.mail.fl_str_mv revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br
_version_ 1754643286143795200