Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martino, Luís Mauro Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulus
Texto Completo: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/12
Resumo: Este texto situa as questões sobre midiatização da religião no pano de fundo das discussões sobre secularização. A partir de pesquisas realizadas previamente, argumenta-se que a midiatização pode ser uma variável importante para pensar a secularização da sociedade. O argumento se desenvolve em três partes: (1) midiatização vai além do uso da mídia, extendendo-se como um processo social mais amplo; (2) secularização, em sua complexa variedade, não pode ser tomada fora do ambiente midiático no qual acontece; (3) a conexão entre os dois processos permite compreender melhor certos aspectos da sociedade contemporânea.Palavras-chave: Midiatização. Religião. Secularização. Comunicação.
id FAPCOM-1_89a13671a8358c2bfe830f134b58b62e
oai_identifier_str oai:fapcom.10.20.40.35:article/12
network_acronym_str FAPCOM-1
network_name_str Revista Paulus
repository_id_str
spelling Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídiasEste texto situa as questões sobre midiatização da religião no pano de fundo das discussões sobre secularização. A partir de pesquisas realizadas previamente, argumenta-se que a midiatização pode ser uma variável importante para pensar a secularização da sociedade. O argumento se desenvolve em três partes: (1) midiatização vai além do uso da mídia, extendendo-se como um processo social mais amplo; (2) secularização, em sua complexa variedade, não pode ser tomada fora do ambiente midiático no qual acontece; (3) a conexão entre os dois processos permite compreender melhor certos aspectos da sociedade contemporânea.Palavras-chave: Midiatização. Religião. Secularização. Comunicação.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2017-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/1210.31657/rcp.v1i1.12PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 1 n. 1 (2017): O Humano e a técnica: a questão da comunicação; pag. 97-1082526-32182525-958X10.31657/rcp.v1i1reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/12/12Copyright (c) 2017 Revista PAULUSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Luís Mauro Sá2020-05-12T21:58:08Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/12Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2020-05-12T21:58:08Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
title Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
spellingShingle Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
Martino, Luís Mauro Sá
title_short Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
title_full Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
title_fullStr Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
title_full_unstemmed Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
title_sort Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
author Martino, Luís Mauro Sá
author_facet Martino, Luís Mauro Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martino, Luís Mauro Sá
description Este texto situa as questões sobre midiatização da religião no pano de fundo das discussões sobre secularização. A partir de pesquisas realizadas previamente, argumenta-se que a midiatização pode ser uma variável importante para pensar a secularização da sociedade. O argumento se desenvolve em três partes: (1) midiatização vai além do uso da mídia, extendendo-se como um processo social mais amplo; (2) secularização, em sua complexa variedade, não pode ser tomada fora do ambiente midiático no qual acontece; (3) a conexão entre os dois processos permite compreender melhor certos aspectos da sociedade contemporânea.Palavras-chave: Midiatização. Religião. Secularização. Comunicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/12
10.31657/rcp.v1i1.12
url https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/12
identifier_str_mv 10.31657/rcp.v1i1.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/12/12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista PAULUS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista PAULUS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
dc.source.none.fl_str_mv PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 1 n. 1 (2017): O Humano e a técnica: a questão da comunicação; pag. 97-108
2526-3218
2525-958X
10.31657/rcp.v1i1
reponame:Revista Paulus
instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron:FAPCOM
instname_str Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron_str FAPCOM
institution FAPCOM
reponame_str Revista Paulus
collection Revista Paulus
repository.name.fl_str_mv Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
repository.mail.fl_str_mv revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br
_version_ 1754643286010626048