A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medrado, Andrea
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moreira Pinho, Leticia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulus
DOI: 10.31657/rcp.v3i5.98
Texto Completo: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98
Resumo: Na hipermodernidade, o tempo reduzido dos sujeitos perante o aumento das demandas cotidianas vem reconfigurando as formas de comunicar. Esse cenário é um desafio para a comunicação da Igreja Católica. Haja vista essas mudanças, visamos esclarecer de que forma os posts no Instagram do Papa Francisco se aproximam do sujeito hipermoderno. Para isso, realizamos uma netnografia, analisando as postagens nos meses de março de 2016 e março de 2018. Como resultado, avaliamos que o sujeito hipermoderno é hiperativo, com identidade cultural fragmentada e envolvido pela racionalidade, o que faz com que o Papa adapte o conteúdo de suas mensagens e utilize técnicas das redes sociais para captar a atenção dos seus fiéis.Palavras-chave: Hipermodernidade. Identidade cultural. Igreja Católica. Instagram. Papa Francisco.
id FAPCOM-1_c5f165eea428391a46301f5acccacfee
oai_identifier_str oai:fapcom.10.20.40.35:article/98
network_acronym_str FAPCOM-1
network_name_str Revista Paulus
spelling A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no InstagramNa hipermodernidade, o tempo reduzido dos sujeitos perante o aumento das demandas cotidianas vem reconfigurando as formas de comunicar. Esse cenário é um desafio para a comunicação da Igreja Católica. Haja vista essas mudanças, visamos esclarecer de que forma os posts no Instagram do Papa Francisco se aproximam do sujeito hipermoderno. Para isso, realizamos uma netnografia, analisando as postagens nos meses de março de 2016 e março de 2018. Como resultado, avaliamos que o sujeito hipermoderno é hiperativo, com identidade cultural fragmentada e envolvido pela racionalidade, o que faz com que o Papa adapte o conteúdo de suas mensagens e utilize técnicas das redes sociais para captar a atenção dos seus fiéis.Palavras-chave: Hipermodernidade. Identidade cultural. Igreja Católica. Instagram. Papa Francisco.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/9810.31657/rcp.v3i5.98PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 143-1632526-32182525-958X10.31657/rcp.v3i5reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98/92Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedrado, AndreaMoreira Pinho, Leticia2020-05-12T22:37:23Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/98Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2020-05-12T22:37:23Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
title A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
spellingShingle A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
Medrado, Andrea
Medrado, Andrea
title_short A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
title_full A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
title_fullStr A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
title_full_unstemmed A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
title_sort A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
author Medrado, Andrea
author_facet Medrado, Andrea
Medrado, Andrea
Moreira Pinho, Leticia
Moreira Pinho, Leticia
author_role author
author2 Moreira Pinho, Leticia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medrado, Andrea
Moreira Pinho, Leticia
description Na hipermodernidade, o tempo reduzido dos sujeitos perante o aumento das demandas cotidianas vem reconfigurando as formas de comunicar. Esse cenário é um desafio para a comunicação da Igreja Católica. Haja vista essas mudanças, visamos esclarecer de que forma os posts no Instagram do Papa Francisco se aproximam do sujeito hipermoderno. Para isso, realizamos uma netnografia, analisando as postagens nos meses de março de 2016 e março de 2018. Como resultado, avaliamos que o sujeito hipermoderno é hiperativo, com identidade cultural fragmentada e envolvido pela racionalidade, o que faz com que o Papa adapte o conteúdo de suas mensagens e utilize técnicas das redes sociais para captar a atenção dos seus fiéis.Palavras-chave: Hipermodernidade. Identidade cultural. Igreja Católica. Instagram. Papa Francisco.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98
10.31657/rcp.v3i5.98
url https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98
identifier_str_mv 10.31657/rcp.v3i5.98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98/92
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
dc.source.none.fl_str_mv PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 143-163
2526-3218
2525-958X
10.31657/rcp.v3i5
reponame:Revista Paulus
instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron:FAPCOM
instname_str Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron_str FAPCOM
institution FAPCOM
reponame_str Revista Paulus
collection Revista Paulus
repository.name.fl_str_mv Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
repository.mail.fl_str_mv revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br
_version_ 1822176230289440768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31657/rcp.v3i5.98