A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Paulus |
DOI: | 10.31657/rcp.v3i5.98 |
Texto Completo: | https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98 |
Resumo: | Na hipermodernidade, o tempo reduzido dos sujeitos perante o aumento das demandas cotidianas vem reconfigurando as formas de comunicar. Esse cenário é um desafio para a comunicação da Igreja Católica. Haja vista essas mudanças, visamos esclarecer de que forma os posts no Instagram do Papa Francisco se aproximam do sujeito hipermoderno. Para isso, realizamos uma netnografia, analisando as postagens nos meses de março de 2016 e março de 2018. Como resultado, avaliamos que o sujeito hipermoderno é hiperativo, com identidade cultural fragmentada e envolvido pela racionalidade, o que faz com que o Papa adapte o conteúdo de suas mensagens e utilize técnicas das redes sociais para captar a atenção dos seus fiéis.Palavras-chave: Hipermodernidade. Identidade cultural. Igreja Católica. Instagram. Papa Francisco. |
id |
FAPCOM-1_c5f165eea428391a46301f5acccacfee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:fapcom.10.20.40.35:article/98 |
network_acronym_str |
FAPCOM-1 |
network_name_str |
Revista Paulus |
spelling |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no InstagramNa hipermodernidade, o tempo reduzido dos sujeitos perante o aumento das demandas cotidianas vem reconfigurando as formas de comunicar. Esse cenário é um desafio para a comunicação da Igreja Católica. Haja vista essas mudanças, visamos esclarecer de que forma os posts no Instagram do Papa Francisco se aproximam do sujeito hipermoderno. Para isso, realizamos uma netnografia, analisando as postagens nos meses de março de 2016 e março de 2018. Como resultado, avaliamos que o sujeito hipermoderno é hiperativo, com identidade cultural fragmentada e envolvido pela racionalidade, o que faz com que o Papa adapte o conteúdo de suas mensagens e utilize técnicas das redes sociais para captar a atenção dos seus fiéis.Palavras-chave: Hipermodernidade. Identidade cultural. Igreja Católica. Instagram. Papa Francisco.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/9810.31657/rcp.v3i5.98PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 143-1632526-32182525-958X10.31657/rcp.v3i5reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98/92Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedrado, AndreaMoreira Pinho, Leticia2020-05-12T22:37:23Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/98Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2020-05-12T22:37:23Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram |
title |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram |
spellingShingle |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram Medrado, Andrea Medrado, Andrea |
title_short |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram |
title_full |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram |
title_fullStr |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram |
title_full_unstemmed |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram |
title_sort |
A identidade cultural dos sujeitos hipermodernos: uma análise sobre as estratégias de comunicação do Papa Francisco com os seus fiéis no Instagram |
author |
Medrado, Andrea |
author_facet |
Medrado, Andrea Medrado, Andrea Moreira Pinho, Leticia Moreira Pinho, Leticia |
author_role |
author |
author2 |
Moreira Pinho, Leticia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medrado, Andrea Moreira Pinho, Leticia |
description |
Na hipermodernidade, o tempo reduzido dos sujeitos perante o aumento das demandas cotidianas vem reconfigurando as formas de comunicar. Esse cenário é um desafio para a comunicação da Igreja Católica. Haja vista essas mudanças, visamos esclarecer de que forma os posts no Instagram do Papa Francisco se aproximam do sujeito hipermoderno. Para isso, realizamos uma netnografia, analisando as postagens nos meses de março de 2016 e março de 2018. Como resultado, avaliamos que o sujeito hipermoderno é hiperativo, com identidade cultural fragmentada e envolvido pela racionalidade, o que faz com que o Papa adapte o conteúdo de suas mensagens e utilize técnicas das redes sociais para captar a atenção dos seus fiéis.Palavras-chave: Hipermodernidade. Identidade cultural. Igreja Católica. Instagram. Papa Francisco. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98 10.31657/rcp.v3i5.98 |
url |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98 |
identifier_str_mv |
10.31657/rcp.v3i5.98 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/98/92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO |
publisher.none.fl_str_mv |
PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO |
dc.source.none.fl_str_mv |
PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 143-163 2526-3218 2525-958X 10.31657/rcp.v3i5 reponame:Revista Paulus instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) instacron:FAPCOM |
instname_str |
Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) |
instacron_str |
FAPCOM |
institution |
FAPCOM |
reponame_str |
Revista Paulus |
collection |
Revista Paulus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br |
_version_ |
1822176230289440768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.31657/rcp.v3i5.98 |