A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Martino, Luis Mauro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Salgueiro Marques, ngela Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paulus
Texto Completo: https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/94
Resumo: Como o circuito de impressão e publicação de livros se articula com a Pesquisa em Comunicação? Todos os anos, um número considerável de pesquisas, da iniciação científica ao pós-doutorado, são feitas nas Universidades. No entanto, apenas uma pequena fração será publicada, e um número ainda menor atingirá efetivamente as livrarias, reais ou virtuais. A partir de uma pesquisa de campo exploratória, realizada no período de 2014 a 2018 em livrarias universitárias e comerciais em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Recife, este texto propõe entender as questões de produção e circulação do conhecimento em termos epistemológicos, na medida em que a disponibilidade de um texto é um índice do que será lido ou não e, consequentemente, incluído ou excluído de um estudo e, portanto, o que pode ser teoria na Área.Palavras-chave: Publicação. Mercado Editorial. Comunicação. Epistemologia.
id FAPCOM-1_f383069944da54c196a5b63a872e4e4a
oai_identifier_str oai:fapcom.10.20.40.35:article/94
network_acronym_str FAPCOM-1
network_name_str Revista Paulus
repository_id_str
spelling A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na ComunicaçãoComo o circuito de impressão e publicação de livros se articula com a Pesquisa em Comunicação? Todos os anos, um número considerável de pesquisas, da iniciação científica ao pós-doutorado, são feitas nas Universidades. No entanto, apenas uma pequena fração será publicada, e um número ainda menor atingirá efetivamente as livrarias, reais ou virtuais. A partir de uma pesquisa de campo exploratória, realizada no período de 2014 a 2018 em livrarias universitárias e comerciais em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Recife, este texto propõe entender as questões de produção e circulação do conhecimento em termos epistemológicos, na medida em que a disponibilidade de um texto é um índice do que será lido ou não e, consequentemente, incluído ou excluído de um estudo e, portanto, o que pode ser teoria na Área.Palavras-chave: Publicação. Mercado Editorial. Comunicação. Epistemologia.PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/9410.31657/rcp.v3i5.94PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 103-1152526-32182525-958X10.31657/rcp.v3i5reponame:Revista Paulusinstname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)instacron:FAPCOMporhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/94/89Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá Martino, Luis MauroSalgueiro Marques, ngela Cristina2020-05-12T22:37:23Zoai:fapcom.10.20.40.35:article/94Revistahttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/indexPRIhttps://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/oairevistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br2526-32182525-958Xopendoar:2020-05-12T22:37:23Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
title A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
spellingShingle A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
Sá Martino, Luis Mauro
title_short A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
title_full A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
title_fullStr A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
title_full_unstemmed A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
title_sort A teoria nas livrarias: o circuito de publicação e distribuição como problema epistemológico na Comunicação
author Sá Martino, Luis Mauro
author_facet Sá Martino, Luis Mauro
Salgueiro Marques, ngela Cristina
author_role author
author2 Salgueiro Marques, ngela Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Martino, Luis Mauro
Salgueiro Marques, ngela Cristina
description Como o circuito de impressão e publicação de livros se articula com a Pesquisa em Comunicação? Todos os anos, um número considerável de pesquisas, da iniciação científica ao pós-doutorado, são feitas nas Universidades. No entanto, apenas uma pequena fração será publicada, e um número ainda menor atingirá efetivamente as livrarias, reais ou virtuais. A partir de uma pesquisa de campo exploratória, realizada no período de 2014 a 2018 em livrarias universitárias e comerciais em Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Recife, este texto propõe entender as questões de produção e circulação do conhecimento em termos epistemológicos, na medida em que a disponibilidade de um texto é um índice do que será lido ou não e, consequentemente, incluído ou excluído de um estudo e, portanto, o que pode ser teoria na Área.Palavras-chave: Publicação. Mercado Editorial. Comunicação. Epistemologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/94
10.31657/rcp.v3i5.94
url https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/94
identifier_str_mv 10.31657/rcp.v3i5.94
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/94/89
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
publisher.none.fl_str_mv PIA SOCIEDADE DE SAO PAULO
dc.source.none.fl_str_mv PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM; v. 3 n. 5 (2019): Teorias da Comunicação: o status da questão; 103-115
2526-3218
2525-958X
10.31657/rcp.v3i5
reponame:Revista Paulus
instname:Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron:FAPCOM
instname_str Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
instacron_str FAPCOM
institution FAPCOM
reponame_str Revista Paulus
collection Revista Paulus
repository.name.fl_str_mv Revista Paulus - Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM)
repository.mail.fl_str_mv revistapaulus@fapcom.edu.br || publicidade@fapcom.edu.br
_version_ 1754643286141698048